Best Cars Web Site

Quase falando alemão

Clique para ampliar a imagem

A Volkswagen lança o Polo com alterações estéticas
iguais às do europeu, mas sem mudanças mecânicas

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Uma ampla reforma na frente, mudanças mais sutis na traseira, e o desenho de 2002 se atualiza para tentar conquistar para o Polo uma maior fatia do mercado

Em um evento que pode ser considerado grandioso frente às alterações que o carro sofreu, a Volkswagen lançou no Brasil o Polo reestilizado em versões sedã e hatch. A apresentação à imprensa, em Águas de São Pedro, SP, contou com avaliação em estradas de diferentes perfis e na pista de testes da Bridgestone Firestone, em Piracicaba. Ao contrário do que tem ocorrido em vários lançamentos, foi bastante tempo ao volante... de um modelo sem alterações mecânicas.

Ficou evidente o motivo de um evento desse porte. A VW quer chamar a atenção para o Polo, pois pretende aumentar em 30% suas vendas. Por sua faixa de preço, esse é um produto importante em sua linha de veículos, mas não vem apresentando o desempenho desejável no mercado. O hatch é apresentado nas versões 1,6 básica e 1,6 Sportline, e o sedã, em 1,6 básico, 1,6 Comfortline e 2,0 Comfortline. O preço sugerido inicial do hatch 1,6 é de R$ 40 mil, o mesmo da versão antiga, ao passo que o sedã 1,6 teve o preço reduzido em R$ 1,2 mil para R$ 42 mil. Os das demais versões não foram informados.

A parte dianteira ganhou novos faróis, capô, pára-lamas e pára-choque para seguir as linhas do modelo alemão, alterado em abril do ano passado. Os faróis mantêm os dois refletores, porém reunidos em uma única peça, que lembra a do conversível Eos e abriga as luzes de direção. Interessante é a lâmpada do farol com o símbolo da VW. O capô agora contém dois vincos, da base do pára-brisa até o pára-choque, compondo com esta peça a nova identidade da marca, que forma um "V" na dianteira. Os pára-lamas trazem um leve vinco em sua parte superior, acompanhando a linha de cintura do carro, o que torna a peça mais harmoniosa.

Todas essas alterações o deixaram mais bonito e com um aspecto mais robusto, algo que talvez faltasse ao Polo antigo, que transmitia a sensação de ser mais pacato. As alterações na traseira foram menores, mas ajudam a conferir uma mudança de ares. O vidro traseiro do hatch aumentou de tamanho, assumindo na base o formato de um suave "V", o que implicou alteração na estamparia da tampa. Em ambas as versões as lanternas são formadas por elementos circulares, nos moldes da SpaceFox, seguindo a tendência da marca.

No hatch a lanterna contém um único círculo, que traz as luzes de posição e freio, com as de direção e marcha à ré logo embaixo. No sedã há dois elementos circulares, cada um responsável por um grupo de luzes. As versões dotadas de luz de neblina traseira perdem uma luz de ré, como acontece em outros modelos do mercado.  Os emblemas de identificação passaram do alto da tampa para sua parte inferior e na traseira do Sedan foi adicionado um pequeno defletor.

Na parte interna as alterações foram sutis. A VW mudou a padronagem dos tecidos de revestimento dos bancos, alterou a grafia dos instrumentos, adotou um novo rádio/CD com MP3 de maiores dimensões e outro volante (revestido em couro, assim como o pomo de câmbio), de excelente pega, nas versões Sportline e Confortline. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 14/9/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados