MOTOR - transversal,
4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido,
cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 76,5 x 86,9 mm. Cilindrada: 1.598
cm3. Taxa de compressão: 12,1:1. Potência máxima: 101 cv (gas.)
e 104 cv (álc.) a
5.250 rpm. Torque máximo: 15,4 m.kgf (gas.) e 15,6 m.kgf (álc.) a 2.500 rpm. Injeção multiponto sequencial.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 3,77; 2ª) 2,09; 3ª) 1,28; 4ª)
0,88; 5ª) 0,67; diferencial,
3,61.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h):
1ª) 8; 2ª) 15; 3ª) 24; 4ª)
35; 5ª) 45. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 256 mm ø;
traseiros a disco, 200 mm ø; antitravamento (ABS) opcional. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência eletroidráulica;
diâmetro de giro, 10,5 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, com
estabilizador; traseira, eixo de torção. |
RODAS
- 5 x 14 pol; pneus, 165/70 R 14. |
DIMENSÕES
- comprimento, 3,915 m; largura, 1,65 m; altura, 1,486 m; entreeixos,
2,465 m; bitola dianteira, 1,411
m; bitola traseira, 1,41 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,31; capacidade do tanque,
50 l; porta-malas, 250 l; peso, 1.079 kg. |
GARANTIA E
ASSISTÊNCIA - Garantia, 1 ano sem limite de
quilometragem; informações de
fábrica, 0800 0555765. |
CARRO AVALIADO - Ano-modelo, 2010;
pneus, Dunlop SP 10 A; quilometragem inicial, 8.000
km. |
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> > A redução
anunciada no coeficiente aerodinâmico
(Cx), de 0,35 para 0,31, representa melhora de 11%. A
multiplicação do Cx à área frontal declarada de 2,06 metros
quadrados (que diminui bem pouco pelos pneus mais estreitos)
resulta em 0,64 no Blue Motion e 0,72 nos demais Polos.
> Ao definir o novo escalonamento do câmbio, a VW o fez bem mais
"aberto" que o do Polo comum, ou seja, com maior espaçamento
entre as relações. A primeira foi encurtada de 3,45 para 3,77 e
a segunda de 1,95 para 2,09, a terceira de 1,28 foi mantida, a
quarta foi alongada de 0,93 para 0,88, e a quinta, de 0,74 para
0,67. Só que o diferencial também está mais longo, 3,61 contra
4,19, o que afeta todas as marchas. Há ainda uma discreta
redução do diâmetro dos pneus (cerca de 1%) a ser considerada no
efeito final da transmissão.
Assim, a melhor comparação é a das velocidades por marcha com o
motor a 1.000 rpm. Em primeira as versões normais e a Blue
Motion andam juntas a 8 km/h (a diferença está na casa decimal);
em segunda, o normal vai a 14 e o Blue a 15 km/h; terceira, 21 e
24 km/h; quarta, 29 e 35 km/h; e quinta, 36 e 45 km/h, na ordem.
Portanto, neste Polo o câmbio produz, em quarta marcha,
praticamente a mesma rotação que as outras versões conseguem em
quinta. Quando se lembra que o Polo atual representa o quarto
conjunto de relações para o motor 1,6-litro desde o lançamento
(houve alterações para 2003, 2004 e 2009), percebe-se como o
original de 2002 era absurdamente curto. |
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