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Características da marca que exigem hábito: seleção manual entre as sete marchas, feita para os lados, e duas alavancas à esquerda do volante

O monitor central serve também ao sistema de áudio, cuja qualidade impressiona; a capacidade de bagagem, contudo, é mediana: 450 litros

O sistema de áudio merece um comentário a parte. De qualidade excepcional, reproduz MP3, tem capacidade para seis discos no painel, possui controles no volante e sistema Bluetooth de interface para telefone celular (com conexão fácil e rápida e qualidade de som da ligação muito boa, além de permitir a transferência da agenda telefônica). Há ainda entrada auxiliar no porta-luvas, que poderia ser mais elaborada: além de não ser do tipo USB, o acesso ao item auxiliar pelo motorista é difícil e o rádio não comanda o equipamento ali conectado.

Comportamento esportivo   Logo na saída, percebe-se que o V6 de 3,0 litros com quatro válvulas por cilindro é um motor bem disposto e bem dimensionado para o GLK, pois o empurra com vontade. Essa versão intermediária na gama, e por enquanto a única disponível no Brasil, produz potência de 231 cv a 6.000 rpm e torque de 30,6 m.kgf a baixas 2.500 rpm. Os méritos de o carro de 1.830 kg se mover com tamanha naturalidade deve ser compartilhado com a excelente caixa automática 7G-Tronic de sete marchas, que aproveita bem a potência do motor em qualquer condição de rodagem e efetua trocas rápidas e suaves, praticamente imperceptíveis.

Há dois modos de operação, Comfort e Sport, o segundo efetuando as trocas em rotações mais altas. A única ressalva fica para as trocas manuais feitas comandando a alavanca lateralmente, com movimentos para a direita para subir e à esquerda para reduções. Talvez fosse melhor seguir o padrão de frente-trás, mas com um pouco de atenção o motorista se acostuma a essa configuração. Esse conjunto motriz despeja a potência nas quatro rodas o tempo todo, já que a tração integral é permanente (saiba mais sobre técnica). O mais interessante do sistema é que no GLK ele não está calibrado levando-se em consideração somente as situações de fora-de-estrada. É que este Mercedes tem outra faceta que se mostra aos poucos, mas é muito interessante: ele leva a denominação “esporte” do tipo de veículo um pouco mais a sério do que outros modelos do gênero.

A calibração da tração integral também considera as reações do carro quando conduzido como todo entusiasta gosta. Com isso, a eletrônica embarcada dá uma grande ajuda ao comportamento dinâmico. Somado à eficiente arquitetura da suspensão, as suspeitas de que a Mercedes pensou em algo mais nesse carro ficam mais evidentes. A combinação já começa a despertar o diabinho ao lado da orelha e, quando se põem à prova as enormes rodas de 19 pol com pneus Bridgestone Dueler H/P 255/45, confirma-se a má intenção dos alemães na construção desse carro — mas aquela má intenção que adoramos. Continua

Simulação de desempenho
A simulação elaborada pelo consultor Iran Cartaxo apontou desempenho até melhor que o indicado pelo fabricante. O GLK chegou a 215,2 km/h em quinta marcha com o motor "cheio", 450 rpm acima da rotação de potência máxima. A sexta vai só até 207 km/h e a sétima a 197 km/h, pois o arrasto aerodinâmico é bastante alto nesse utilitário: o Cx 0,35, multiplicado pela área frontal estimada de 2,85 m2, resulta em 0,99. Não é à toa que ele consome 40 cv a 120 km/h constantes, contra cerca de 30 cv de um automóvel.

Portanto, o câmbio de sete marchas tem cinco reais e duas de economia. A sétima não é tão longa quanto poderia (a 120 km/h está a 2.650 rpm), mas ainda permitiria chegar a 300 km/h se houvesse potência para isso. Acelerar de 0 a 100 km/h levou 9,3 segundos, boa marca para um veículo tão pesado, e as retomadas foram também rápidas. O consumo é alto, como as características do carro impõem, mas a tecnologia empregada no motor V6 e as sete marchas contribuem para o valor aceitável de 8,5 km/l no ciclo rodoviário.
 
Dados do fabricante
Velocidade máxima 210 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,8 s
Consumo médio cidade/estrada 9,8 km/l
Velocidade máxima 215,2 km/h
Regime à velocidade máxima (5ª.) 6.450 rpm
Regime a 120 km/h (7ª.) 2.650 rpm
Potência a 120 km/h 40 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,3 s
Aceleração de 0 a 400 m 16,7 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 30,5 s
Retomada de 80 a 120 km/h (drive) 6,6 s
Retomada de 60 a 100 km/h (drive) 5,2 s
Consumo em cidade 5,2 km/l
Consumo em estrada 8,5 km/l
Consumo a 60 km/h constantes 9,1 km/l
Consumo a 80 km/h constantes 9,5 km/l
Consumo a 100 km/h constantes 8,3 km/l
Consumo a 120 km/h constantes 7,3 km/l
Conheça o simulador e os ciclos de consumo
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