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Comparativo Completo

A hora da decisão

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Quatro boas opções com motor 1,0 de 16 válvulas. O cheiro
não avaliamos, mas o que realmente importa está aqui
Fiat Palio ELX 16V Peugeot 206 Selection 16V
Renault Clio RT 16V Volkswagen Gol Sportline 16V
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Se o leitor pretende comprar em breve um carro zero-quilômetro, a possibilidade de que seja um modelo de 1,0 litro é de mais de 70%. Dentro deste universo, uma parcela importante refere-se aos hatchbacks mais luxuosos e com motor de 16 válvulas, que reúnem preço interessante, melhor desempenho e mais opções de conforto que as versões de entrada. O mercado oferece hoje -- à parte o diminuto Renault Twingo -- cinco modelos nesse segmento: Gol, Palio, Corsa, Clio e 206, além do Fiesta, que não tem versão 16V.

O Corsa aguarda para breve o lançamento de uma nova geração, que deve aposentar a atual rapidamente (a GM já tem o Celta para a base do mercado, não havendo espaço para manter o Wind entre eles). Portanto, os outros quatro são concorrentes diretos e assim devem continuar por um bom tempo, justificando um comparativo com os detalhes que só o BCWS traz ao leitor.

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O desenho do Palio (esquerda) ainda agrada bastante, com a reestilização feita há
um ano. Mas é difícil competir com o moderno e original 206 nesse aspecto

Três deles vieram em suas versões de topo: Palio ELX, Gol Sportline e Clio RT, todos de cinco portas. Apenas o 206 foi recebido do fabricante em acabamento intermediário, Selection Pack, e com três portas somente, o que resultou em boa redução de preço (compare) mas trouxe outras desvantagens. De qualquer modo, o BCWS conhece bem a versão Soleil cinco-portas (avaliada em 1999), de forma a relevar as diferenças decorrentes dessa opção.

Concepção e estilo   Os quatro modelos têm dimensões semelhantes (cerca de 3,8 metros de comprimento e de 2,45 metros entre eixos) e partem de projetos contemporâneos, concluídos entre 1994 e 1999. O 206 é o mais recente e moderno, seguido pelo Clio, Palio e Gol, na ordem. No entanto, quando se fala no resultado do desenho, há algumas diferenças.

A vantagem do Peugeot é praticamente unânime, com seu perfil em cunha, enorme pára-brisa quase na mesma linha do pequeno capô, faróis e lanternas alongados e de formas arrojadas. Mesmo a versão de três portas agrada muito, com as colunas traseiras largas e piramidais que são característica da marca. Pena que a altura de rodagem 25 mm maior adotada no Brasil (desde as unidades importadas) tenha prejudicado um pouco o conjunto.

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Atual mas polêmico, o Clio não agrada muito pelos enormes faróis e a estranha
traseira. O Gol (direita) está consagrado, mas é o mais antigo dos quatro

Estilo é pessoal, mas a nosso ver o segundo mais feliz é o Palio, ainda atual e com uma reformulação parcial há apenas um ano. O Clio, embora moderno, desagrada pelos enormes faróis e a traseira acanhada, em linha descendente, que não parece pertencer ao mesmo carro. A reestilização já feita na Europa (saiba mais) deveria chegar logo por aqui. O Gol exibe as marcas da idade -- à parte a reestilização em 1999, seu desenho vem desde 1994 --, tem algumas linhas muito retas e excesso de colunas na versão de cinco portas, embora ainda tenha apreciadores. Continua

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