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Promovido a Vectra

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A nova geração do Astra chega sem o caráter esportivo
anunciado pelo nome que ganhou por aqui: Vectra GT

Texto: Gino Brasil - Fotos do autor e de divulgação

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A frente volumosa do modelo nacional destoa um pouco da traseira curta, mas o desenho como um todo é atual e agradável; a versão GT (fotos) distingue-se da GT-X por fora apenas pelas rodas de 16 pol em vez das de 17

Na maior parte da Europa ele se chama Opel Astra; no Reino Unido, Vauxhall Astra; nos Estados Unidos, Saturn Astra. No Brasil, o hatch médio lançado há quatro anos pela General Motors alemã ganha uma quarta marca (Chevrolet) e a promoção para um nome mais pomposo: Vectra GT. Primeiro porque isso já havia ocorrido com o sedã; e segundo porque o antigo Astra, ao menos por enquanto, continua em produção e não interessaria à empresa usar a mesma denominação.

O lançamento faz lembrar para alguns o Monza, que na década de 1980 contava com opções sedã e hatchback. Embora não se possa dizer que o Vectra atual seja um legitimo sucessor do Monza (pois é na verdade um Astra, sucessor do Kadett), o posicionamento de mercado do novo carro é o mesmo que aquele ocupava a seu tempo. Não deixa de ser interessante que na origem do Astra esteja o Kadett, que em geração anterior foi nosso Chevette. Ou seja, o carro de entrada da GM brasileira em 1973 tornou-se seu topo de linha atual...

Com o GT a GM busca uma posição de topo no segmento de hatches médios, citando como concorrentes diretos o Peugeot 307 Feline e... o Golf 2,0, contemporâneo do antigo Astra, o que é curioso. Na prática, a competição será também com Focus GLX e Ghia, Stilo Sporting, Nissan Tiida e Citroën C4 VTR, embora este não ofereça cinco portas.

O novo hatch vem em duas versões: GT básica, com preço sugerido a partir de R$ 60 mil, e GT-X, que começa em R$ 69 mil. A diferença limita-se a equipamentos, com a parte mecânica comum a ambas. Novidade de série é o navegador por GPS (sistema de posicionamento global via satélite), que a GM é a primeira fábrica a aplicar como padrão em um carro nacional. O dispositivo é portátil e fixado por ventosa ao pára-brisa, não integrado ao painel. Embora permita seu uso em outro carro, deixa impressão de improviso.

Ademais, o GT vem com rodas de alumínio de 16 pol (pneus 205/55), bolsas infláveis frontais, controle elétrico dos vidros/travas/ retrovisores (com função um-toque para todas as janelas), alarme com ultra-som e controle remoto, direção assistida com volante regulável em altura e distância, banco traseiro bipartido 1/3 e 2/3 com cinto de três pontos para os três passageiros, ar-condicionado com controle automático, faróis com máscara negra e faróis de neblina. Continua

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Data de publicação: 4/9/07

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