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Nova geração do Citroën C5, mais convencional, tem atributos
para cair ainda mais no gosto de mercados como o nosso

Texto: Bob Sharp - Fotos: Patrick Legros e divulgação

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Tanto o sedã (não mais de cinco portas) quanto a perua estão mais convencionais, até com algum ar alemão na traseira, mas não deixam dúvidas: os novos C5 ficaram muito atraentes e cativam os olhos

Quando o Citroën C5 foi lançado no Salão de Paris de 2000, seguido pela perua em março do ano seguinte, estava claro que a marca francesa fundada em 1919 almejava atingir novos patamares. Fez isso começando pelo segmento M2, o dos veículos médios — o mais disputado no mercado europeu —, e causou sensação pela modernidade e beleza de suas linhas, a par de outros traços característicos da marca, como a suspensão hidropneumática ativa e amplo espaço interno e para bagagem, com porta-malas de 470 litros.

Mas quase oito anos se passaram e, mesmo tendo havido reestilização em 2004, mostrada também em Paris, uma mudança era necessária. Foi o que aconteceu em janeiro deste ano, no Salão de Bruxelas, mas reprisado com toda a pompa no Salão de Genebra, aberto ao público no dia 6 e ainda em andamento, estendendo-se até o próximo domingo, 16. O Best Cars esteve em Lisboa na semana passada para a apresentação à imprensa do novo C5 sedã. A perua — agora chamada de Tourer em vez de Break, mostrando intenção clara de internacionalização da marca — não foi oferecida à imprensa para avaliação, mas estava no estande da Citroën em Genebra.

O novo C5 começa a ser vendido no Brasil em novembro e virá apenas na versão Exclusive 2,0-litros com caixa automática, com preço previsto entre R$ 90 mil e R$ 95 mil, segundo a Citroën do Brasil. A Tourer fica para o primeiro trimestre do ano que vem e deverá custar R$ 98 mil. A decisão de não importar mais o V6 3,0-litros prende-se a razões de preço, por custar cerca R$ 30 mil mais, disse o presidente da fábrica brasileira, Sérgio Habib. Ele lembrou a diferença de alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados acima de 2,0 litros, que passa de 13% para 27,5%, como um dos fatores do encarecimento.

O grande sedã, que continua um seis-janelas, mostra agora linhas mais atualizadas e visto de traseira guarda semelhança com o estilo alemão, ficando com visual bem mais robusto. O vidro de trás é ligeiramente côncavo, visto antes no C6, e o do pára-brisa possui raio de curvatura maior agora, já que o anterior não agradava a muitos por ser quase plano. A distância entre eixos aumentou 6,5 centímetros, para 2,81 metros, mas o porta-malas sofreu pequena redução, para 467 litros, isso sem estepe e com kit de reparos; com roda-reserva, 429 litros.

Importante mudança é que o C5 deixa de ser um cinco-portas, pois o vidro não mais acompanha a tampa. Suas dobradiças são do tipo tradicional ("pescoço de ganso"), embora ocultadas por revestimento sólido para evitar danos às bagagens ao ser fechada. Um sistema por pantógrafo com certeza seria apreciado. O comprimento total aumentou apenas 3,4 cm, para 4,78 m, e a aerodinâmica permanece com o mesmo e bom Cx 0,29. Como a largura aumentou de 1,78 m para 1,86 m, mas a altura diminuiu (de 1,47 para 1,45 m), o resultado final praticamente não mudou. O tanque de combustível passou de 66 para 71 litros. Mudança ainda nas rodas. Antes somente de 16 polegadas, agora há também de 17, 18 e 19 pol (estas com a motorização superior somente, a V6), com pneus de medida, na ordem, 225/60, 225/55, 245/45 e 245/40.

O C5, tanto quanto o anterior, prima pelo ótimo espaço interno para todos os ocupantes. O comprador pode escolher entre dois tipos de bancos dianteiros: bem-estar e dinâmico, estes com mais apoio lateral, uma boa idéia. E diante do motorista, o volante tem o cubo fixo, repetindo o já visto no C4 Continua

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Data de publicação: 12/3/08

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