Um Ford para os Jetsons
Futurista
e familiar, o Taurus tinha a receita certa para tomar o |
|
|
Estados Unidos, 1985. O país vivia uma euforia de seus valores. As
crises, distúrbios e contestações dos anos 60 e 70 passavam longe e até
já eram motivo de piadas. O presidente Ronald Reagan agradava mais em
Washington que em seus anos em Hollywood, enquanto o império comunista,
liderado pela União Soviética, estava prestes a se desmantelar com a
chegada de Mikhail Gorbatchev ao poder. O futuro parecia promissor,
apoiado na impressão de que o American way of life, o estilo
americano de viver, era um caminho certo para o progresso. |
O antecessor: derivado do Fairmont da década de 1970, o LTD (aqui em versão perua) e seu estilo conservador só acentuaram o aspecto inovador do Taurus |
No
mundo do automóvel, esse futuro chegava mais cedo na Ford, que
apresentou um revolucionário modelo intermediário para 1986. O Taurus
foi o que todo fabricante espera alcançar quando se propõe a inovar.
Sua revolução foi aceita não só sem resistência, como também com
enorme entusiasmo. Isso muito se deve à disposição da Ford de recriar
com ousadia dois dos tipos mais tradicionais de automóvel — o sedã de
quatro portas e a perua de cinco para a família —, respeitando alguns
de seus preceitos tradicionais. Se há dois carros americanos
fundamentais dos anos 80, um é a linha de minivans da Chrysler e o
outro o Taurus. |
As formas do novo Ford surpreenderam os EUA em 1985: linhas suaves e arredondadas, frente sem grade, ampla área envidraçada |
Por volta de 1980 a gasolina estava mais cara, a competição dos importados cada vez mais acirrada, a fatia de mercado da Ford mais fina, seus produtos quase todos envelhecidos. Ainda por cima, havia novos regulamentos do governo e a crise interna entre Henry Ford II e Lee Iacocca, que levou este último a deixar a Ford e salvar a Chrysler. Nesse cenário foi dada a largada ao projeto Sigma, um modelo médio para os padrões americanos e com tração dianteira, que deveria igualar ou superar as qualidades dos concorrentes em estilo, engenharia e desempenho. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 24/12/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |