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A indústria sul-coreana é uma das que mais rápido se
desenvolveram: tudo começou nos anos 70, e na década seguinte seus automóveis já disputavam o concorrido mercado norte-americano. No Brasil, apesar de más experiências como a da Asia Motors e as duas anteriores da Hyundai, os carros coreanos vão aos poucos conquistando seu espaço -- e um deles, o Elantra, acaba de ser
reprojetado. |
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Frente agressiva destoa um
pouco da traseira clássica do Elantra, mas o desenho é
contemporâneo. O Hyundai chega com um conjunto interessante e a
preço atraente, como é habitual vindo dos coreanos |
Temos, portanto, dois sedãs médio-pequenos de três volumes e quatro portas, com motor transversal de 16 válvulas e
preços próximos na paridade de equipamentos
(veja tabela de itens de série e opcionais). As maiores cilindrada (2,0 contra 1,8 litro) e potência (142 ante 116 cv) do Elantra não invalidam o confronto, que promete uma boa disputa entre asiáticos. |
O Corolla é um clássico na Toyota:
nasceu em 1966 no Japão e já chegou à nona geração naquele país.
A oitava, lançada em 1995, serviu de base para o modelo brasileiro,
aqui produzido desde 1998. O Elantra é bem mais recente, tendo o
primeiro surgido em 1990. O atual, de segunda geração, está no
mercado nacional desde abril último. |
Derivado do
modelo japonês de 1995, já descontinuado lá, o Corolla brasileiro
exagera na aposta pela sobriedade, mas tem seus adeptos |
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Como se espera, o Hyundai deixa o Toyota para trás em atualidade de linhas, com destaque para as formas suaves das laterais e da traseira, o formato irregular dos faróis e da grade (parecendo inspirados em alguns carros alemães) e as lanternas traseiras em diagonal, lembrando modelos ingleses. Essa mistura de estilos, mais agressivo de frente que por trás, gera alguma polêmica. O modelo
anterior era mais harmonioso, mas sem muita personalidade. |
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