> No mercado europeu há
quatro versões de motor para o GLK: 220 CDI, de quatro cilindros
a diesel e 2,15 litros, com
turbocompressor de geometria variável, potência de 170 cv e
torque de 40,8 m.kgf; 300, nova denominação para o 280 aqui
avaliado; 350, com o V6 a gasolina de 3,5 litros, 272 cv e 35,7
m.kgf; e 350 CDI, com um V6 a diesel de 3,0 litros, turbo
variável, 224 cv e o ótimo torque de 54,9 m.kgf. As duas
unidades a gasolina contam com variação do
comando de válvulas e do
coletor de admissão e todas têm
quatro válvulas por cilindro. O quatro-cilindros é o único a
usar bloco de ferro fundido; os demais são de alumínio. A caixa
automática de sete marchas é padrão no modelo.
> Por usar a plataforma da geração atual (terceira) do Classe C,
o GLK conta com suspensão independente nas quatro rodas, sendo a
dianteira pelo conceito McPherson (não mais por braços
sobrepostos, como já foi habitual na marca) e a traseira
multibraço, ambos os eixos com estabilizador (saiba
mais sobre suspensões). Mesmo os freios traseiros usam
discos ventilados e, claro, há o aparato eletrônico esperado na
marca: sistema antitravamento (ABS),
assistência adicional em emergência,
controles de estabilidade e de
tração.
> A tração integral também repete o sistema 4Matic oferecido na
Europa no Classe C. O diferencial central mantém a repartição de
torque em 45% à frente e 55% à traseira em condições normais de
aderência. Se houver diferença de rotação (velocidade) entre as
rodas dianteiras e traseiras, o que é detectado pelos mesmos
sensores dos freios ABS, uma embreagem se acopla e a repartição
se torna fixa em 50:50, como se houvesse o bloqueio do
diferencial central.
Além disso, o sistema 4ETC percebe a perda de aderência de cada
roda e aciona o freio correspondente, para que a potência seja
transmitida à roda oposta do mesmo eixo e a roda sem aderência
não fique girando em falso. Isso vale não só para o
fora-de-estrada, mas também para o uso em pisos de baixa
aderência como neve e gelo. Se o coeficiente de atrito do piso
for identificado como abaixo de 0,3 (o que indica tráfego sobre
neve), o 4ETC estabelece o envio de mesma potência para ambas as
rodas do mesmo eixo, como em um bloqueio do diferencial
dianteiro ou do traseiro. Tal bloqueio, propriamente dito, não
existe no veículo, assim como caixa de transferência (redução). |
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> Mesmo que seja improvável alguém levar seu GLK ao
fora-de-estrada, os valores para esse fim são bons: ângulo de
entrada de 23°, de saída de 25°, ângulo central de 19°, altura
livre do solo de 201 mm e altura máxima de transposição de
alagados de 300 mm. |
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MOTOR -
longitudinal,
6 cilindros em V; bloco e
cabeçote de alumínio; duplo comando nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 88 x 82,1 mm. Cilindrada: 2.996
cm3. Taxa de compressão: 11,3:1. Potência máxima: 231 cv a
6.000 rpm. Torque máximo: 30,6 m.kgf de 2.500 a 5.000 rpm. Injeção multiponto sequencial.
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CÂMBIO
- automático, 7 marchas; tração integral permanente. Relações: 1ª)
4,38; 2ª) 2,86; 3ª) 1,92; 4ª) 1,37; 5ª) 1,00; 6ª) 0,82;
7ª) 0,73; diferencial, 3,92.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 8; 2ª) 12; 3ª) 17; 4ª)
24; 5ª) 33; 6ª) 41; 7ª) 46. |
FREIOS
- dianteiros e
traseiros a disco ventilado, ø ND; antitravamento (ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, ND. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, com
estabilizador; traseira, independente, multibraço, com estabilizador. |
RODAS
- 7,5 x 19 pol; pneus, 255/45 R 19. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,528 m; largura, 1,84 m; altura, 1,689 m; entreeixos,
2,755 m; bitola dianteira, 1,567
m; bitola traseira, 1,588 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,35; capacidade do tanque,
66 l; porta-malas,
450 l; peso, 1.830 kg. |
GARANTIA - Garantia,
2 ano sem limite de
quilometragem; informações de
fábrica, 0800 9709090. |
CARRO AVALIADO -
ano-modelo, 2009; pneus, Bridgestone Dueler H/P; quilometragem
inicial, 9.000 km. |
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