| > O coletor de admissão de geometria variável, exclusivo do Brava, é um recurso para amenizar a falta de torque que resulta de sua potência específica elevada.
Saiba como funciona. |
| > O câmbio do Astra está curto demais para as características do motor: à velocidade final o motor gira a
5.950 rpm (calculados), muito acima dos 5.400 rpm em que ocorre a potência máxima. No Brava ocorre o contrário: como a potência só chega "lá em cima" a 6.500 rpm, o regime de
6.100 rpm na velocidade máxima é muito baixo. Já o Focus
revela cálculo exato, pois alcança 5.525 rpm (potência
máxima a 5.500) à velocidade final, uma das razões para
superar nesse item os concorrentes de maior potência. |
| > O Astra de 16 válvulas tem recursos técnicos exclusivos na
linha, além do motor: freios a disco de maior diâmetro, rodas de 15 pol com pneus 195/60 e cinco elementos de fixação (são quatro mesmo na versão Sport, que também usa 15 pol), opção de direção com assistência eletroidráulica (a bomba é acionada eletricamente e não por ligação mecânica com o motor, o que reduz a perda de potência)
e câmbio com marcha a ré sincronizada. |
| > Diferenças também no Brava HGT em relação às versões de 1,6 litro: além do motor e das relações de quinta marcha e diferencial diversas, a suspensão recebe molas dianteiras do Marea SX e amortecedores recalibrados, enquanto as rodas de 6 x 15 pol
utilizam pneus 195/55 com código de velocidade "V", correspondente a 240 km/h -- nos demais, rodas 5,5 x 14 pol e pneus 185/65 R 14 H.
Mas o ELX passa a oferecer o conjunto de 15 pol como opcional
na linha 2002. |
| > A suspensão traseira do Focus é do tipo multibraço, com diversas articulações que visam a manter a roda em posição ideal -- perpendicular ao solo -- nas curvas. A do Brava, de braço arrastado, é também um sistema independente mas menos elaborado, enquanto o Astra recorre ao conhecido eixo de torção, que simula, mas não obtém de modo completo, a independência entre as rodas do mesmo eixo. Desvantagem deste último é que as rodas tendem a acompanhar a inclinação da carroceria em curvas, ao contrário do que se deseja para manter a traseira "no lugar". |
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