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O mesmo motor consegue melhor desempenho e menor consumo nesta versão, que combina a melhor aerodinâmica ao câmbio bem mais longo

A direção com assistência eletroidráulica evita roubar potência do motor, pois sua bomba hidráulica é acionada por motor elétrico, e o câmbio com marchas mais longas leva ao uso de rotações mais baixas, como o Best Cars sempre apregoou como medida de redução de consumo. O computador de bordo tem como principal função permitir que o motorista monitore, com facilidade e precisão, o consumo do carro e com isso descubra a melhor maneira de direção para economizar combustível.

Mais solto   No mais, o Blue Motion continua como qualquer outro Polo. O motor 1,6 VHT flexível, que teve reprogramada a central eletrônica, mantém a potência de 101 cv quando usado com gasolina e 104 cv com álcool e o torque de 15,4 e 15,6 m.kgf, na ordem. Se continua muito boa de dirigir, a nova versão traz algumas surpresas ao motorista. A primeira é que ele parece mais solto: para quem conhece os outros Polos 1,6, fica nítida a sensação de que ele faz menos força para sair da imobilidade e ganhar velocidade. O câmbio mais longo contribui nessa impressão, pois o motorista tende a usar rotações mais baixas e a acelerar mais a fundo, obtendo a mesma potência com menos ruído.

No uso em rodovia, percebe-se que as alterações aerodinâmicas e nos pneus fizeram efeito, pois a sensação de rodar mais livre é clara. A menor altura do solo também muda a percepção do motorista, mas traz um inconveniente: a frente raspa com mais facilidade nas imensas valetas que muitas prefeituras despejam nas ruas sem critério, mesmo que o carro não tenha um balanço dianteiro muito longo ou suspensão macia demais. Passando com um pouco mais de cuidado, o para-choque fica livre de encontrar o asfalto e isso não se torna um problema. Continua

Simulação de desempenho
Os dados de fábrica já antecipavam ligeira vantagem para o Blue Motion em desempenho, mas a simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo apontou mais que isso: um ganho muito expressivo de 10 km/h em velocidade máxima, resultado tanto da melhor aerodinâmica quanto do acerto de câmbio. Definido como um puro 4+E, o Blue Motion chega à máxima cerca de 200 rpm acima do pico de potência em quarta marcha, enquanto o Polo 1,6 comum fica 300 rpm abaixo do pico em quinta.

O Blue traz vantagem também na rotação em viagem, 650 rpm mais baixa a 120 km/h em quinta, o que melhora bastante o nível de ruído. O consumo de 3 cv a menos para manter tal velocidade indica sua menor resistência ao ar e ao rolamento, pelos pneus mais estreitos (talvez a vantagem fosse ainda maior se o simulador pudesse considerar o menor coeficiente de atrito dos Dunlops usados nesta versão).

Mas o câmbio longo penaliza a aceleração, certo? Errado. O Blue Motion obteve tempos um pouco mais baixos nas três provas e com ambos os combustíveis. Só perdeu mesmo nas retomadas, como se esperava, pela menor rotação do motor em todas as provas. A desvantagem foi discreta em terceira marcha, mas sensível em quinta. De qualquer forma, carros com câmbio 4+E requerem mesmo o uso de marchas mais baixas para ganho de agilidade. Se for usada a quarta do Blue de 80 a 120 km/h, o tempo será menor que o do Polo comum em quinta, embora os motores estejam em rotação semelhante.
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A grande expectativa era mesmo pelo consumo. Embora tenha ficado longe das excelentes marcas anunciadas pela VW (que se referem a uma norma com ciclos mais brandos que os simulados pelo site), o Blue Motion mostrou-se muito econômico ao fazer 15,1 km/l na estrada com gasolina e 11 com álcool, vantagens de 19% e 12%, nesta ordem, sobre o Polo básico. O mesmo tanque de 50 litros, assim, permite à nova versão rodar 680 km em rodovia com gasolina (com margem de 10%), 110 km a mais que na outra versão.
  Blue Motion Básico
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 188,0 km/h 189,5 km/h 177,6 km/h 179,7 km/h
Regime à velocidade máxima e marcha 5.400 rpm / 4ª. 5.450 rpm / 4ª. 4.900 rpm / 5ª. 4.950 rpm / 5ª.
Regime a 120 km/h em 5ª. 2.650 rpm 3.300 rpm
Potência a 120 km/h 27 cv 30 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,5 s 12,0 s 12,7 s 12,4 s
Aceleração de 0 a 400 m 18,1 s 18,2 s 18,3 s 18,4 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 33,6 s 32,9 s 33,9 s 33,5 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 5ª. 24,1 s 24,0 s 18,4 s 18,0 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 4ª. 15,7 s 15,6 s 13,6 s 13,3 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 3ª. 9,9 s 9,8 s 8,3 s 8,1 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 4ª. 14,3 s 14,2 s 12,0 s 11,8 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 3ª. 9,1 s 9,0 s 8,3 s 8,1 s
Consumo em cidade 10,5 km/l 7,5 km/l 8,8 km/l 6,3 km/l
Consumo em estrada 15,1 km/l 11,0 km/l 12,7 km/l 9,3 km/l
Consumo a 60 km/h 17,4 km/l 12,7 km/l 14,4 km/l 10,5 km/l
Consumo a 80 km/h 15,9 km/l 11,6 km/l 13,3 km/l 9,7 km/l
Consumo a 100 km/h 14,2 km/l 10,3 km/l 12,0 km/l 9,7 km/l
Consumo a 120 km/h 12,4 km/l 9,1 km/l 10,7 km/l 7,8 km/l
Conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados do fabricante
  Blue Motion Básico
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 188 km/h 190 km/h 187 km/h 189 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,5 s 11,1 s 11,4 s 11,2 s
Consumo em cidade 13,7 km/l 9,1 km/l 12,3 km/l 8,2 km/l
Consumo em estrada 21,1 km/l 14,1 km/l 17,9 km/l 11,9 km/l
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