




Faróis de longo alcance,
rodas de 15 pol, suspensão elevada e detalhes em cinza e amarelo no
interior: adereços estéticos da série especial Rallye do Gol |
Na
múltipla apresentação realizada pela Volkswagen, para lançamento do
utilitário esporte Touareg reestilizado, foram também apresentados o Golf com câmbio automático
de seis marchas, o Bora reestilizado e a nova série especial do Gol,
chamada Rallye. Utilizando como base a versão Power equipada com motor
de 1,6 litro, a nova edição especial traz apenas mudanças estéticas. Há
previsão de produção de 3.000 unidades entre setembro de 2007 e julho de
2008.
As alterações visuais, que acompanham o lançamento da cor amarelo
Solaris exclusiva desta versão, abrangem faróis com máscara negra,
aplique em cinza no centro do pára-choque como o da Parati Track & Field e
faróis de longo alcance, acionados somente quando o farol alto está
aceso. Ainda no pára-choque dianteiro, mas na parte inferior, foi
colocado um elemento estético em cinza que simula um protetor de
alumínio.
Nas laterais adotou-se um arco sobre as caixas de roda, artifício já
utilizado na primeira versão da Palio Adventure, e as rodas de alumínio
de 15 pol são as da Parati Track & Field — só com pintura diferente, mais
escura. Há adesivos pretos nas colunas B e C e adesivos nas laterais
alusivos à versão. Na traseira surgem um defletor sobre o vidro e o
adesivo da edição. As lanternas usam um tom de vermelho mais escuro e no
pára-choque há o mesmo aplique inferior do dianteiro.
No interior do Rallye (uma reedição, pois série de mesmo nome foi
produzida em 2005), a fábrica alemã usou e abusou dos detalhes em
cinza que imitam aço, colocando-os na seção central do painel, nas
molduras de acionamento do controle elétrico dos vidros, na maçaneta do
porta-luvas e no botão de acionamento do freio de estacionamento. Mas a
alteração mais marcante é o novo volante de três raios, exclusivo da
versão. De desenho original, vai dividir opiniões.
A idéia parece ter sido dar a impressão de raios feitos em metal, como
em volantes de competição, mas se trata apenas de aplique plástico
pintado — com o erro estético de haver um suporte de plástico preto nas
extremidades dos raios, no apoio dos polegares. De resto, o fundo do
quadro de instrumentos é branco e os bancos possuem revestimento
exclusivo, com a inscrição Rallye nos encostos e laterais de tecido
amarelo, qualquer seja a cor da carroceria. Os pedais são cromados e o
pomo do câmbio é exclusivo, também com a inscrição Rallye junto da
posição de marchas.
Para compor todo esse pacote estético, a Volkswagen diz ter buscado
inspiração nos carros de competição e de rali. Não há alterações
técnicas em relação às versões do Gol que já contam com maior altura de
rodagem (18 mm pela suspensão e 9 mm pelos pneus de maior diâmetro,
195/55-15, no total de 27 mm). Comparado aos Gols de suspensão normal,
mais baixa, o comportamento pouco se altera, sendo possível perceber que
o carro está um pouco mais duro, sem ser desconfortável.
Continua |