Best Cars Web Site
Comparativo Completo

No Astra são bons detalhes: comandos de áudio no volante (apenas quando há bolsa inflável), lingüeta de destravamento do capô que sai pela grade (não é preciso procurar em uma região quase sempre suja), abertura da portinhola de abastecimento junto da trava central, fechamento dos vidros ao travar as portas, sua abertura alternada em alguns centímetros ao fechar as portas (para alívio da pressão interna), tomada de energia 12V adicional no console, disqueteira para seis CDs (opcional) e teto solar que direciona corretamente o ar quando aberto, evitando ruído excessivo, ao contrário do Focus.

O Brava é o único sem ajuste do volante em profundidade. Oferece menos espaço para as pernas no banco traseiro, mas a largura interna garante conforto
Clique para ampliar a imagem

Destaques exclusivos do Brava são retrovisor interno fotocrômico, ar-condicionado com controle automático de temperatura, travamento automático das portas ao atingir 30 km/h, revestimento em couro dos bancos, luz de aviso para uso do cinto, ajustes elétricos de altura e apoio lombar do banco do motorista -- apenas com bolsas infláveis laterais --, temporizador ajustável dos faróis e alarme que indica velocidade superior à selecionada pelo motorista, novidade no modelo 2002.

GM e Fiat declaram 370 litros de capacidade de bagagem, e a Ford, 350. No Focus e no Brava há enchimento em torno do estepe -- revelando que o projeto original previa pneu estreito de uso temporário --, o que causa perda de espaço, mas só a Fiat anuncia no Brasil redução de 10 litros em relação ao europeu. Assim, desconfia-se que o do Focus seja ainda menor. Os estepes de todos usam rodas de aço e não de alumínio, mas o HGT exagera ao usar pneu 185/65-14, diferente dos 195/55-15 das rodas de serviço.

Clique para ampliar a imagem Só o assento do Focus é ajustado em altura, permanecendo o encosto em posição fixa. Fica mais difícil encontrar a posição ideal, apesar dos ajustes de apoio lombar e da altura e profundidade do volante
Mecânica, comportamento e segurança

A receita do mais recente dos três, o Focus, é similar à do Astra: 2,0 litros, 16 válvulas e potência específica na faixa 65-68 cv/l, para bom compromisso entre baixas e altas rotações. O Brava tem menor cilindrada, 1,75 litro, mas atinge 75 cv/l, o que aponta para um perfil mais esportivo -- a potência máxima a 6.500 rpm é outro indicativo -- e tende a sacrificar o torque em baixa. Para amenizar o problema, a Fiat adotou coletor de admissão de geometria variável. Continua

Equipamentos de série e opcionais
  Astra Brava Focus
Acionamento elétrico vidros D / T S/NA S/O S/S
Ajuste de altura dos bancos E / D S/ND O/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND O/ND S/ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/S S/ND S/S
Ajuste elétrico retrovisores E / D S S S
Alarme antifurto / controle a distância O/O O/O S/S
Aquecimento S S S
Ar-condicionado / controle automático O/ND S/S S/ND
Bancos / volante em couro ND/O O/O ND/S
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND O/O/O S/S/ND
Câmbio automático ND ND ND
Comando interno do porta-malas ND S S
Computador de bordo O ND S
Conta-giros S S S
Controle automático de velocidade ND ND ND
Controle de tração ND ND S
Direção assistida S S S
Faróis de neblina O S S
Freios antitravamento (ABS) O O S
Imobilizador de motor S S S
Limpador/lavador traseiro S S S
Luzes de leitura D / T O S S
Luz traseira de neblina S S S
Rádio/toca-fitas O ND ND
Rádio/toca-CD O S S
Relógio S S S
Repetidoras laterais de direção S S S
Rodas de alumínio S S S
Terceira luz de freio S S S
Teto solar / comando elétrico O/O O/O S/ND
Travamento central S S S
Vidros verdes S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Outros opcionais
Astra: ajuste elétrico dos faróis, encostos de cabeça no banco traseiro, direção eletroidráulica (em opção à assistida hidráulica de série), disqueteira para 6 discos (com toca-fitas no painel), controles do sistema de áudio no volante
Brava: banco traseiro bipartido, retrovisor interno fotocrômico, conjunto Comfort (controle elétrico dos vidros com função um-toque, sensor antiesmagamento e sistema de alívio da pressão interna; alarme programável para excesso de velocidade; temporizador de faróis ajustável; travamento automático das portas ao atingir 30 km/h; controle remoto para travamento e alarme)

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados