A frente volumosa do modelo
nacional destoa um pouco da traseira curta, mas o desenho como um todo é
atual e agradável; a versão GT (fotos) distingue-se da GT-X por fora
apenas pelas rodas de 16 pol em vez das de 17 |
Na
maior parte da Europa ele se chama Opel
Astra; no Reino Unido, Vauxhall Astra; nos Estados Unidos, Saturn
Astra. No Brasil, o hatch médio lançado há quatro anos pela General
Motors alemã ganha uma quarta marca (Chevrolet) e a promoção para um
nome mais pomposo: Vectra GT. Primeiro porque isso já havia ocorrido com
o sedã; e segundo porque o antigo Astra, ao menos por enquanto, continua
em produção e não interessaria à empresa usar a mesma denominação.
O lançamento faz lembrar para alguns o Monza, que na década de 1980
contava com opções sedã e hatchback. Embora não se possa dizer que o Vectra
atual seja um legitimo sucessor do Monza (pois é na verdade um Astra,
sucessor do Kadett), o posicionamento de mercado do novo carro é o mesmo
que aquele ocupava a seu tempo. Não deixa de ser interessante que na
origem do Astra esteja o Kadett,
que em geração anterior foi nosso
Chevette. Ou seja, o carro de entrada da GM brasileira em 1973
tornou-se seu topo de linha atual...
Com o GT a GM busca uma posição de topo no segmento de hatches médios,
citando como concorrentes diretos o Peugeot 307 Feline e... o Golf 2,0,
contemporâneo do antigo Astra, o que é curioso. Na prática, a competição
será também com Focus GLX e Ghia, Stilo Sporting, Nissan Tiida e Citroën
C4 VTR, embora este não ofereça cinco portas.
O novo hatch vem em duas versões: GT básica, com preço sugerido
a partir de R$ 60 mil, e GT-X, que começa em R$ 69 mil. A diferença
limita-se a equipamentos, com a parte mecânica comum a
ambas. Novidade de série é o navegador por GPS
(sistema de posicionamento global via satélite), que a GM é a primeira
fábrica a aplicar como padrão em um carro nacional. O dispositivo é
portátil e fixado por ventosa ao pára-brisa, não integrado ao painel.
Embora permita seu uso em outro carro, deixa impressão de
improviso.
Ademais, o GT vem com rodas de alumínio de 16 pol (pneus
205/55), bolsas infláveis frontais, controle elétrico dos vidros/travas/
retrovisores (com função um-toque para
todas as janelas), alarme com ultra-som e controle remoto, direção
assistida com volante regulável em altura e distância, banco traseiro
bipartido 1/3 e 2/3 com cinto de três pontos para os três passageiros,
ar-condicionado com controle automático, faróis com máscara negra e
faróis de neblina.
Continua |