Para fazer poeira

Clique para ampliar a imagem

O Ford EcoSport encara, afinal, um concorrente direto: o Renault Duster
vem com amplas opções, mais espaço e preço para ganhar mercado

Texto: Fabrício Samahá e Geraldo Tite Simões - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem

Para-lamas abaulados, estribos, vincos e ressaltos na carroceria dão ao Duster um visual imponente; as rodas são de 16 pol em toda a linha

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O interior repete formas e componentes do Sandero, do qual vieram até as portas dianteiras; no console da versão 4WD está o seletor da tração

Dust, em inglês, significa pó, poeira. Portanto, duster seria aquele que faz pó — embora também seja o nome, naquele idioma, de uma espécie de sobretudo que se usa em regiões rurais. Seja qual tradução se preferir, o fato é que a chegada do Renault Duster vai espanar a poeira no mercado dos utilitários esporte de tamanho e preço intermediários — e a poeira mais sacudida será certamente a da Ford, que enfim tem um concorrente à altura para o EcoSport, líder do segmento.

Desde que o modelo da marca do oval foi lançado, em 2003, o mercado nacional ganhou versões "aventureiras" de hatches (CrossFox, Sandero Stepway), peruas (206 e 207 Escapade, além da Palio Adventure já existente), minivans (Idea Adventure, C3 Aircross) e até furgões (Doblò Adventure), todos interessados em uma fatia do bolo que a Ford vinha conquistando. Mas levou oito anos até que aparecesse, de fato, um utilitário esporte para competir frontalmente com o EcoSport.

O primeiro sintoma da importância do lançamento do Duster, em Foz do Iguaçu, PR, foi a presença do brasileiro Carlos Ghosn, presidente mundial do grupo Renault-Nissan. Não é sempre que se vê um executivo dessa envergadura em lançamentos no Brasil, e Ghosn deu importantes dicas do fortalecimento da presença dos produtos Nissan e Renault no Brasil.

Desenvolvido e fabricado inicialmente pela Dacia, fábrica romena adquirida pela Renault, o utilitário foi apresentado na Europa no fim de 2009 e chega ao mercado brasileiro com 68% de índice de nacionalização. O modelo local teve 774 componentes modificados em relação ao produzido pela Dacia, pois a versão romena tem acabamento mais rústico. A plataforma B0, usada por Logan e Sandero, serviu de base para que o Duster fosse desenvolvido, embora ele ofereça um motor não disponível naqueles automóveis, de 2,0 litros, e opção de tração integral, que usa transmissão e suspensão traseira específicas com tecnologia Nissan.

A intenção de enfrentar o EcoSport fica clara na definição de versões, conteúdos e preços: há um Duster para competir com cada opção do modelo da Ford, com alternativas similares de acabamento, motor, câmbio e tração. Os preços sugeridos são: básico de 1,6 litro e câmbio manual, R$ 50.900; Expression 1,6 manual, R$ 53.200; Dynamique 1,6 manual, R$ 56.900; Dynamique de 2,0 litros e caixa manual, R$ 60.600; Dynamique 2,0 com caixa automática, R$ 64.600; e Dynamique 2,0 com tração integral e câmbio manual, os mesmos R$ 64.600.

Além do Eco, estão na mira da Renault o Hyundai Tucson e o Mitsubishi Pajero TR4, ambos com motor de 2,0 litros e, no caso do segundo, tração integral de série. A garantia, de três anos como já habitual na marca, vem limitada a 100 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. A Renault espera vender 2.500 unidades ao mês até o fim do ano.

A versão básica do Duster tem aspecto simples, com para-choques em preto fosco e rodas de aço, e vem de série com ar-condicionado, direção assistida hidráulica, volante regulável em altura, controle elétrico dos vidros dianteiros e travas com acionamento destas a distância, abertura interna da tampa do combustível e pneus 215/65 R 16. O Expression acrescenta bolsas infláveis frontais, alarme antifurto, controle elétrico dos vidros traseiros, ajuste de altura do banco do motorista, Iluminação no porta-malas, para-choques na cor do carro e barras de teto.

Quem optar pelo Dynamique leva freios antitravamento (ABS), faróis de neblina, encosto de cabeça para o quinto ocupante (falta o cinto de três pontos para ele), rodas de alumínio, banco traseiro bipartido 60:40, computador de bordo, iluminação no porta-luvas, ajuste elétrico dos retrovisores, volante e pomo de câmbio revestidos em couro, retrovisores e barras de teto cromados e rádio/toca-CDs com MP3, conexões USB/Ipod/auxiliar, interface Bluetooth e comando na coluna de direção. O 2,0-litros inclui câmbio de seis marchas (quatro no automático) e o 4WD vem ainda com rodas pretas e para-choques com dois tons. A única opção para os Dynamiques é revestimento em couro. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 6/10/11

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados