

Só a parte inferior em tom
claro alegra o painel da versão First, que usa o preto nos instrumentos
e na seção central

Com discreto aumento de
preços, o Fiesta 2008 chega bem preparado para enfrentar a concorrência,
que logo contará com a reformulação de Palio e Siena |
Tanto o hatch quanto o sedã vêm em três versões de acabamento. A básica,
disponível só com motor 1,0, é escassa em equipamentos de série — apenas
conta-giros, relógio, imobilizador e iluminação no porta-luvas e no
porta-malas — e oferece opção por aquecedor ou ar-condicionado. Então
vem a First, com banco bipartido, lavador e desembaçador traseiros (hatch),
que pode ser acrescida de ar-condicionado, direção assistida e controle
elétrico dos vidros dianteiros e travas das portas.
O nível superior, Trend, traz de série o grupo
ar/direção/vidros/travas e mais comando elétrico do porta-malas. Se o
motor for 1,6, é possível adicionar revestimento em couro e
veludo, rodas de alumínio (de 14 pol como as de série), alarme, ajuste
elétrico dos retrovisores e rádio/toca-CDs, que não tem função
MP3. O último pacote para o Trend 1,6,
com freios antitravamento (ABS) e bolsas infláveis frontais, acrescenta quase R$ 15 mil ao preço de entrada.
Os valores sugeridos (veja tabela abaixo) subiram pouco
e de forma não linear: o hatch básico 1,0, por exemplo, passou de R$ 29.320
para R$ 29.990, aumento de 2,3%, enquanto o sedã First 1,6 variou apenas de R$
35.890 para R$ 36.020 (só 0,3%). Na prática essas diferenças podem ser maiores,
pois as concessionárias vinham praticando descontos expressivos na linha
2007. O interesse do mercado, é claro, vai decidir o preço efetivo do
novo modelo.
Já em idade avançada para os padrões mundiais, mas com perspectiva de
longa vida no mercado brasileiro, o Fiesta chega à maturidade com boa
parte de seus problemas resolvidos. Ainda cativa mais em
movimento que em uma análise estática, mas evoluiu bastante neste
aspecto. Resta saber como ficarão os concorrentes em suas previstas
renovações e como o modelo da Ford se sairá diante deles, algo a ser
conferido nos futuros comparativos. |