



O GT-X mostrou grande
estabilidade, com auxílio dos pneus 215/45 em rodas de 17 pol, mas o
motor de 2,0 litros já não se destaca em desempenho e consumo |
No exterior existe a linha Ecotec, que equipa seu clone
europeu, o Astra. Fica difícil justificar que só o modelo brasileiro
continue com o velho motor.
A suspensão do GT segue a mesma receita do sedã — independente tipo
McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. A diferença está
apenas na calibração de molas e amortecedores, que ficou mais rígida, e
na adoção de estabilizador mais grosso na frente. O sistema de freios
também é igual ao do sedã com motor 2,0, incluindo o uso de tambores na
traseira. Só as versões com ABS os substituem por discos. Uma diferença
inesperada é o tanque de combustível de apenas 52 litros, pois no sedã a
fábrica o havia ampliado para 58 depois das críticas à baixa autonomia.
A avaliação em Trancoso, na Bahia, mostrou que, se o comprador do Vectra
GT esperar um comportamento esportivo — como sua imagem e sua divulgação
pretendem demonstrar —, terá uma decepção. O antigo motor, ainda que
adequado ao uso normal e com bom desempenho, não tem nenhuma pretensão
esportiva. Certamente há condição para esse carro receber um motor com
mais potência — não necessariamente o 2,4. A concorrência tem versões na
faixa de 140 cv a preço compatível com o do Vectra, para não falar em
Stilo Abarth e Golf GTI, mais caros. Mais uma vez o Ecotec vem à mente,
pois oferece 140 cv com apenas 1,8 litro.
A suspensão recalibrada deixou o GT firme sem ser desconfortável, pois
absorve bem as irregularidades. O carro se apresenta sempre com
respostas neutras e sem sustos e ficou um hatch gostoso de dirigir nas
curvas. Algo que poderia ser melhorado
é a relação de direção, a mesma de 17:1 do Vectra sedã: poderia ser mais
rápida.
No geral, o GT traz bem a característica da marca em seu rodar, tem
desenho atualizado e boa oferta de itens de conforto. Entretanto, se o
consumidor esperar dele um carro esportivo, poderá se decepcionar. E,
apesar do bom equipamento de série, os preços não podem ser considerados
baixos, em especial se considerada a concepção antiga do motor e o
espaço interno e de bagagem sem vantagens sobre o antigo Astra. Mas o
veículo se insere com atributos interessantes e valorizados pelo público
que ele almeja conquistar. |