
O comando no console pode ser
girado, pressionado e inclinado para diversas funções do carro; no
ar-condicionado, quatro zonas de ajuste

No quadro de instrumentos
tradicional, o mostrador de consumo (sob o conta-giros) agora digital e
a indicação (seta) do sistema de navegação


Os monitores para o banco
traseiro exibem TV, DVD e navegação; no console vêm entradas para
aparelhos auxiliares, de uso independente |

Até o anacrônico indicador analógico de consumo instantâneo está lá, só
que agora em um mostrador digital, em que pode ser substituído por outra
informação ou mesmo desligado. Quando se deixa de acelerar, o alternador
aproveita para funcionar e o marcador entra na faixa de recarga da
bateria. E o termômetro do motor, eliminado na geração anterior, voltou.
Se ajustes de banco e volante são importantes para uma boa posição de
dirigir, o 550i leva nota 10 por antecipação: podem-se regular altura e
inclinação do assento, apoio para as coxas, reclinação e concavidade do
encosto (isto é, sua curvatura do ponto alto ao baixo), intensidade e
altura do apoio lombar, posição dos apoios laterais e altura do encosto
de cabeça, além de altura e distância do volante, tudo mediante comando
elétrico e estendido ao banco do passageiro! Há ainda duas memórias para
todo esse leque de posições e as dos retrovisores. O único ajuste manual
é o das laterais do apoio de cabeça, como em alguns aviões.
Soma-se a posição correta dos pedais (sem deslocamento excessivo à
esquerda, apesar do túnel central de transmissão) e a densidade perfeita
da espuma dos bancos e o conforto é garantido. Do volante de três raios
aos comandos da coluna de direção — que, assim como a alavanca de
câmbio, voltam à posição original após acionados em vez de ficar fora
dela durante todo o uso —, tudo foi bem desenhado em nome da
funcionalidade.
O ar-condicionado conta com quatro zonas de ajuste de temperatura, sendo
duas para os passageiros do banco traseiro; difusores de ar nas colunas
centrais para aqueles ocupantes e recirculação ativada de acordo com a
qualidade do ar admitido. Pode-se até programar a ventilação ou o
aquecimento para funcionar após certo número de horas sem que a ignição
esteja ligada. O teto solar tem amplas dimensões, embora cerca de 30%
dele não abram quando deslocado para trás. O sistema Auto Hold retém os
freios de forma automática no para-e-anda e nas saídas em aclive ou
declive.
Atração à parte é a central de comando, informação e entretenimento
I-Drive, que associa uma grande tela central elevada de cristal líquido,
de 10,2 polegadas, a um comando no console que pode ser movido, girado e
apertado, como uma versão evoluída dos mouses de computador (veja
as principais funções). Controla-se por ali praticamente tudo no
550i, como sistema de áudio (apenas seus comandos primários têm
repetição no painel do aparelho) e vídeo por DVD, sintonizador de TV
(como no caso do DVD, apenas o áudio continua quando o carro é posto em
movimento), telefonia por interface
Bluetooth, navegação e computador de bordo (que inclui nossa
indicação de consumo em km/l). Telefone, áudio e navegador podem ser
comandados também por voz.
Continua |