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O motor V8, peculiar pelos turbos no "V" entre os cilindros, usa resfriadores do tipo ar/água; a vista transparente mostra a direção e as suspensões
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Parte por parte: a direção com relação variável e rodas traseiras esterçantes, a suspensão dianteira de braços sobrepostos e a traseira multibraço

Teclas ajustam motor, câmbio, direção e suspensão em modos Normal, Conforto e Esporte; o controle de estabilidade pode ser desligado (Off)

 
Comentário técnico
> Já conhecido do meio utilitário esporte e meio cupê X6 e do Série 7, o motor V8 de alumínio do novo 550i recebe o código N63 e tem peculiaridades como os dois turbocompressores montados no vale do "V" entre as bancadas de cilindros. Além de uma montagem mais compacta do conjunto, sobretudo em largura, há o benefício da menor distância entre cada compressor (elemento do turbo que "empurra" ar para os cilindros) e o coletor de admissão.

> Os resfriadores de ar são do tipo ar/água, mais eficientes na redução da temperatura do ar de admissão que os do tipo ar/ar. Ao contrário do antigo 550i com o 4,8-litros de aspiração natural, o novo dispensa o sistema Valvetronic, em que a borboleta de aceleração é substituída pela variação de curso das válvulas de admissão. A injeção direta permite que a taxa de compressão seja um tanto alta para um motor turboalimentado: 10:1.

> Ao abrir o capô do Série 5, nota-se a montagem bastante recuada do motor, com sua maior parte atrás da linha do eixo dianteiro. Tradicional na BMW, essa disposição reflete o cuidado com obter uma distribuição de massas próxima da ideal (50% por eixo), com benefícios ao comportamento dinâmico. É também por isso que a marca, até hoje, jamais abriu mão de usar tração traseira nos carros que levam seu logotipo, embora haja expectativa por um compacto de tração dianteira para um futuro breve.

> O uso da caixa automática de oito marchas, duas a mais que na geração anterior do 550i, tem dois motivos. Um, baixar a rotação em velocidades de viagem: a 120 km/h caiu de já moderadas 2.250 rpm, em sexta, para apenas 1.750 rpm em oitava marcha. Outro, reduzir o intervalo entre as relações, deixando o escalonamento mais fechado. Com exceção da primeira pouco mais longa, toda as marchas foram encurtadas para que mais duas pudessem ser aplicadas. Com relações mais próximas, a atuação do conversor de torque — vilão da eficiência em caixas automáticas — fica ainda mais reduzida. Além disso, o fabricante ZF garante que a nova caixa não é mais volumosa nem mais pesada que a anterior.

> Entre as medidas para reduzir consumo e emissões poluentes, dentro do programa Efficient Dynamics (dinâmica eficiente) da BMW, o Série 5 usa um gerenciamento em que o alternador é desconectado nas acelerações intensas (para evitar consumo de potência) e mais usado nas desacelerações. Numa das versões a diesel oferecidas na Europa existe sistema de parada e partida automáticas do motor e, nas opções a gasolina menos potentes que o 550i, palhetas móveis direcionam mais ou menos ar para o radiador, de modo a reduzir o arrasto aerodinâmico em condições em que o máximo arrefecimento não é necessário.

> A suspensão dianteira abandona o conceito McPherson, que acompanhava o Série 5 desde a geração inicial de 1972, em favor de um sistema com braços sobrepostos como o que já equipava o Série 7. A exemplo da suspensão traseira, também multibraço, há amplo emprego de componentes em alumínio. O mesmo material é usado no capô e, pela primeira vez no modelo, nas portas, o que traz por si só uma redução de peso de 23 kg em relação às de aço.

> O Driving Dynamics Control, controle dinâmico de direção, é o sistema eletrônico que ajusta a atuação dos amortecedores. Segundo a BMW, é o primeiro do gênero em que a carga varia, de forma contínua e independente na compressão (quando o amortecedor se fecha) e na distensão (quando se abre). A reação do dispositivo é tão rápida que, se uma roda dianteira colher um buraco, há tempo para adaptação da suspensão antes que a traseira passe por ele — garante o fabricante. Pode-se também escolher entre os três modos de trabalho citados no texto principal: Conforto, Normal e Esporte, do mais macio ao mais firme.

> O 550i conta ainda com estabilizadores ativos: sensores monitoram a inclinação da carroceria e a central eletrônica faz atuar motores junto às barras, que então aumentam ou diminuem sua atuação nos eixos dianteiro e traseiro conforme as condições do terreno e a forma de dirigir.

> O sistema de direção tem relação variável (a resposta do volante para as rodas fica mais rápida ou mais lenta, conforme a velocidade e a condição de uso) e atuação também sobre as rodas traseiras, que esterçam em pequeno ângulo de até 2,5 graus. Os objetivos são dois: em velocidade de até 60 km/h, esterçá-las no sentido oposto ao das dianteiras para reduzir o diâmetro de giro; acima desse limite, ajudar a manter a aderência dos pneus traseiros em curvas rápidas, pois as quatro rodas então esterçam no mesmo sentido.

> Nos freios, funções já conhecidas de outros BMWs, mas dignas de nota. É o caso da compensação de perda de eficiência por superaquecimento, feita por meio de maior pressão no circuito hidráulico, e da secagem automática ao rodar por pisos molhados, obtida por um leve contato periódico entre pastilhas e discos.

Na mesma tela aparecem itens de verificação (como pressão dos pneus e nível de óleo), ajustes de parâmetros (os citados modos Conforto, Normal e Esporte, programação do alerta para excesso de velocidade, informações do quadro de instrumentos e outros), imagens da câmera traseira, gráficos dos sensores de estacionamento e o manual do proprietário. Isso mesmo: em uma primazia mundial segundo o fabricante, o dono de um Série 5 não precisa consultar o velho manual impresso, pois conta com uma versão digital com riqueza de detalhes, busca por palavra-chave e atalhos (links) para informações adicionais. É possível combinar funções na tela, como exibir o navegador ao lado de informações de áudio ou do computador de bordo.

O navegador em si já seria um show: a ampla e detalhada imagem pode ser apresentada de diferentes alturas, desde 25 metros até 200 quilômetros (suficiente para mostrar estados inteiros), e incluir imagens de satélite como as que do Google Earth. A seta para a próxima conversão aparece também no quadro de instrumentos. Pena que o único português disponível em todo o sistema seja o de Portugal, com seus travões e jantes (freios e rodas)... O sistema de áudio traz equalizador detalhado e conexões USB, auxiliar e para Ipod e pode copiar músicas para um disco rígido de 12 Gb integrado. A qualidade de som é excelente, com graves que chegam a surpreender.

Relaxe e aproveite   A versão vendida no Brasil não oferece alguns auxílios eletrônicos de outros mercados, como alerta para evasão da faixa de rolamento, aviso para veículo em ponto sem visibilidade e sistema de visão noturna com câmera térmica, que é capaz de apontar um pedestre em posição perigosa na via à noite (como no novo Audi A8). Também não há mais a projeção de informações no para-brisa, ou head-up display, que equipava o avaliado em 2006. Mesmo assim, o 550i traz recursos o bastante para que o motorista possa aproveitar a viagem com menos tarefas para executar.

O mais útil deles parece ser o controlador de velocidade adaptativo, que usa um radar no para-choque dianteiro com alcance de 50 metros para monitorar o tráfego à frente. Acionado o sistema pelos botões no volante, surge no painel um ideograma relativo à distância de segurança a ser mantida, regulável em quatro níveis. Então é só seguir o carro adiante, enquanto o 550i aumenta e reduz a velocidade para guardar espaço adequado, chegando a acionar os freios por si mesmo. O sistema pode ser usado em trajetos sinuosos, mas com o risco de se enganar quando o carro à frente sair de seu campo de radar em curvas.

O carro freia sozinho, mas não com toda a intensidade que pode ser necessária — a desaceleração máxima é de 3 m/s² por um máximo de 1,2 segundo. Se for o caso de frenagem mais intensa, o sistema emite alertas sonoro e visual para que o motorista assuma os freios. O monitor de distância pode ser usado mesmo sem ativação do controlador de velocidade. Nesse caso, além do nível de providências citado, há um para situações com menor risco de colisão, em que ele apenas emite alerta visual e prepara o circuito hidráulico dos freios para reação mais rápida quando o pedal for acionado.

De grande conveniência é o assistente de estacionamento, embora não seja novidade no mercado. Uma vez acionado, ao passar ao lado de vagas o monitor identifica se há espaço suficiente com folga de 1,20 metro. Quando a vaga é encontrada, o sistema movimenta o volante conforme as posições de veículos à frente e atrás, cabendo ao motorista o controle de aceleração, freios e eventual seleção entre drive e ré. Se quiser estacionar por si mesmo, o condutor conta com uma câmera acima da placa traseira, cuja tela sobrepõe à imagem linhas-guia para orientação, e com sensores de proximidade à frente e atrás que produzem indicações gráficas no painel.

À noite, os faróis de xenônio nos fachos alto e baixo — e até para a função de relampejar — produzem iluminação farta e eficiente. Contam ainda com facho autodirecional e pode-se usar ou não a luz diurna, composta por anéis de leds muito charmosos em torno dos refletores — mesmo local em que desde 2001 o Série 5 traz luzes de posição, os "olhos de anjo" tão copiados no mercado de personalização, função agora obtida quando os leds emitem apenas 10% de sua capacidade de luz. Outros apreciados elementos de segurança são os retrovisores externos com lente biconvexa, de ótimo campo visual.

A proteção em impactos abrange seis bolsas infláveis, sendo duas frontais, duas laterais dianteiras e duas cortinas para toda a área envidraçada lateral, e encostos de cabeça ativos nos bancos da frente. E o capô ergue-se 30 mm à frente e 50 mm atrás em caso de atropelamento para aumentar a proteção do pedestre, já que amplia o espaço de deformação acima do motor. Por falar em capô, o uso de dois fechos de segurança afasta o risco de abertura em velocidade na hipótese de liberação involuntária da trava no interior do carro. Continua

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