Os bancos bem desenhados e revestidos de couro dão conforto acima da média; atrás a acomodação melhoraria com encosto mais inclinado

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Se os materiais internos poderiam ser mais refinados, o painel é bem funcional e inclui computador de bordo; o sistema de áudio é ponto alto

 
Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/S
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND
Ajuste do volante em altura/profundidade S/S
Ajuste elétrico dos retrovisores S
Alarme antifurto/controle a distância S/S
Aquecimento S
Ar-condicionado/controle automático S/S
Bancos/volante revestidos em couro S/S
Bolsa inflável mot./pas./laterais S/S/ND
Câmbio automático O
Comando interno do porta-malas NA
Computador de bordo S
Conta-giros S
Controlador automático de velocidade S
Controle de tração/estabilidade S/O
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S
Controles de áudio no volante S
Direção assistida S
Faróis de neblina S
Freios antitravamento (ABS) S
Imobilizador eletrônico S
Limpador/lavador do vidro traseiro NA
Luz traseira de neblina ND
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S
Relógio S
Repetidores laterais das luzes de direção S
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar/comando elétrico ND
Travamento central das portas S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável

Fôlego para dar e vender   Para o atual comprador de picapes, tão importante quanto o conforto e o amplo espaço interno é ter sob o capô um motor vigoroso e com bom fôlego — foi-se o tempo em que 100 ou 120 cv atendiam bem a quem pagava caro por um modelo a diesel. Durante os mais de 4.000 km em que avaliamos o Amarok, jamais sentimos a necessidade de mais potência. O moderno quatro-cilindros de 1.968 cm³, dotado de 16 válvulas e dois turbocompressores, alcança 180 cv e o respeitável torque de 40,8 m.kgf (a unidade avaliada, ainda da linha 2012, tinha o motor de 163 cv com o mesmo torque, tendo a elevação de potência sido promovida na linha 2013).

Na prática, todo esse fôlego pode ser sentido não só nas acelerações contundentes — apesar de seu peso de 2.082 kg —, que "enchem" cada uma das seis marchas com facilidade, mas sobretudo nas retomadas, que permitem ultrapassagens com rapidez e dispensam a constante redução de marchas. A simulação de desempenho do Best Cars apontou velocidade máxima de 180 km/h, aceleração de 0 a 100 em 12,3 segundos e retomadas rápidas para um veículo de seu peso (veja resultados e análise detalhada).

O bom desempenho não comprometeu o consumo, que obteve boas marcas tanto na simulação quanto no uso prático
— a média alcançada em pouco mais de 4.000 km foi de 10 km/l. Levando em consideração a capacidade de seu tanque, de 80 litros, chega-se a uma ótima autonomia.

Quando o assunto é força, imprescindível em um picape, o Amarok não decepciona. É verdade que usamos pouco mais da metade de sua capacidade total de carga, de 1.018 kg, mas pudemos ter uma noção de quanto seu grande torque pode tornar a vida de quem o conduz bem mais fácil. Quando carregado, mesmo em situações desfavoráveis como em subida, ele respondeu prontamente às acelerações. A única ressalva vai para uma característica do carro, percebida por vários que o dirigiram: é fácil deixar o motor "morrer" nas saídas, o que se pode atribuir à necessidade de maior rotação que o usual para o turbo "encher", assim como ao sistema de retenção dos freios em aclives e a uma embreagem direta, de curso curto.

Retenção? Isso mesmo: em aclives (ou ao usar marcha à ré em declives), o sistema torna muito mais fácil a saída, pois os freios permanecem acionados por alguns segundos até que se acelere, o que dispensa o uso coordenado do freio de estacionamento. Basta liberar o freio e a embreagem enquanto se passa ao acelerador.

Preços
Sem opcionais R$ 124.490
Como avaliado R$ 128.490
Completo R$ 130.390
Veja os preços dos opcionais no site www.vw.com.br
Simulação de desempenho
Mesmo que velocidade não seja o objetivo de quem compra um picape, contar com potência e torque abundantes é sempre satisfatório, e é isso que o compacto motor de 2,0 litros do Amarok oferece.

Na simulação elaborada pelo consultor Iran Cartaxo, a velocidade máxima de 180 km/h foi atingida em quinta marcha com o motor 300 rpm acima do pico de potência. A sexta é longa demais para essa finalidade e não passa de 179 km/h, mas é com ela que se pode viajar a 120 km/h em rotação moderada, 2.350 rpm.

Os tempos de aceleração e retomada confirmam se tratar de um veículo ágil, que movimenta sem lentidão suas duas toneladas. Como curiosidade, a simulação indica ser ideal passar à quarta marcha a 99 km/h, embora o motor pudesse ser levado a até 107 km/h com o limite de 5.000 rpm. A razão é que ocorre rápida perda de potência depois do ponto máximo, como mostram as curvas do gráfico.

Apesar do alto torque em baixa rotação, é importante reduzir marchas em ultrapassagens, pois a sexta destina-se a manter o ritmo de viagem com baixo nível de ruído e consumo moderado, não a ganhar velocidade com rapidez.

Mesmo com a aerodinâmica precária inerente ao tipo de veículo, com Cx 0,42 e grande área frontal, o Amarok mostrou-se econômico para um utilitário. E, com o tanque de 80 litros, o consumo apontado na simulação de ciclo rodoviário permite rodar mais de 1.000 km sem abastecer.
 
Dados do fabricante
Velocidade máxima 181 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,1 s
Dados referentes ao motor de 163 cv, pois a VW não divulgou os referentes ao novo motor; consumo não disponível
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Velocidade máxima 180,1 km/h
Regime à velocidade máxima (5ª.) 4.300 rpm
Regime a 120 km/h (6ª.) 2.350 rpm
Potência consumida a 120 km/h 53 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,3 s
Aceleração de 0 a 400 m 18,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 33,2 s
Retomada 60 a 100 km/h em 3ª. 6,7 s
Retomada 60 a 100 km/h em 4ª. 9,2 s
Retomada 80 a 120 km/h em 4ª. 10,2 s
Retomada 80 a 120 km/h em 5ª. 13,9 s
Consumo em cidade 10,5 km/l
Consumo em estrada 14,5 km/l
Autonomia em cidade 758 km
Autonomia em estrada 1.043 km
Conheça o simulador e os ciclos de consumo
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