



Alterações de estilo caíram
bem à versão "aventureira", que melhorou sobretudo no aspecto interno e
ganhou novas opções de conveniência |
As modernizações introduzidas há pouco tempo no pequeno
Volkswagen Fox chegam agora ao irmão
aventureiro, o CrossFox. Seu modelo 2010 tem novo visual e interior mais
caprichado, mas nenhuma alteração mecânica em relação ao modelo 2009. A
única novidade no campo técnico é a opção de pneus de uso misto (Pirelli
Scorpion ATR) em vez dos destinados apenas a asfalto, para que cada
comprador possa escolher o compromisso mais adequado a seu perfil de
uso. De resto, a ficha técnica informa um aumento de peso na ordem de 15
kg, sem razão aparente. Todavia, mesmo sem alterações na “alma”, o
pequeno VW, que atende à moda de clientes desejosos por um veículo com
ar de fora-de-estrada, ganhou mais elegância e praticidade.
A elegância veio pela eliminação do alegórico simulador de quebra-mato
da versão inicial, o que trouxe “limpeza” ao estilo frontal. Também foi
eliminando o par de faróis auxiliares que ficava ao lado da placa. Agora
tanto a função de faróis de longo alcance como a de unidades de neblina
se concentram num único par, instalado na parte baixa do para-choque
dianteiro, que agora é pintado na cor do carro e não mais preto. Esses
novos faróis, com lâmpadas de duplo filamento, conseguem suprir — não ao mesmo tempo, é claro — as
necessidades de facho longo e concentrado e de facho baixo e largo, na
ordem, das unidades que eles substituem.
Quanto ao ganho de praticidade, ficou por conta do novo sistema de
fixação do estepe, ainda externo, que não requer mais uma complexa
manobra para a abertura da tampa do porta-malas. No que diz respeito ao
visual, a melhora com a mudança foi expressiva, uma vez que a fixação
passou da lateral para o para-choque, o que faz parecer que o estepe
está preso à tampa traseira. Outras novidades são repetidores
de luzes de direção nos retrovisores, estribos refeitos e novas barras no teto.
Ao volante, o ar de espartana rusticidade presente no CrossFox anterior
cedeu espaço a um interior mais consoante com o preço cobrado pelo
carro, com emprego de materiais de melhor aspecto e a adoção de um
painel mais requintado e informativo. Agora existe porta-luvas, os
instrumentos estão maiores e com leitura mais fácil (sobretudo o
conta-giros, antes minúsculo), computador de bordo é de série e o
revestimento dos bancos está mais agradável, trazendo o logotipo da
raposa nos encostos (há opção de couro). O volante opcional com comandos
de sistema de áudio e telefone é o mesmo do Fox I-Motion, similar ao do
Passat CC. Outras opções inéditas são sensores de
estacionamento na traseira, retrovisor
interno fotocrômico, acionamento automático de faróis e limpador de
para-brisa e — muito adequado ao caráter descontraído da versão — teto
solar com comando elétrico.
Ao volante Para este
primeiro contato com o CrossFox 2010, a Volkswagen obteve a autorização
para utilizar um trecho do Caminho do Mar — estrada que há anos está
fechada para o trafego normal de veículos, usada atualmente apenas para
excursões a pé pelo exuberante Parque Estadual da Serra do Mar e a
visita aos monumentos do percurso, tais como o Belvedere Circular ou o
Rancho da Maioridade. No piso de concreto desta histórica estrada o
CrossFox mostrou que, apesar de 5 cm mais alto que seu irmão
Fox e equipado com os pneus opcionais de uso misto (cujo comportamento
no asfalto é inferior ao dos pneus de série), curvas apertadas não são
problema para ele.
Continua |