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Comparativo Completo
Cada um em seu perfil, estes hatches da faixa de 130 cv oferecem um conjunto equilibrado: bom espaço, interior agradável, prazer em dirigir. Em paridade de equipamentos, custam quase o mesmo
Preços
Em reais, vigentes em 28/5/01 Astra Brava Focus
Básico 33.978 35.114 43.595
Completo 42.895 40.673* 44.233
* Não inclui os novos opcionais da linha 2002: teto solar, revestimento em couro e pacote Comfort
Custo-benefício

Depois de acompanhar uma análise atenta destes hatches, o leitor deve concordar que cada um tem seu perfil -- mais esportivo no Brava, mais requintado no Focus e mais sóbrio, porém eficiente, no Astra. Determinar suas prioridades, portanto, é essencial para fazer a melhor escolha.

O preço inicial do Brava, e especialmente do Astra, parece muito mais atraente que o do Focus, mas este vem completo -- a única opção está na pintura. Já os concorrentes precisam receber numerosos opcionais, chegando ao ar-condicionado no caso do GM, que fazem seus preços encostar no do Ford.

O Focus Ghia sai com ligeira vantagem na análise comparativa (veja notas ao lado) e exibindo boa relação custo-benefício. A escolha está longe de ser fácil, mas nossa recomendação recai no lançamento da Ford.
Continua

Nossas notas
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor Astra Brava Focus
Estilo 4 4 4
Acabamento 3 4 5
Posição de dirigir 4 4 4
Instrumentos 4 4 4
Itens de conveniência 4 4 4
Espaço interno 4 4 5
Porta-malas 4 4 3
Motor 4 4 4
Desempenho 5 4 4
Consumo 4 4 4
Câmbio 4 4 4
Freios 5 4 5
Suspensão 4 4 5
Estabilidade 5 4 5
Segurança passiva 4 5 4
Custo-benefício 4 4 4
Posição 2°. 3°. 1°.
Mais informações
Comentário técnico
> O coletor de admissão de geometria variável, exclusivo do Brava, é um recurso para amenizar a falta de torque que resulta de sua potência específica elevada. Saiba como funciona.
> O câmbio do Astra está curto demais para as características do motor: à velocidade final o motor gira a 5.950 rpm (calculados), muito acima dos 5.400 rpm em que ocorre a potência máxima. No Brava ocorre o contrário: como a potência só chega "lá em cima" a 6.500 rpm, o regime de 6.100 rpm na velocidade máxima é muito baixo. Já o Focus revela cálculo exato, pois alcança 5.525 rpm (potência máxima a 5.500) à velocidade final, uma das razões para superar nesse item os concorrentes de maior potência.
> O Astra de 16 válvulas tem recursos técnicos exclusivos na linha, além do motor: freios a disco de maior diâmetro, rodas de 15 pol com pneus 195/60 e cinco elementos de fixação (são quatro mesmo na versão Sport, que também usa 15 pol), opção de direção com assistência eletroidráulica (a bomba é acionada eletricamente e não por ligação mecânica com o motor, o que reduz a perda de potência) e câmbio com marcha a ré sincronizada.
> Diferenças também no Brava HGT em relação às versões de 1,6 litro: além do motor e das relações de quinta marcha e diferencial diversas, a suspensão recebe molas dianteiras do Marea SX e amortecedores recalibrados, enquanto as rodas de 6 x 15 pol utilizam pneus 195/55 com código de velocidade "V", correspondente a 240 km/h -- nos demais, rodas 5,5 x 14 pol e pneus 185/65 R 14 H. Mas o ELX passa a oferecer o conjunto de 15 pol como opcional na linha 2002.
> A suspensão traseira do Focus é do tipo multibraço, com diversas articulações que visam a manter a roda em posição ideal -- perpendicular ao solo -- nas curvas. A do Brava, de braço arrastado, é também um sistema independente mas menos elaborado, enquanto o Astra recorre ao conhecido eixo de torção, que simula, mas não obtém de modo completo, a independência entre as rodas do mesmo eixo. Desvantagem deste último é que as rodas tendem a acompanhar a inclinação da carroceria em curvas, ao contrário do que se deseja para manter a traseira "no lugar".

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