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Remodelado, o Nissan Frontier traz bom desempenho e
melhorias que o deixam mais perto dos automóveis

Texto e fotos: Gino Brasil

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Versão intermediária da linha feita no Paraná, a SE traz de série o que é opcional na XE e vem com o mesmo motor, o 2,5 turbodiesel de 144 cv

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O interior bem desenhado, que oferece bom nível de conforto mesmo no banco traseiro, vem com os equipamentos convenientes mais comuns

Trânsito congestionado, emissões poluentes, economia de combustível: toda essa conversa parece não existir para os picapes. Eles são grandes, ocupam um espaço bem maior que o de um automóvel — o que dá trabalho em qualquer manobra — e, com seus motores a diesel, emitem material particulado pelo escapamento. Em teoria, são feitos para trafegar em outros territórios: fazendas, cidades pequenas, estradas de terra.

No entanto, não parece ser essa a vontade do público consumidor, que cada vez mais enxerga nos picapes veículos para uso urbano. E os fabricantes respondem a esses anseios deixando-os mais próximos aos carros. O Nissan Frontier é um bom exemplo disso. Quando chegou ao Brasil na primeira geração, em 1998 (leia avaliação), era um utilitário sem maior preocupação com o conforto e o desempenho, aspectos que evoluíram, mas não muito, na versão brasileira de 2002 (leia). Na atual geração, que teve as primeiras unidades importadas da Tailândia até que a linha de produção nacional se adequasse ao novo modelo, essa tendência de urbanização está evidente.

O Frontier que é agora fabricado em São José dos Pinhais, PR agregou alguns itens ao modelo importado, como maior gama de cores (seis opções), mais duas versões de acabamento além da topo de linha que já existia, duas configurações do mesmo motor turbodiesel e opção entre tração 4x4 e 4x2. Além disso, passou a vir equipado em todas as versões com para-brisa degradê, rodas de alumínio de 16 pol com pneus 255/70, fechadura na tampa da caçamba e novo ângulo do encosto do banco traseiro, agora de 23° frente ao de 18° do picape importado.

O motor de quatro cilindros e 16 válvulas, equipado com turbocompressor e resfriador de ar, desloca 2.488 cm³. Quando equipa as versões XE e SE, desenvolve a potência de 144 cv e o torque de 36,3 m.kgf; já na versão de topo LE a potência vai a 172 cv e o torque a 41,1 m.kgf. A diferença ocorre em função da diferente calibração do sistema de gerenciamento do motor, da maior pressão do turbo e do sistema suplementar de refrigeração da turbina com óleo e água no LE. A versão avaliada foi a SE, com motor de 144 cv e caixa manual de seis marchas, única oferecida para essa versão (apenas a LE pode vir com câmbio automático de cinco marchas).

Externamente, o desenho do picape foi reformulado. A parte dianteira inspira-se no utilitário esporte Pathfinder, com faróis menores (de refletor único, o que poderia ser melhor), grade em três partes e para-choque pintado — evidenciando a urbanização do carro, já que a versão anterior o trazia cromado. Nas laterais, as portas dianteiras e traseiras têm desenho mais simétrico. Na traseira manteve-se a identidade do picape, com as lanternas verticais e o aplique de plástico na região da fechadura. A tampa agora é lisa e os emblemas cromados.

Internamente, a evolução se mantém. O painel ganhou desenho agradável, com ergonomia correta e boa posição dos comandos. Ressalva feita para o tamanho do quadro de instrumentos que, embora não prejudique a visão do motorista, é um tanto quanto diminuto frente ao conjunto. A destacar os dois porta-luvas, que não impedem a instalação da bolsa inflável para o passageiro. O maior ganho, contudo, foi dos passageiros do banco traseiro. Nos dianteiros os ocupantes já se acomodavam com conforto, mas os de trás sofriam. Agora, com maior entre-eixos, eles vão com conforto e espaço razoável para a cabeça, as pernas e os ombros. Mais ainda, sentem pouco os solavancos da suspensão traseira. Continua

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Data de publicação: 23/6/09

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