Os coreanos cresceram mesmo, oferecendo produtos equivalentes a alguns japoneses -- ou mesmo superiores em vários aspectos, como neste
caso -- a preços competitivos. O Elantra sai-se melhor em desempenho, espaço interno, itens de conveniência e atualidade do projeto, enquanto o Corolla leva vantagem em alguns itens de segurança e nas (teóricas) facilidades de carro nacional quanto à assistência técnica e manutenção.
A estratégia de preço da Hyundai é agressiva, oferecendo um médio importado de 142 cv, com bom padrão de equipamentos, a preço
próximo (considerando itens de série e opcionais) a um nacional de 116 cv e concepção mais antiga. Talvez a Toyota deva rever seus preços para tornar o Corolla mais competitivo neste mercado repleto de boas opções.
E, se os japoneses acenam com maior rede de concessionárias e a solidez de uma empresa instalada aqui desde os anos 50, os coreanos lançam mão de quatro anos de garantia --
um a mais que a Toyota --, o que pode ser um importante argumento de vendas. Depois de duas experiências fracassadas com outros importadores, a Hyundai deixa claro que não está de volta para
brincar. Ficha
técnica
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Elantra |
Corolla |
Estilo |
3 |
3 |
Acabamento |
4 |
4 |
Posição de dirigir |
3 |
3 |
Instrumentos |
3 |
3 |
Itens de conveniência |
4 |
4 |
Espaço interno |
4 |
2 |
Porta-malas |
3 |
4 |
Motor |
4 |
3 |
Desempenho |
4 |
3 |
Consumo |
4 |
4 |
Câmbio |
5 |
5 |
Freios |
4 |
4 |
Suspensão |
4 |
4 |
Estabilidade |
4 |
3 |
Segurança passiva |
4 |
4 |
Custo-benefício |
4 |
3 |
Posição |
1°. |
2°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor |
|
Elantra |
Corolla |
Básico |
43.568 |
46.829 |
Completo |
51.462 |
49.674 |
Em reais,
vigentes em 13/9/01 |
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