Conforto
e conveniência
O interior do Civic é tipicamente japonês: bem desenhado,
funcional e eficiente, mas longe de cativar pela aparência. Dos plásticos medianos ao tecido sóbrio dos bancos, passando pelo painel simples e discreto, nada atrai
muito a atenção -- como em um Focus, para ficar no mesmo segmento. Um pouco mais ousado, o Marea já se ressente do envelhecimento do interior, sobretudo na qualidade dos materiais. |
Posição de
dirigir adequada em ambos, mas com ajustes elétricos opcionais A posição de dirigir é confortável nos dois, apesar da falta do ajuste em profundidade do volante (hoje equipa até modelos inferiores, como o novo Polo). Este é de quatro raios, sendo revestido em couro no Fiat. O Civic possui regulagens de banco típicas dos japoneses, com botão giratório para controlar a altura e alavanca para liberar o encosto. No Marea pode-se ter ajuste elétrico de altura e de apoio lombar (que falta ao oponente), desde que se
paguem por bolsas infláveis laterais; já a regulagem do encosto é um tanto dura. |
Comandos de
áudio no volante, um completo alarme, alerta de excesso de
velocidade: mais itens de conveniência e segurança no Fiat |
Comuns aos dois são o rádio/toca-CDs com boa qualidade de áudio (controlado no volante só no Marea, que o mantém ligado após desligar a ignição), controle elétrico dos vidros com
função um-toque e proteção antiesmagamento (para todos no Fiat, apenas para o motorista no Honda, que fica devendo
temporizador) e ar-condicionado com controle automático de temperatura e saídas para o banco traseiro. O ar do Civic, entretanto, incomodou bastante. |
Controle automático de
velocidade e alguns detalhes bem-pensados são vantagens no Honda,
cujo ar-condicionado incomodou pelo corte do compressor |
O Marea possui alarme com proteção por ultra-som, fechamento automático dos vidros e função pânico, que o dispara ao comando do usuário; no Civic há apenas travamento das portas a distância. Boa solução é o controle remoto do Honda, que permite escolher entre sinal visual apenas ou visual e sonoro, este uma sirene muito chamativa. Mas a marca deveria usar luzes de direção e não de posição para isso: ao estacionar com lanternas acesas, o motorista não pode
conferir pelas luzes se o travamento foi mesmo ativado. |
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