Os médios que cresceram Conforto e desempenho
de carros maiores: é o que |
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Com o progressivo desaparecimento dos médio-grandes (o Vectra não terá sucessor e o Santana há muito está defasado), o segmento de médio-pequenos "crescidos", que no acabamento e motorização os tentam substituir, torna-se cada vez mais importante no Brasil. Dentro da produção nacional, o que exclui o Focus argentino, podemos escolher entre os três-volumes Astra, Corolla, Marea e Civic. |
As linhas do Marea ainda
têm apreciadores, mas a traseira de formas angulosas -- embora mais
imponente que a antiga -- não combina com as curvas da carroceria |
O Honda é considerado líder de vendas no segmento de médio-grandes, embora não pertença exatamente a ele; o Fiat vem recebendo contínuo aprimoramento para ganhar mercado, sendo o câmbio automático a última novidade. Não fosse o bastante, o Marea HLX 2,4 e o Civic EX 1,7 custam quase o mesmo (R$
50.986 e R$ 51.767, na ordem) e são similares em porte, com o segundo 8 cm maior entre eixos. |
Concepção
e estilo
O Civic pode ser considerado o "Fusca da Honda" no que se refere a volume de vendas, tradição e importância histórica para a marca. Lançado em
1972, chegou à sétima geração em 2000 -- mesmo ano em que desembarcou por aqui, onde a linha anterior era produzida desde 1997.
Lá fora existe também como cupê e
hatchback de três e cinco portas. |
Quatro anos
mais novo em termos internacionais, o Civic é mais atual e
equilibrado, mas seu estilo não chega a seduzir |
O Marea é mais antigo, tendo sido lançado na Itália em 1996 e aqui dois anos após, para suceder ao
Tempra. Ainda existe lá, mas é um veterano no segmento; suas versões
hatch Bravo e Brava já cedem lugar ao Stilo. No Brasil, revitalizado por motores mais potentes (2,0 turbo e 2,4) e
pelo novo desenho da traseira, que não existem no país de origem, pode continuar por alguns anos, mas tende a sofrer com a renovação da concorrência. |
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Data de publicação deste artigo: 14/5/02
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