Embalagem compacta longa-vida
O pequeno
Ka surgiu com formas originais e completou |
|
|
Há vários casos, no mercado europeu sobretudo, de modelos que cresceram
a cada geração a tal ponto que, anos mais tarde, passa a "caber" outro
carro em um segmento inferior, com as mesmas dimensões da primeira
geração daquele que ganhou porte. Na linha Volkswagen alemã, por
exemplo, o Golf cresceu a ponto de o
Polo ter superado as dimensões do Golf
original. E o Polo também aumentou e deu espaço nos 90 ao
Lupo — menor que ambos, mas quase do tamanho do Golf de 20 anos
antes. |
O conceito
com formas ovaladas e faróis circulares, de 1994, e o conversível
A primeira pista de que a Ford trabalhava no projeto era dada no
Salão de Genebra de 1994: já com o nome escolhido — que na mitologia
egípcia representa o espírito de cada ser humano —, era exposto um
carro-conceito de linhas originais e simpáticas, que usavam
elementos circulares e ovais por toda parte, dos faróis ao vidro
traseiro. Era naquele período a tendência de estilo da marca, que
chegaria a extremos com o Taurus
americano de 1995, um carro que só não ganhou pneus ovais porque
teria problemas de dirigibilidade... |
Esboços do Ka
já dentro do estilo New Edge, com muitas arestas, mas ainda A
nova aparência da frente teve sua receptividade avaliada por outro
carro-conceito, o pequeno conversível
Ghia Saetta, desenhado pelo
famoso estúdio italiano e apresentado no Salão de Turim daquele ano. O
público não sabia, mas a frente daquele estudo era praticamente um
retrato do que surgiria em setembro no evento de Paris: o Ka em sua
versão de produção. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 17/3/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |