




Uma ampla reforma na frente,
mudanças mais sutis na traseira, e o desenho de 2002 se atualiza para
tentar conquistar para o Polo uma maior fatia do mercado
|
Em
um evento que pode ser considerado grandioso frente às alterações que o
carro sofreu, a Volkswagen lançou no Brasil o Polo reestilizado em
versões sedã e hatch. A apresentação à imprensa, em Águas de São Pedro,
SP, contou com avaliação em estradas de diferentes perfis e na pista de
testes da Bridgestone Firestone, em Piracicaba. Ao contrário do que tem
ocorrido em vários lançamentos, foi bastante tempo ao volante... de um
modelo sem alterações mecânicas.
Ficou evidente o motivo de um evento desse porte. A VW quer chamar a
atenção para o Polo, pois pretende aumentar em 30% suas vendas. Por sua
faixa de preço, esse é um produto importante em sua linha de veículos,
mas não vem apresentando o desempenho desejável no mercado. O hatch é
apresentado nas versões 1,6 básica e 1,6 Sportline, e o sedã, em 1,6
básico, 1,6 Comfortline e 2,0 Comfortline. O preço sugerido inicial do
hatch 1,6 é de R$ 40 mil, o mesmo da versão antiga, ao passo que o sedã
1,6 teve o preço reduzido em R$ 1,2 mil para R$ 42 mil. Os das demais
versões não foram informados.
A parte dianteira ganhou novos faróis, capô, pára-lamas e pára-choque
para seguir as linhas do modelo alemão, alterado em abril do ano
passado. Os faróis mantêm os dois refletores, porém reunidos em uma
única peça, que lembra a do conversível
Eos e abriga as luzes de direção. Interessante é a lâmpada do farol
com o símbolo da VW. O capô agora contém dois vincos, da base do
pára-brisa até o pára-choque, compondo com esta peça a nova identidade
da marca, que forma um "V" na dianteira. Os pára-lamas trazem um leve
vinco em sua parte superior, acompanhando a linha de cintura do carro, o
que torna a peça mais harmoniosa.
Todas essas alterações o deixaram mais bonito e com um aspecto mais
robusto, algo que talvez faltasse ao Polo antigo, que transmitia a
sensação de ser mais pacato. As alterações na traseira foram menores,
mas ajudam a conferir uma mudança de ares. O vidro traseiro do hatch
aumentou de tamanho, assumindo na base o formato de um suave "V", o que
implicou alteração na estamparia da tampa. Em ambas as versões as
lanternas são formadas por elementos circulares, nos moldes da SpaceFox,
seguindo a tendência da marca.
No hatch a lanterna contém um único círculo, que traz as luzes de
posição e freio, com as de direção e marcha à ré logo embaixo. No sedã
há dois elementos circulares, cada um responsável por um grupo de luzes.
As versões dotadas de luz de neblina traseira perdem uma luz de ré, como
acontece em outros modelos do mercado. Os emblemas de
identificação passaram do alto da tampa para sua parte inferior e na
traseira do Sedan foi adicionado um pequeno defletor.
Na parte interna as alterações foram sutis. A VW mudou a padronagem dos
tecidos de revestimento dos bancos, alterou a grafia dos instrumentos,
adotou um novo rádio/CD com MP3 de
maiores dimensões e outro volante (revestido em couro, assim como o pomo
de câmbio), de excelente pega, nas versões Sportline e Confortline.
Continua |