



A frente, toda
remodelada, segue o novo padrão Kinetic da Ford européia e traz um
ar mais robusto ao Fiesta; os faróis passam a usar duplo refletor,
mas na traseira as mudanças são poucas e não se estendem ao sedã |
Depois da boa safra entre 2002 e 2003, quando o segmento recebeu oito
lançamentos e reestilizações (Corsa, Fiesta, Polo, Clio, Fit, C3, Fox e
Palio), os carros pequenos nacionais entraram em estagnação. Só alguns
retoques visuais e a adoção de motores flexíveis tentavam movimentar a categoria, até que os modelos
começaram a envelhecer e a pedir renovação. Em setembro passado veio o
Polo remodelado e no fim de
fevereiro chega o novo Palio. No meio deles, é a vez da
Ford com mudanças no Fiesta.
Seguindo o padrão americano, ele antecipa para janeiro a estréia do
ano-modelo 2008. O trabalho de estilo, exclusivo do modelo brasileiro (o
europeu teve alterações mais
discretas na linha 2006), limita-se à frente, com novos faróis, grade,
pára-choque, capô e pára-lamas. Maiores e com uma ponta que se estende
para trás, os conjuntos óticos passam — enfim — a ter
duplo refletor e as luzes de direção na
parte externa, mais visíveis a quem está ao lado do carro, mas continuam
ausentes as repetidoras laterais dessas luzes. O capô tem mais
vincos e a grade, bem como as
tomadas de ar inferiores, assume formato retangular.
Dentro do novo padrão de estilo da Ford européia, chamado de Kinetic
(cinético) e já adotado na minivan S-Max,
entre outros, o objetivo de adicionar robustez parece atingido. Já na traseira, notar
as mudanças exige atenção: um adorno no pára-choque e lanternas com as
seções de ré e direção maiores, em tom claro em vez de fumê. Isso só no
hatch, pois o sedã fica inalterado. Ainda não foi desta vez que a Ford
aplicou refletores em altura adequada no pára-choque, como no modelo
europeu. Segundo a fábrica, o coeficiente
aerodinâmico é o mesmo de antes.
Se a renovação externa é bem-vinda em um carro lançado há quase cinco
anos, o interior realmente pedia evolução em sua excessiva simplicidade
de acabamento. O resultado deve atender às
principais reclamações. O novo painel tem aspecto mais moderno, com
plástico de textura mais agradável (apenas aparência, porém, já que o
material ainda é rígido) e a parte inferior em tom cinza claro. A versão
superior (Trend) traz a seção
central e os aros dos difusores de ar em prateado. Os difusores, aliás, são um destaque, com aletas como
as do Fiat Doblò e o controle direcional feito pelos aros. Boa novidade
é o comando remoto poder abrir e fechar os vidros de fora do carro,
como no Focus. Continua |