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Ar-condicionado automático e sistema de áudio: de série no Blue Motion

 
Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND
Ajuste do volante em altura/profundidade O/O
Ajuste elétrico dos retrovisores O
Alarme antifurto/controle a distância O/O
Aquecimento S
Ar-condicionado/controle automático S/S
Bancos/volante revestidos em couro ND
Bolsa inflável mot./pas./laterais O/O/ND
Câmbio automático ND
Comando interno do porta-malas ND
Computador de bordo S
Conta-giros S
Controlador automático de velocidade O
Controle de tração/estabilidade ND
Controle elétrico dos vidros diant./tras. O/O
Controles de áudio no volante ND
Direção assistida S
Faróis de neblina ND
Freios antitravamento (ABS) O
Imobilizador eletrônico S
Limpador/lavador do vidro traseiro S
Luz traseira de neblina S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S
Relógio S
Repetidores laterais das luzes de direção S
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar/comando elétrico ND
Travamento central das portas O
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável
 
Preços
Básico R$ 45.340
Como avaliado R$ 54.455
Completo R$ 54.455
Preços sugeridos vigentes em 13/7/09; veja os preços dos opcionais no site www.vw.com.br

Complicado mesmo é transpor as rampas de garagens com inclinações de fora-de-estrada que se vêem em alguns edifícios... Em contrapartida, lombadas são superadas sem problemas, tanto vazio como com carga. Mas uma preocupação que vem à mente quando se notam os pneus com banda de rodagem estreita, perfil alto e sílica na composição — portanto, com menor resistência ao rolamento — é como o carro se sai em curvas. Felizmente, as alterações pouco interferiram no comportamento dinâmico. O Blue Motion contorna curvas com segurança e precisão e escorrega pouco mais cedo que as outras versões, demonstrando que a suspensão possui excelente acerto e que a adoção de pneus largos com rodas de 15 pol tem mais efeito estético do que técnico. E é excelente a estabilidade direcional.

Não se pode esquecer que essa versão não tem pretensões esportivas, mas sim econômicas, e ter excelente desempenho em curvas não está em sua lista de prioridades. Os pneus cumprem essa função dentro de suas possibilidades e pouco se nota a tendência de dobrar sobre os ombros, para o que a alta pressão de enchimento colabora. A alta pressão, contudo, se faz notar com o rodar um pouco mais duro — não mais áspero, apenas mais firme, ou seja, as imperfeições são sentidas com um pouco maior intensidade. Mas nada que o desabone ou que torne o carro desagradável em nosso piso.

Mas a melhor de todas as alterações foi o câmbio. Com relações mais longas, ficou simplesmente perfeito para o motor VHT e seu bom torque desde baixas rotações. Ele permite que o motorista explore com suavidade toda a faixa de giros do motor, levando o carro a velocidades mais altas sem que os passageiros se apercebam disso. Além disso, pelo maior intervalo entre as marchas, troca-se menos no uso urbano. A condução esportiva fica de lado quando se usa a quinta, pois a 120 km/h o motor sussurra a 2.650 rpm — parece tudo, menos um Polo! A quem quiser melhor desempenho na estrada basta manter a quarta, que produz rotação semelhante à quinta das outras versões. E seu desempenho geral foi até superior ao do modelo comum, ao lado de importante vantagem em consumo (veja análise e resultados).

As novas relações do câmbio não prejudicam em nenhum instante a condução na cidade ou na estrada, seja com o carro vazio ou carregado. Em situações especificas, como aclives acentuados em rodovia ou algumas lombadas, pode ser necessário reduzir mais uma marcha em comparação a um Polo comum, mas no uso geral o câmbio é tão convincente que deveria ser estendido às demais versões, ao menos como opção.

O pacote de alterações tem um custo: a versão custa R$ 45.340 sem opcionais, 10% a mais que os R$ 41.045 do Polo básico com pintura metálica. É verdade que o Blue Motion traz mais equipamentos de série, mas a diferença é um pouco salgada pelo ar-condicionado automático, sensor de estacionamento, sistema de áudio e rodas de alumínio. Por outro lado, a economia no posto de combustível pode recuperar com o tempo a diferença restante (descontado o valor dos itens que só ele traz), o que o torna uma válida opção para quem roda muito. De fato, esse é um carro para quem tem prazer em obter as melhores marcas de consumo possíveis — o computador de bordo com duas medições não está ali à toa — e, ao mesmo tempo, satisfação em reduzir a emissão de gás carbônico em favor do meio ambiente.

Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 76,5 x 86,9 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 12,1:1. Potência máxima: 101 cv (gas.) e 104 cv (álc.) a 5.250 rpm. Torque máximo: 15,4 m.kgf (gas.) e 15,6 m.kgf (álc.) a 2.500 rpm. Injeção multiponto sequencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 3,77; 2ª) 2,09; 3ª) 1,28; 4ª) 0,88; 5ª) 0,67; diferencial, 3,61. Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 8; 2ª) 15; 3ª) 24; 4ª) 35; 5ª) 45.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 256 mm ø; traseiros a disco, 200 mm ø; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência eletroidráulica; diâmetro de giro, 10,5 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, com estabilizador; traseira, eixo de torção.
RODAS - 5 x 14 pol; pneus, 165/70 R 14.
DIMENSÕES - comprimento, 3,915 m; largura, 1,65 m; altura, 1,486 m; entreeixos, 2,465 m; bitola dianteira, 1,411 m; bitola traseira, 1,41 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,31; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 250 l; peso, 1.079 kg.
GARANTIA E ASSISTÊNCIA - Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; informações de fábrica, 0800 0555765.
CARRO AVALIADO - Ano-modelo, 2010; pneus, Dunlop SP 10 A; quilometragem inicial, 8.000 km.
Comentário técnico
> > A redução anunciada no coeficiente aerodinâmico (Cx), de 0,35 para 0,31, representa melhora de 11%. A multiplicação do Cx à área frontal declarada de 2,06 metros quadrados (que diminui bem pouco pelos pneus mais estreitos) resulta em 0,64 no Blue Motion e 0,72 nos demais Polos.

> Ao definir o novo escalonamento do câmbio, a VW o fez bem mais "aberto" que o do Polo comum, ou seja, com maior espaçamento entre as relações. A primeira foi encurtada de 3,45 para 3,77 e a segunda de 1,95 para 2,09, a terceira de 1,28 foi mantida, a quarta foi alongada de 0,93 para 0,88, e a quinta, de 0,74 para 0,67. Só que o diferencial também está mais longo, 3,61 contra 4,19, o que afeta todas as marchas. Há ainda uma discreta redução do diâmetro dos pneus (cerca de 1%) a ser considerada no efeito final da transmissão.

Assim, a melhor comparação é a das velocidades por marcha com o motor a 1.000 rpm. Em primeira as versões normais e a Blue Motion andam juntas a 8 km/h (a diferença está na casa decimal); em segunda, o normal vai a 14 e o Blue a 15 km/h; terceira, 21 e 24 km/h; quarta, 29 e 35 km/h; e quinta, 36 e 45 km/h, na ordem. Portanto, neste Polo o câmbio produz, em quarta marcha, praticamente a mesma rotação que as outras versões conseguem em quinta. Quando se lembra que o Polo atual representa o quarto conjunto de relações para o motor 1,6-litro desde o lançamento (houve alterações para 2003, 2004 e 2009), percebe-se como o original de 2002 era absurdamente curto.

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