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Só a parte inferior em tom claro alegra o painel da versão First, que usa o preto nos instrumentos e na seção central

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Com discreto aumento de preços, o Fiesta 2008 chega bem preparado para enfrentar a concorrência, que logo contará com a reformulação de Palio e Siena

Tanto o hatch quanto o sedã vêm em três versões de acabamento. A básica, disponível só com motor 1,0, é escassa em equipamentos de série — apenas conta-giros, relógio, imobilizador e iluminação no porta-luvas e no porta-malas — e oferece opção por aquecedor ou ar-condicionado. Então vem a First, com banco bipartido, lavador e desembaçador traseiros (hatch), que pode ser acrescida de ar-condicionado, direção assistida e controle elétrico dos vidros dianteiros e travas das portas.

O nível superior, Trend, traz de série o grupo ar/direção/vidros/travas e mais comando elétrico do porta-malas. Se o motor for 1,6, é possível adicionar revestimento em couro e veludo, rodas de alumínio (de 14 pol como as de série), alarme, ajuste elétrico dos retrovisores e rádio/toca-CDs, que não tem função MP3. O último pacote para o Trend 1,6, com freios antitravamento (ABS) e bolsas infláveis frontais, acrescenta quase R$ 15 mil ao preço de entrada.

Os valores sugeridos (veja tabela abaixo) subiram pouco e de forma não linear: o hatch básico 1,0, por exemplo, passou de R$ 29.320 para R$ 29.990, aumento de 2,3%, enquanto o sedã First 1,6 variou apenas de R$ 35.890 para R$ 36.020 (só 0,3%). Na prática essas diferenças podem ser maiores, pois as concessionárias vinham praticando descontos expressivos na linha 2007. O interesse do mercado, é claro, vai decidir o preço efetivo do novo modelo.

Já em idade avançada para os padrões mundiais, mas com perspectiva de longa vida no mercado brasileiro, o Fiesta chega à maturidade com boa parte de seus problemas resolvidos. Ainda cativa mais em movimento que em uma análise estática, mas evoluiu bastante neste aspecto. Resta saber como ficarão os concorrentes em suas previstas renovações e como o modelo da Ford se sairá diante deles, algo a ser conferido nos futuros comparativos.

Os preços
Hatch básico 1,0 R$ 29.990
Hatch First 1,0 R$ 30.600
Hatch Trend 1,0 R$ 35.610
Sedã básico 1,0 R$ 31.880
Sedã First 1,0 R$ 32.490
Sedã Trend 1,0 R$ 37.500
 
Hatch First 1,6 R$ 34.090
Hatch Trend 1,6 R$ 39.710
Sedã First 1,6 R$ 36.020
Sedã Trend 1,6 R$ 41.640
Preços sugeridos, sem
opcionais, vigentes em 30/1/07
Ficha técnica
Fiesta Trend 1,6 sedã
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,07 x 75,5 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 12,3:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 105,2 cv a 5.500 rpm (gas.), 111 cv a 5.500 rpm (álc.). Torque máximo: 14,8 m.kgf a 4.250 rpm (gas.), 15,8 m.kgf a 4.250 rpm (álc.).
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - assistida, de pinhão e cremalheira.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, eixo de torção.
RODAS - 14 pol; pneus, 175/65 R 14.
DIMENSÕES - comprimento, 4,20 m; largura, 1,76 m; altura, 1,49 m; entreeixos, 2,49 m; capacidade do tanque, 54 l; porta-malas, 478 l; peso, 1.128 kg.
Desempenho e consumo
  gas. álc.
Velocidade máxima 174 km/h 180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,4 s 11,7 s
Consumo médio cidade/estrada 14 km/l 9 km/l
Dados do fabricante

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