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Os motores 1,0 e 1,6-litro são enfim flexíveis e ganham potência; com baixo peso, o Ka 1,0 permanece bem ágil

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Ponto a corrigir: sem estabilizador dianteiro, a Ford exagerou na firmeza da suspensão e afetou o conforto

No breve teste da fábrica de São Bernardo do Campo até o hotel em São Paulo que serviu de base para o lançamento, dirigindo a versão 1,0, pôde-se sentir que o novo Ka está certo em todas as definições, menos uma: a suspensão é muito dura. Mesmo considerada a falta de estabilizador (o que exige molas dianteiras menos elásticas para limitar a rolagem), parece ter havido exagero nos parâmetros de molas e amortecedores. Informou a Ford que a resistência à torção do eixo traseiro foi até aumentada — equivale a ter estabilizador atrás. Como a produção mal começou, há tempo de acertar esse detalhe.

Contudo, se a suspensão causa certo desconforto, por outro lado o novo Ka continua a se comportar como carro de corrida, tal a precisão e resposta de direção e a maneira como se sente à vontade abusando nas curvas. Dificilmente um motorista será apanhado de surpresa ao entrar numa curva mais rápido do que deve. A excelência de comportamento (que seria pouco afetada com um rodar algo mais confortável) é resultado de um dos últimos trabalhos do engenheiro galês da Ford, Richard Parry-Jones, que se aposentou recentemente e esteve no Brasil para dar a "receita" da suspensão e direção do novo Ka. Parry-Jones, que era diretor de desenvolvimento de chassi da Ford mundial, é considerado o melhor "acertador de chassi" da indústria de todos os tempos. Sua marca está indelevelmente registrada em todos os Fords produzidos nos últimos 20 anos, dentre eles Escort, Fiesta, Mondeo e Focus.

Os motores são os mesmos do Fiesta 2008, com pequena variação de potência por questão de instalação no compartimento. No 1,0 não mudou a potência com álcool, mas perdeu 1 cv com gasolina. Desenvolve 70 e 73 cv, na ordem. Já o 1,6 ficou sem 3 cv (gasolina) e 1 cv (álcool), com 102 e 110 cv, na ordem. Pequena variação em torque também, com a curiosidade de que no 1,6 o pico baixou para 2.500 rpm apenas com álcool. Como os pesos são quase iguais (mais 12 kg que no Ka anterior), o desempenho se manteve praticamente inalterado.

O 1,0 avaliado responde bem ao acelerador (veja os dados oficiais de desempenho na ficha técnica) e a 120 km/h são 4.000 rpm, rotação elevada, mas sem que o ruído do motor invada tanto o interior, resultado do bom isolamento. Com o ganho de potência e torque, foram alongados diferencial e relações de quarta e quinta nas duas versões. A Ford não informou o consumo de combustível, limitando-se a mostrar comparações em base 100 que indicam ser o novo Ka mais econômico do que os concorrentes, em alguns casos até 10%.

De tudo o que se viu, uma coisa é certa: o novo Ka vai incomodar a concorrência. Atributos não lhe faltam e seu estilo, capaz de despertar paixões, tende a agradar a gregos e troianos, em uma vasta aceitação que seu antecessor nunca desfrutou.

Ficha técnica
    Ka 1,0 Ka 1,6
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 68,7 x 67,4 mm 82,1 x 75,5 mm
Cilindrada 999 cm3 1.598 cm3
Taxa de compressão 12,8:1 12,3:1
Potência máxima (gas.) 70 cv a 6.000 rpm 102 cv a 5.500 rpm
Potência máxima (álc.) 73 cv a 6.000 rpm 110 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas.) 9,0 m.kgf a 4.750 rpm 15,0 m.kgf a 2.500 rpm
Torque máximo (álc.) 9,4 m.kgf a 4.750 rpm 15,8 m.kgf a 4.250 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5 / dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) não
DIREÇÃO
Assistência hidráulica (opcional no 1,0)
Diâmetro de giro 9,6 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
RODAS
Rodas 5 x 13 pol 5,5 x 14 pol
Pneus 165/70 R 13 175/65 R 14
DIMENSÕES
Comprimento e largura 3,836 m / 1,641 m
Altura e entreeixos 1,42 m / 2,452 m
Capacidade do tanque e porta-malas 45 l / 263 l
Peso 905 kg 942 kg
DESEMPENHO
  gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 157 km/h 160 km/h 174 km/h 178 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 15,7 s 15,5 s 12,4 s 11,5 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

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