Best Cars Web Site

A gregos e troianos

Clique para ampliar a imagem

Dez anos depois da chegada do modelo ao Brasil,
o Ka muda por inteiro para ampliar seu público

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O novo estilo tem menos personalidade, mas agrada bastante, com destaque para o interessante conjunto formado por vidro lateral e posterior e coluna traseira

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Os faróis não têm mais duplo refletor e desapareceram os repetidores de direção; bonitas as lanternas traseiras

O Ford Ka era inconfundível, dono de linhas exclusivas, criadas pelo estilista francês Claude Lobo (pronuncia-se lobô) e que surpreenderam o mundo quando foi lançado, no Salão de Paris de 1996 (leia história). E surpreenderam também o mercado brasileiro, ao chegar aqui apenas seis meses depois. Eram de fato formas ousadas e únicas.

Apresentado nesta sexta-feira (14/12), o novo Ka não é apenas estratégia de chamar de "novo" algo que não é, como se costuma observar, pois se trata realmente de outro carro. O gerente de Design da Ford, João Marcos Ramos, chefiou a equipe que fez um belo trabalho. O novo Ka exibe linhas agradáveis, modernas e robustas, inserindo-o em nosso tempo com perfeição. Se perdeu a personalidade de ser exclusivo, ganhou a de ser um carro altamente desejável. Atrai de verdade, mesmo existindo em versão de três portas apenas, como antes — embora a Ford já deva estar preparando uma versão de cinco, apesar de jurar de pés juntos que não.

Uma olhada com mais cuidado revela detalhes interessantes, como a grande porta traseira para acesso ao compartimento de bagagem que desce além do pára-choque, tornando bem mais fácil a carga/descarga; a base dos grupos óticos traseiros que avança pela lateral; um leve vinco sobre as janelas traseiras que evocam velocidade; e o vidro do vigia curvo, conferindo-lhe visual esportivo. Sobre o vidro, um discreto defletor aloja a terceira luz de freio. Visto de lado, o conjunto coluna/vidro lateral traseiro/vigia é diferente do que existe e salta à vista.

A dianteira segue o atual traço da marca com a grade de três lâminas, incorporada ao pára-choque. Este, como o traseiro, vem na cor da carroceria desde a versão básica. Mas a Ford não deveria ter retirado os repetidores laterais das luzes de direção, que no básico anterior já não existiam, mas vinham nas versões superiores. Ainda mais que as luzes dianteiras ficam no lado interno dos faróis, junto à grade, posição que impede serem vistas por quem está ao lado do carro — falha comum a Fox e Celta. Também se foi o duplo refletor dos faróis, por questão de custo.

Continuam a existir duas opções, de 1,0 e 1,6 litro, só que agora — afinal — os motores são flexíveis, deixando a linha Ka de ser a única somente a gasolina entre os automóveis fabricados no Brasil. Pelo que se viu da apresentação, o fabricante parece mesmo disposto a ganhar mercado, apesar da intenção de ficar em 5.000 unidades por mês. A comercialização começa no final de janeiro ou início de fevereiro e dá o ponta-pé inicial do ano-modelo 2009 na marca. Com preços que vão de R$ 25.190 a R$ 31.790 para versão 1,0, está muito bem posicionado no mercado. Vai bater de frente com as versões de três portas de Celta (R$ 25.886), Gol (R$ 26.091) e Palio Fire (R$ 25.830).

Vêm de série travas elétricas, controle remoto para portas e tampa traseira com botão de pânico, travamento automático ao atingir 15 km/h, alarme de ultra-som e abertura elétrica da tampa traseira com interruptor no painel.  O 1,6 parte de R$ 31.800 e traz os mesmos itens do 1,0, mais direção assistida hidráulica e rodas de 14 pol com pneus 175/65. Pode chegar a R$ 36.390 com opcionais como ar-condicionado, bolsas infláveis frontais (indisponíveis no 1,0) e rodas de alumínio. Rodas de aço de 13 pol com calotas integrais aparafusadas são de série no 1,0 com pneus 165/70. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 15/12/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados