Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

O interior peculiar do C4: volante com cubo fixo, em que só o aro gira, e painel com todos os mostradores digitais

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O câmbio automático permite mudanças seqüenciais, mas poderia ter cinco marchas; ar-condicionado de duas áreas vem no Exclusive, e áudio com MP3, em ambos

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Na primeira avaliação, boas impressões com acerto de suspensão e direção e desempenho do motor de 143 cv

O Exclusive acrescenta sensores auxiliares de estacionamento dianteiro e traseiro; revestimento em couro dos bancos (veludo no GLX), volante e pomo da alavanca de câmbio; faróis e limpador de pára-brisa automáticos; retrovisores rebatíveis; ar-condicionado digital de duas áreas de ajuste e faróis de neblina, entre outros itens. Opcionais, apenas pintura metálica para as duas versões (cinco cores no total) e faróis bixenônio com fachos direcionais para o Exclusive. Estes giram até 15 graus para dentro da curva (8 graus o externo). Em ambos, as rodas de alumínio usam pneus Pirelli P6000 em medida 215/55-16, bem mais adequada que a 195/65-15 do VTR.

Ao volante   Andamos um pouco com o Pallas no entorno de Campinas, SP, e já se pode afirmar que é um carro muito bem projetado. No Exclusive com câmbio automático o desempenho do motor de 143 cv, com torque de 20,4 m.kgf, empurra muito bem a versão de 1.405 kg, já que são 9,8 kg/cv de relação peso-potência. O fabricante informa torque de 17,3 m.kgf (85% do máximo) já a 2.000 rpm, o que significa 50 cv a essa rotação. Ainda não foram divulgados, porém, os dados oficiais de aceleração e velocidade máxima.

As quatro marchas suprem as necessidades, mas uma quinta viria baixar a rotação em viagem e reduzir o consumo (a 120 km/h são 3.000 rpm). O gerenciamento eletrônico "aprende" o estilo de dirigir do motorista e se adapta a ele. Como em outros modelos do grupo, a caixa tende a reter e reduzir marchas quando se deixa de acelerar, para gerar freio-motor. Se desejado, podem-se efetuar as trocas manualmente pela alavanca (toque para frente para subir, para trás para reduzir marcha).

No mostrador bem à frente do motorista, dominado pelo conta-giros de escala gráfica da esquerda para a direita, de cristal líquido, a marcha em uso no momento — escolhida pela caixa automática — é indicada. Um mostrador no alto e no centro do painel com lâmina translúcida recebe a luz externa num ótimo efeito, mantém a mesma luminosidade à noite por luz artificial e informa velocidade (digital) e as mais diversas informações, como computador de bordo, temperatura ajustada e outras. Os bancos abraçam bem o corpo e o volante é ajustável em altura e distância. Ambos os espelhos externos são convexos.

A assistência variável da direção eletroidráulica está na medida certa em todas as faixas de velocidade. A resposta dos pneus de 215 mm de seção transversal encontra todo o respaldo na suspensão, que na traseira usa eixo de torção e traz estabilizador em ambos os eixos, como no C4 VTR. A calibragem está no compromisso ideal entre estabilidade e conforto, mantendo-se no Pallas a fama de estável da marca. A altura do solo 10 mm maior em relação à versão para a Argentina, para menor vulnerabilidade ao infernal piso brasileiro, não afetou de maneira significativa o comportamento em curva.

No entanto, a Citroën informou que na versão de caixa manual houve encurtamento de 15% no diferencial em relação à dos argentinos, o que o Best Cars lamenta (houve a mesma modificação no VTR em relação à versão européia, sem bom resultado). A conferir, numa próxima avaliação completa, o efeito dessa "tropicalização" no Pallas. Outra providência para o mercado brasileiro será uma versão flexível em combustível no próximo ano.

O Pallas é um carro moderno, tem o agradável sabor de novidade mundial como a maioria dos concorrentes e deve atrair o consumidor que aprecia automóveis com bom DNA. Um veículo prático, que tem em seu interior diversos lugares para se guardar de tudo (até os óculos), uma útil gaveta sob o banco do passageiro dianteiro e até rede para fixar objetos no porta-malas — mas faz falta a faixa degradê no pára-brisa.

E traz ainda o perfumador de ambiente integrado ao painel, com três fragrâncias escolhidas pela perfumista francesa Maison Robertet — para quem não gosta do admirável cheiro de carro novo.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85 x 88 mm. Cilindrada: 1.997 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 143 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 20,4 m.kgf a 4.000 rpm.
CÂMBIO - automático, 4 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência eletroidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 16 pol; pneus, 215/55 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 4,77 m; largura, 1,77 m; altura, 1,51 m; entreeixos, 2,71 m; capacidade do tanque, 60 l; porta-malas, 513 l; peso, 1.405 kg.
Dados do fabricante; desempenho e consumo não disponíveis

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade