Chegada à maturidade

Clique para ampliar a imagem

O CrossFox acompanha as reformas do Fox com aparência menos
alegórica, interior mais agradável e opção de pneus mistos

Texto: Roberto Agresti - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Alterações de estilo caíram bem à versão "aventureira", que melhorou sobretudo no aspecto interno e ganhou novas opções de conveniência

As modernizações introduzidas há pouco tempo no pequeno Volkswagen Fox chegam agora ao irmão aventureiro, o CrossFox. Seu modelo 2010 tem novo visual e interior mais caprichado, mas nenhuma alteração mecânica em relação ao modelo 2009. A única novidade no campo técnico é a opção de pneus de uso misto (Pirelli Scorpion ATR) em vez dos destinados apenas a asfalto, para que cada comprador possa escolher o compromisso mais adequado a seu perfil de uso. De resto, a ficha técnica informa um aumento de peso na ordem de 15 kg, sem razão aparente. Todavia, mesmo sem alterações na “alma”, o pequeno VW, que atende à moda de clientes desejosos por um veículo com ar de fora-de-estrada, ganhou mais elegância e praticidade.

A elegância veio pela eliminação do alegórico simulador de quebra-mato da versão inicial, o que trouxe “limpeza” ao estilo frontal. Também foi eliminando o par de faróis auxiliares que ficava ao lado da placa. Agora tanto a função de faróis de longo alcance como a de unidades de neblina se concentram num único par, instalado na parte baixa do para-choque dianteiro, que agora é pintado na cor do carro e não mais preto. Esses novos faróis, com lâmpadas de duplo filamento, conseguem suprir — não ao mesmo tempo, é claro — as necessidades de facho longo e concentrado e de facho baixo e largo, na ordem, das unidades que eles substituem.

Quanto ao ganho de praticidade, ficou por conta do novo sistema de fixação do estepe, ainda externo, que não requer mais uma complexa manobra para a abertura da tampa do porta-malas. No que diz respeito ao visual, a melhora com a mudança foi expressiva, uma vez que a fixação passou da lateral para o para-choque, o que faz parecer que o estepe está preso à tampa traseira. Outras novidades são repetidores de luzes de direção nos retrovisores, estribos refeitos e novas barras no teto.

Ao volante, o ar de espartana rusticidade presente no CrossFox anterior cedeu espaço a um interior mais consoante com o preço cobrado pelo carro, com emprego de materiais de melhor aspecto e a adoção de um painel mais requintado e informativo. Agora existe porta-luvas, os instrumentos estão maiores e com leitura mais fácil (sobretudo o conta-giros, antes minúsculo), computador de bordo é de série e o revestimento dos bancos está mais agradável, trazendo o logotipo da raposa nos encostos (há opção de couro). O volante opcional com comandos de sistema de áudio e telefone é o mesmo do Fox I-Motion, similar ao do Passat CC. Outras opções inéditas são sensores de estacionamento na traseira, retrovisor interno fotocrômico, acionamento automático de faróis e limpador de para-brisa e — muito adequado ao caráter descontraído da versão — teto solar com comando elétrico.

Ao volante   Para este primeiro contato com o CrossFox 2010, a Volkswagen obteve a autorização para utilizar um trecho do Caminho do Mar — estrada que há anos está fechada para o trafego normal de veículos, usada atualmente apenas para excursões a pé pelo exuberante Parque Estadual da Serra do Mar e a visita aos monumentos do percurso, tais como o Belvedere Circular ou o Rancho da Maioridade. No piso de concreto desta histórica estrada o CrossFox mostrou que, apesar de 5 cm mais alto que seu irmão Fox e equipado com os pneus opcionais de uso misto (cujo comportamento no asfalto é inferior ao dos pneus de série), curvas apertadas não são problema para ele. Continua

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Novidades: suporte de estepe mais prático (note o pneu de uso misto, opcional), teto solar e mudanças em barras de teto, estribos e faixas laterais

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 30/11/09

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados