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O padrão retilíneo deixa o ambiente interno antiquado, mas a tradição da marca está presente no ótimo acabamento e boa posição de dirigir

O ajuste elétrico dos bancos nas portas, excelente como de hábito, e o ar-condicionado de três zonas, cujos comandos estão baixos demais

As linhas da carroceria são tão retas que o capô praticamente não tem inclinação em relação à linha de cintura, formando um pequeno ângulo como o para-brisa, ao contrário do usual nos últimos anos. Essa linha reta traçada pelo capô define a linha de cintura do GLK e faz uma divisão clara entre a parte superior e a inferior. Ainda na lateral se destacam as belas rodas de alumínio de 19 pol. Dentro da proposta de linhas retas, o veículo inteiro segue esse padrão, até em detalhes de desenho como bagageiro, entradas de ar no para-choque, saídas de escapamento e luzes de neblina. A única ressalva fica para as maçanetas das portas e os locais onde estão instaladas, que são arredondados e destoam do conjunto.

Internamente, o acabamento refinado típico dos Mercedes está presente. O cheiro do couro domina a cabine, o carpete alto se faz presente em todo o piso e chama atenção a qualidade dos materiais. Os plásticos têm encaixe perfeito e textura muito agradável ao tato, sem esquecer a disposição dos comandos que, com ressalvas, estão bem localizados e têm leitura e compreensão muito fácil. Os apliques cromados e de metal fosco vêm em locais e quantidade corretos, demonstrando o bom gosto com que o carro foi decorado.

As linhas retas proliferam ainda mais no interior, só que não produzem o mesmo efeito que no exterior: o aspecto geral do painel parece antigo. O desenho dos difusores de ar, por exemplo, é simples para um carro desse nível. O quadro de instrumentos é bem legível e conta com computador de bordo em posição exemplar, no centro do velocímetro, mas o conjunto é envolto por um painel de desenho reto demais, assim como o mostrador multifunção na área central do painel, que tem seu comando pelo “mouse” no console central, logo à frente do apoio de braço.

O GLK acomoda quatro pessoas com conforto. O quinto ocupante senta-se bem, com espaço de pernas e ombros adequado, mas o túnel de transmissão no assoalho atrapalha bastante a acomodação das pernas. O compartimento de bagagem é apenas razoável (450 litros), mesmo com a ajuda do estepe compacto, que vem vazio e deve ser inflado no momento do uso por um compressor que acompanha o carro. O ar-condicionado tem três zonas para motorista, passageiro ao lado e passageiros do banco traseiro, que têm a opção de escolher a velocidade e a temperatura independentes dos demais, mas os comandos poderiam estar em posição um pouco mais alta.

Outro senão, talvez o que mais incomoda, é a posição da alavanca de acionamento das luzes de direção e que, como habitual na marca, também comanda o limpador de para-brisa. Quando ela está desligada, não fica ao alcance dos dedos e logo atrás do raio do volante, pois está bem abaixo dessa região. Para piorar a situação, os comandos de controlador e limitador de velocidade — agrupados em uma alavanca como é praxe nos Mercedes — ficam bem nessa linha, levando o motorista a acioná-los sem querer quando pretende sinalizar uma mudança de pista, por exemplo. É algo que deveria ser revisto.

Tais falhas ofuscam pouco a boa posição de dirigir, que conta com amplos recursos de regulagens elétricas e três memórias. Os bancos são confortáveis e ajustados com facilidade, assim como o volante que conta com regulagem de altura e distância. Em conjunto com os bons retrovisores externos (o esquerdo também é fotocrômico, assim como o interno), o motorista se instala com conforto e segurança no carro. Destaques à boa visibilidade, ao quadro de instrumentos muito claro e ao computador de bordo simples e intuitivo de operar, com comandos no volante — e que informa consumo em km/l se desejado, o que não acontece com alguns carros nacionais. Pelo visor no centro do velocímetro também se ajusta a programação das funções do computador e do carro em geral. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/S   Controles de áudio no volante S
Ajuste de apoio lombar mot./pas. S/S Direção assistida S
Ajuste do volante em altura/distância S/S Faróis de neblina S
Ajuste elétrico dos retrovisores S Freios antitravamento (ABS) S
Alarme antifurto/controle a distância S/S Imobilizador eletrônico S
Aquecimento S Limpador/lavador do vidro traseiro S
Ar-condicionado/controle automático S/S Luzes de leitura diant./tras. S/S
Bancos/volante revestidos em couro S/S Luz traseira de neblina S
Bolsa inflável mot./pas./laterais/cortinas S/S/S/S Rádio com toca-CDs/MP3 S/S
Câmbio automático S Relógio S
Comando interno do porta-malas S Repetidores das luzes de direção S
Computador de bordo S Rodas de alumínio S
Conta-giros S Terceira luz de freio S
Controlador automático de velocidade S Teto solar/comando elétrico ND
Controle de tração/estabilidade S/S Travamento central das portas S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável
Preços
Básico R$ 225.000   Como avaliado R$ 225.000
Completo R$ 225.000 www.mercedes-benz.com.br
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