Com maior entreeixos que o
hatch e uma traseira imponente, o C4 Pallas deve agradar pelo desenho
O espaço interno é dos
maiores da categoria e o porta-malas, se não supera a concorrência, está
bem situado |
Lançado no Salão de Paris de 2004, o Citroën C4 — como costuma ocorrer
com os carros da marca — surpreendeu. Um dos destaques
do modelo, bem no jeito Citroën de fazer as coisas, foi o inovador volante
com cubo fixo, em que apenas o aro se movimenta. Foi lançado como
hatchback de três e cinco portas, o primeiro deles já vendido no Brasil
em versão VTR.
Agora, da fábrica de El Palomar, região de Buenos Aires, sai o sedã de quatro portas C4 Pallas, lançado primeiro na China como
C-Triomphe.
Embora com início de comercialização no Brasil só
em setembro, já está à venda na Argentina e de malas prontas para chegar
à Espanha. Pallas,
nome já usado numa versão do DS 35 anos atrás, refere-se a Pallas Atena, deusa-símbolo da verdade e
da sabedoria na mitologia grega.
Como vem ocorrendo na indústria, em que carros de um segmento invadem o
superior, o C4 é um M1 ou médio-pequeno (Astra, Focus, Corolla, Civic,
Mégane) pelo padrão europeu, mas tem dimensões de M2 ou médio-grande
(Vectra, Fusion, Camry, Accord, Laguna). Seu entreeixos de 2,71 metros —
10 centímetros maior que o do hatch — permite essa leitura, combinado
com o comprimento de 4,77 m, a largura de 1,77 m e a altura de 1,51 m. O
motor de 2,0 litros, com duplo comando, 16 válvulas e 143 cv (o mesmo do
Citroën C5 e do Peugeot 307), traz variador
de fase na admissão. Com caixa manual de cinco ou automática
seqüencial de quatro marchas, o C4 Pallas pesa de 1.366 a 1.405 kg.
Aqui será vendido nas versões GLX e Exclusive. Os preços
começam em R$ 65 mil (GLX manual) e passam a R$ 70.290 (GLX automático),
R$ 71.690 (Exclusive manual) e R$ 77 mil (Exclusive automático). O
Exclusive automático com Pack Tecnologique opcional, que traz
duas bolsas infláveis laterais e duas de cortina, alarme,
controles de estabilidade e de tração e
banco do motorista com ajuste elétrico, vai a R$ 81 mil.
Portanto, o C4 Pallas é mais um forte contendor no segmento que tem
Corolla, Vectra, Civic, Mégane, Focus, Fusion, Jetta, 307 Sedan e
Sentra. A Citroën está apostando com razão no sucesso do sedã, tanto que
projeta a venda de 2.000 unidades por mês. Para isso tomou medidas como
garantia total de três anos e de 12 anos contra corrosão, ampliação da
rede de concessionárias (deve chegar a 92 no fim do ano; era de 60 há
dois anos) e preço fixo das revisões programadas (a cada 10.000 km ou um
ano) até 60.000 km.
Muito espaço
Além de
chamativo e criativo, mas sem radicalismos de linhas, o Pallas traz
farto espaço para pessoas e bagagem. A amplitude para todos os ocupantes
chama a atenção. Um motorista de 1,80 m de altura, com o banco ajustado,
terá atrás de si um passageiro bem acomodado, com os joelhos longe de
seu encosto; três sentados atrás não se espremem. O porta-malas de 513
litros conta com banco traseiro rebatível 1/3-2/3, o que eleva a
capacidade para 1.215 litros. As dobradiças da tampa são
pantográficas.
O GLX é fartamente dotado:
freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS),
distribuição eletrônica e
auxílio em emergência; bolsas infláveis
frontais; computador de bordo com indicação do nível de óleo e de
manutenção; limitador e controlador de
velocidade; rádio/CD com MP3 e
comandos no cubo do volante; ajustes de altura e lombar no banco do
motorista; ajuste elétrico dos faróis e retrovisores; controle elétrico
dos vidros um-toque; ar-condicionado com
distribuição traseira e banco traseiro bipartido, entre outros.
Continua |