


Apliques que simulam
alumínio, faixas laterais, faróis de dupla função: decoração alegre para
a terceira vez em que o Gol Rallye é oferecido |
De carona na moda dos esportes de aventura — e dos carros inspirados no
uso fora de estrada —, a Volkswagen apresenta o Gol Rallye como mais uma
versão da terceira geração do modelo. Destinado a um público
classificado como “rústico-sofisticado”, o que quer que isso seja, o
novo Gol chega com pequenas mudanças estéticas, suspensão revista e
preços que vão de R$ 40.370, na versão com câmbio manual, a R$ 43.030
com câmbio automatizado ASG, a chamada
I-Motion.
Esse é o terceiro Gol Rallye, pois a segunda geração contou com a versão
nas séries G3, em 2004, e
G4, em 2007. Os equipamentos de série
incluem direção assistida, controle elétrico dos vidros
dianteiros/travas/retrovisores, comando elétrico da quinta porta, fiação
para áudio e alto-falantes, sensores de
estacionamento na traseira, aquecimento, para-sóis com espelhos
iluminados, volante ajustável em altura e distância, rodas de alumínio
de 15 pol com pneus 205/55 e faróis de neblina e de longo alcance nas
mesmas peças.
Ar-condicionado é cobrado à parte, assim como alarme antifurto, banco
traseiro bipartido, luzes de leitura, bolsas infláveis frontais em
pacote com sistema antitravamento de freios (ABS), rádio/CD/MP3 com
entradas USB, para Ipod e para cartão SD, interface
Bluetooth para telefone celular,
computador de bordo (este vem de série na versão I-Motion) e, para o
câmbio automatizado, volante revestido em couro com comandos de trocas
manuais. A cor amarela de lançamento soma-se a branco, vermelho, preto,
prata e cinza.
As alterações mais importantes estão na suspensão, com novos
amortecedores, barra estabilizadora dianteira mais grossa (de 19 para 20
mm), eixo traseiro mais rígido e molas que deixaram o Gol Rallye com 28
mm a mais de altura, sendo 23 na suspensão e 5 pelo maior diâmetro dos
pneus. Estes usam medida 205/55 R 15, mais baixa que a 205/60 R 15 de
Saveiro Cross e
CrossFox, e o estepe ficou com
tamanho diferente, 175/70 R 14. A maior altura prejudicou um pouco a
aerodinâmica: o Cx subiu de 0,34 para 0,37
e, com área frontal de 2,08 m² em vez de 2,01 m², a multiplicação dos
índices resulta em 0,768 contra 0,683.
No campo visual o que chama mais atenção é o para-choque dianteiro com
apliques que simulam alumínio e o logotipo Rallye em baixo relevo. Os
grandes faróis auxiliares trazem, na mesma peça, refletores para uso em
neblina e como unidades de longo alcance, sendo a lâmpada correspondente
acesa conforme a posição do comutador de farol alto/baixo. Faixas nas
portas (de gosto discutível), aplique no para-lama traseiro e proteções
de plástico nas caixas de roda completam a receita de aventureiro
urbano. Há repetidores das luzes de direção nos retrovisores.
Continua |