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De dentro para fora

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Mais que pela nova frente, o Fiesta 2008 atrai pelo interior
agradável, mas que ainda tem um caminho a percorrer

Texto: Fabrício Samahá - Fotos do autor e divulgação
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A frente, toda remodelada, segue o novo padrão Kinetic da Ford européia e traz um ar mais robusto ao Fiesta; os faróis passam a usar duplo refletor, mas na traseira as mudanças são poucas e não se estendem ao sedã

Depois da boa safra entre 2002 e 2003, quando o segmento recebeu oito lançamentos e reestilizações (Corsa, Fiesta, Polo, Clio, Fit, C3, Fox e Palio), os carros pequenos nacionais entraram em estagnação. Só alguns retoques visuais e a adoção de motores flexíveis tentavam movimentar a categoria, até que os modelos começaram a envelhecer e a pedir renovação. Em setembro passado veio o Polo remodelado e no fim de fevereiro chega o novo Palio. No meio deles, é a vez da Ford com mudanças no Fiesta.

Seguindo o padrão americano, ele antecipa para janeiro a estréia do ano-modelo 2008. O trabalho de estilo, exclusivo do modelo brasileiro (o europeu teve alterações mais discretas na linha 2006), limita-se à frente, com novos faróis, grade, pára-choque, capô e pára-lamas. Maiores e com uma ponta que se estende para trás, os conjuntos óticos passam — enfim — a ter duplo refletor e as luzes de direção na parte externa, mais visíveis a quem está ao lado do carro, mas continuam ausentes as repetidoras laterais dessas luzes. O capô tem mais vincos e a grade, bem como as tomadas de ar inferiores, assume formato retangular.

Dentro do novo padrão de estilo da Ford européia, chamado de Kinetic (cinético) e já adotado na minivan S-Max, entre outros, o objetivo de adicionar robustez parece atingido. Já na traseira, notar as mudanças exige atenção: um adorno no pára-choque e lanternas com as seções de ré e direção maiores, em tom claro em vez de fumê. Isso só no hatch, pois o sedã fica inalterado. Ainda não foi desta vez que a Ford aplicou refletores em altura adequada no pára-choque, como no modelo europeu. Segundo a fábrica, o coeficiente aerodinâmico é o mesmo de antes.

Se a renovação externa é bem-vinda em um carro lançado há quase cinco anos, o interior realmente pedia evolução em sua excessiva simplicidade de acabamento. O resultado deve atender às principais reclamações. O novo painel tem aspecto mais moderno, com plástico de textura mais agradável (apenas aparência, porém, já que o material ainda é rígido) e a parte inferior em tom cinza claro. A versão superior (Trend) traz a seção central e os aros dos difusores de ar em prateado. Os difusores, aliás, são um destaque, com aletas como as do Fiat Doblò e o controle direcional feito pelos aros. Boa novidade é o comando remoto poder abrir e fechar os vidros de fora do carro, como no Focus. Continua

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Data de publicação: 31/1/07

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