Best Cars Web Site

Para mamães com espírito esportivo

Clique para ampliar a imagem

Apesar da aparência familiar e da capacidade fora-de-estrada,
Mercedes-Benz GLK 280 tem o comportamento de um bom carro

Texto e fotos: Gino Brasil
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

As linhas retas dão ar discreto ao GLK e até o fazem parecer antigo; já os faróis de xenônio e as rodas de 19 pol transmitem modernidade

É fato que os utilitários esporte — dos mais acessíveis aos mais luxuosos — se tornaram parte integrante das ruas e estradas de todo o mundo. Em função disso, receberam melhorias e variações ao longo dos anos para atender a públicos mais diversos, muitos deles sem nenhuma intenção de tirar o veículo do asfalto, mas interessados em seu aspecto robusto, sua imagem aventureira e sua imponência no trânsito.

A Mercedes-Benz é uma das marcas com maior tradição nesse segmento, em que estreou há 40 anos com o jipe Classe G, muito cultuado na Europa. No Brasil, o mais conhecido deles é o Classe M, no mercado desde o fim da década de 1990 e já na segunda geração. Seguindo a nomenclatura do G, a Mercedes criou o GL, um grande utilitário com foco no mercado norte-americano, de enorme espaço interno e sete lugares com conforto. Como opção menor e mais acessível, os alemães lançaram no exterior no ano passado o GLK, em que o K de Kompact informa que o modelo é o compacto da linha. Em março a empresa fez a estreia do GLK no mercado brasileiro.

Quando se vê o modelo pela primeira vez, nem sempre se cria simpatia por seu desenho. Todo baseado em formas retas, com uma linha de cintura baixa que deixa o teto com aspecto de ser muito alto, chega a parecer um utilitário de concepção mais antiga e não um lançamento, ainda mais se comparado ao belo e curvilíneo Classe M. Mas basta prestar a atenção a suas linhas para que elas pareçam mais palatáveis. As formas retas estão em toda parte, mas denotam uma harmonia que começa a se mostrar simpática. A Mercedes divulga que esse padrão de desenho deverá ser a palavra de ordem nos próximos utilitários esporte da marca. Segundo pesquisas feitas pelos alemães, esse tipo de linhas é o que melhor representa a robustez do tipo de veículo e a identidade da estrela de três pontas nesse segmento. Vamos ver com o tempo se as pesquisas estavam certas ou não.

A frente do GLK mostra um desenho interessante, em que a grade se destaca tomando quase a totalidade da largura do carro. Ela transmite robustez e esportividade, até porque a estrela de três pontas está inserida na grade, como nos esportivos da marca. Os faróis (com lâmpadas de xenônio para ambos os fachos, sendo o refletor do baixo elipsoidal) lembram muito os do Classe C e invadem também pela parte superior uma parte do capô. O para-choque é marcado, como não poderia ser diferente, pelos traços retos, tanto em seu formato quanto nos detalhes nele inseridos, como os locais dos faróis de neblina e as entradas de ar.

A traseira não é expoente em criatividade, mas também não compromete. Ela é composta pelas lanternas de grandes dimensões nas extremidades inferiores da traseira com uma tampa de desenho quadrado. O para-choque acompanha as linhas restas e traz embutido o par de luzes de neblina. De se ressaltar as saídas do escapamento que, para não destoar do resto do carro, também são quadradas. A lateral talvez seja sua porção mais marcante, com destaque ao longo capô. O perfil retilíneo não impede um bom coeficiente aerodinâmico (Cx) para o tipo de veículo, 0,35. Continua

> Equipamentos de série e opcionais
> Simulação de desempenho
> Comentário técnico
> Ficha técnica

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 4/7/09

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade