O motor do Elantra, de concepção própria da marca, tem maior cilindrada e ótimo rendimento: 142 cv para 2,0 litros, ou 71 cv/l de
potência específica. Possui duplo comando, quatro válvulas por cilindro e injeção
multiponto sequencial, a exemplo do Corolla, mas este fica em 116 cv para 1,8 litro (65 cv/l).
Como o torque máximo do Hyundai, de 18,6 m.kgf, só aparece a elevados 4.500 rpm, o leitor pode estar esperando por críticas
a seu desempenho em baixa rotação. |
Porta-malas
menor, banco traseiro mais amplo. Já |
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Mas
elas não virão. O trabalho dos coreanos foi realmente bom: o motor desenvolve bem em qualquer regime, é suave no funcionamento e não muito
ruidoso. A marca anuncia velocidade máxima de 206 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,1
s, boas marcas para o segmento. Os índices do Corolla não são
fornecidos, mas a falta de torque em baixa é sentida e constatada no
regime (4.800 rpm) em que aparece o ponto máximo de 15,7 m.kgf. |
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Conforto é
prioridade sobre a estabilidade em ambos. O |
Freios eficientes, com sistema antitravamento (ABS) de série no Corolla e opcional no Elantra,
que traz discos também na traseira, e direção assistida bastante leve nas manobras (embora pudesse ser mais firme em velocidade) são outros pontos positivos de ambos. |
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Rodas do
Corolla são mais elegantes, mas apenas o Elantra (direita) vem
Ambos vêm de série com bolsas infláveis frontais, mas o Corolla traz encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes. Só o Elantra pode vir com faróis de neblina, faltando a luz traseira de mesma finalidade, e seus faróis principais utilizam
duplo refletor (de superfície complexa também no concorrente). Os dois deixam de fora o importante repetidor de luzes de direção nos pára-lamas, contudo trazem luz indicadora de portas mal fechadas e retrovisor esquerdo
convexo -- só que com distorção de imagens no
Hyundai. Continua |
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