Para os ralis da cidade

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Suspensão elevada, pneus maiores e um pacote visual compõem o
Gol Rallye, que chega à geração atual com câmbio automatizado

Texto: Geraldo Tite Simões - Fotos: divulgação

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Apliques que simulam alumínio, faixas laterais, faróis de dupla função: decoração alegre para a terceira vez em que o Gol Rallye é oferecido

De carona na moda dos esportes de aventura — e dos carros inspirados no uso fora de estrada —, a Volkswagen apresenta o Gol Rallye como mais uma versão da terceira geração do modelo. Destinado a um público classificado como “rústico-sofisticado”, o que quer que isso seja, o novo Gol chega com pequenas mudanças estéticas, suspensão revista e preços que vão de R$ 40.370, na versão com câmbio manual, a R$ 43.030 com câmbio automatizado ASG, a chamada I-Motion.

Esse é o terceiro Gol Rallye, pois a segunda geração contou com a versão nas séries G3, em 2004, e G4, em 2007. Os equipamentos de série incluem direção assistida, controle elétrico dos vidros dianteiros/travas/retrovisores, comando elétrico da quinta porta, fiação para áudio e alto-falantes, sensores de estacionamento na traseira, aquecimento, para-sóis com espelhos iluminados, volante ajustável em altura e distância, rodas de alumínio de 15 pol com pneus 205/55 e faróis de neblina e de longo alcance nas mesmas peças.

Ar-condicionado é cobrado à parte, assim como alarme antifurto, banco traseiro bipartido, luzes de leitura, bolsas infláveis frontais em pacote com sistema antitravamento de freios (ABS), rádio/CD/MP3 com entradas USB, para Ipod e para cartão SD, interface Bluetooth para telefone celular, computador de bordo (este vem de série na versão I-Motion) e, para o câmbio automatizado, volante revestido em couro com comandos de trocas manuais. A cor amarela de lançamento soma-se a branco, vermelho, preto, prata e cinza.

As alterações mais importantes estão na suspensão, com novos amortecedores, barra estabilizadora dianteira mais grossa (de 19 para 20 mm), eixo traseiro mais rígido e molas que deixaram o Gol Rallye com 28 mm a mais de altura, sendo 23 na suspensão e 5 pelo maior diâmetro dos pneus. Estes usam medida 205/55 R 15, mais baixa que a 205/60 R 15 de Saveiro Cross e CrossFox, e o estepe ficou com tamanho diferente, 175/70 R 14. A maior altura prejudicou um pouco a aerodinâmica: o Cx subiu de 0,34 para 0,37 e, com área frontal de 2,08 m² em vez de 2,01 m², a multiplicação dos índices resulta em 0,768 contra 0,683.

No campo visual o que chama mais atenção é o para-choque dianteiro com apliques que simulam alumínio e o logotipo Rallye em baixo relevo. Os grandes faróis auxiliares trazem, na mesma peça, refletores para uso em neblina e como unidades de longo alcance, sendo a lâmpada correspondente acesa conforme a posição do comutador de farol alto/baixo. Faixas nas portas (de gosto discutível), aplique no para-lama traseiro e proteções de plástico nas caixas de roda completam a receita de aventureiro urbano. Há repetidores das luzes de direção nos retrovisores. Continua

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Revestimentos e cores são diferentes no interior; a versão com caixa automatizada traz de série computador de bordo, que é opcional para manual

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Data de publicação: 22/9/10

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