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As curvas de potência e torque do motor de 3,0 litros e um raio X do GLK, em que se vê o diferencial central pouco à frente do eixo traseiro

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O comportamento em curva surpreende quem espera só um utilitário: é fácil andar rápido com o Mercedes, apesar da lentidão do acelerador

O aspecto de perua, de carro de mamãe — acentuado quando a Mercedes fez um pré-lançamento no filme Sex and the City —, é só para enganar os desavisados. Quando se pega o GLK com essa intenção, o utilitário esporte fica na garagem e sai para a rua um automóvel com comportamento muito acima da média.

O GLK acelera bem e rápido, se comporta com maestria em altas velocidades, transmite segurança e demonstra que pode, como os demais modelos da marca, rodar horas a fio nas estradas alemãs sem limite de velocidade. Mas o melhor é tomar curvas com esse utilitário: ele parece um hatch grande e esportivo, e isso é um de seus trunfos. O carro contorna as curvas com precisão, o volante responde na medida certa — nem rápido nem leve demais — e os pneus só começam a cantar quando a diversão está muito acima do que as regras da boa convivência no trânsito julgam razoáveis. E, tanto pelo acerto de chassi quanto por ter tração integral, o carro é neutro: escorrega de modo uniforme quando se aplica potência nas saídas de curva, não somente no eixo dianteiro ou traseiro.

Como nada é perfeito, esse comportamento esportivo do GLK é prejudicado pelo tempo de resposta do acelerador: você pisa e a resposta demora a vir. E isso incomoda até na condução normal, do dia-a-dia. O que é uma pena porque a caixa, quando em modo manual, troca as marchas com rapidez e eficiência. Mesmo em operação automática, depois que a solicitação do pé direito é entendida e atendida, o câmbio faz as reduções necessárias com rapidez e precisão. Deixando isso de lado, o comportamento do GLK em estradas lisas e planas, sinuosas e esburacadas sempre se mostrou muito agradável. E não poderia faltar ampla dotação de segurança passiva, com bolsas infláveis frontais, laterais dianteiras e cortinas, além de encostos de cabeça ativos na frente e suporte Isofix para cadeiras infantis.

O GLK 280 chega para brigar com o consagrado BMW X3 e os recém-chegados Audi Q5 e Volvo XC60. Custando R$ 225 mil, não é barato, mas tem atributos que o tornam uma opção muito relevante na decisão entre esses utilitários.

Comentário técnico
> No mercado europeu há quatro versões de motor para o GLK: 220 CDI, de quatro cilindros a diesel e 2,15 litros, com turbocompressor de geometria variável, potência de 170 cv e torque de 40,8 m.kgf; 300, nova denominação para o 280 aqui avaliado; 350, com o V6 a gasolina de 3,5 litros, 272 cv e 35,7 m.kgf; e 350 CDI, com um V6 a diesel de 3,0 litros, turbo variável, 224 cv e o ótimo torque de 54,9 m.kgf. As duas unidades a gasolina contam com variação do comando de válvulas e do coletor de admissão e todas têm quatro válvulas por cilindro. O quatro-cilindros é o único a usar bloco de ferro fundido; os demais são de alumínio. A caixa automática de sete marchas é padrão no modelo.

> Por usar a plataforma da geração atual (terceira) do Classe C, o GLK conta com suspensão independente nas quatro rodas, sendo a dianteira pelo conceito McPherson (não mais por braços sobrepostos, como já foi habitual na marca) e a traseira multibraço, ambos os eixos com estabilizador (saiba mais sobre suspensões). Mesmo os freios traseiros usam discos ventilados e, claro, há o aparato eletrônico esperado na marca: sistema antitravamento (ABS), assistência adicional em emergência, controles de estabilidade e de tração.

> A tração integral também repete o sistema 4Matic oferecido na Europa no Classe C. O diferencial central mantém a repartição de torque em 45% à frente e 55% à traseira em condições normais de aderência. Se houver diferença de rotação (velocidade) entre as rodas dianteiras e traseiras, o que é detectado pelos mesmos sensores dos freios ABS, uma embreagem se acopla e a repartição se torna fixa em 50:50, como se houvesse o bloqueio do diferencial central.

Além disso, o sistema 4ETC percebe a perda de aderência de cada roda e aciona o freio correspondente, para que a potência seja transmitida à roda oposta do mesmo eixo e a roda sem aderência não fique girando em falso. Isso vale não só para o fora-de-estrada, mas também para o uso em pisos de baixa aderência como neve e gelo. Se o coeficiente de atrito do piso for identificado como abaixo de 0,3 (o que indica tráfego sobre neve), o 4ETC estabelece o envio de mesma potência para ambas as rodas do mesmo eixo, como em um bloqueio do diferencial dianteiro ou do traseiro. Tal bloqueio, propriamente dito, não existe no veículo, assim como caixa de transferência (redução).
> Mesmo que seja improvável alguém levar seu GLK ao fora-de-estrada, os valores para esse fim são bons: ângulo de entrada de 23°, de saída de 25°, ângulo central de 19°, altura livre do solo de 201 mm e altura máxima de transposição de alagados de 300 mm.
 
Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 6 cilindros em V; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 88 x 82,1 mm. Cilindrada: 2.996 cm3. Taxa de compressão: 11,3:1. Potência máxima: 231 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 30,6 m.kgf de 2.500 a 5.000 rpm. Injeção multiponto sequencial.

CÂMBIO - automático, 7 marchas; tração integral permanente. Relações: 1ª) 4,38; 2ª) 2,86; 3ª) 1,92; 4ª) 1,37; 5ª) 1,00; 6ª) 0,82; 7ª) 0,73; diferencial, 3,92. Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 8; 2ª) 12; 3ª) 17; 4ª) 24; 5ª) 33; 6ª) 41; 7ª) 46.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado, ø ND; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, ND.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, com estabilizador; traseira, independente, multibraço, com estabilizador.
RODAS - 7,5 x 19 pol; pneus, 255/45 R 19.
DIMENSÕES - comprimento, 4,528 m; largura, 1,84 m; altura, 1,689 m; entreeixos, 2,755 m; bitola dianteira, 1,567 m; bitola traseira, 1,588 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,35; capacidade do tanque, 66 l; porta-malas, 450 l; peso, 1.830 kg.
GARANTIA - Garantia, 2 ano sem limite de quilometragem; informações de fábrica, 0800 9709090.
CARRO AVALIADO - ano-modelo, 2009; pneus, Bridgestone Dueler H/P; quilometragem inicial, 9.000 km.

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