Não só a potência de 407 cv
impressiona, como o torque de 61,2 m.kgf constante desde rotações bem
baixa, que "empurra" bem seus 1.830 kg
Conforto, desempenho e
segurança em altas doses em um carro feito, desde o primeiro esboço,
para viagens em estradas de alta velocidade
A atuação da caixa de oito
marchas é irrepreensível; embaixo do amplo porta-malas (520 litros),
apenas a bateria, pois o carro não tem estepe
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No
banco traseiro do 550i, dois adultos de grande estatura encontram ótima
acomodação e dispõem de monitores de vídeo de 9,2 pol (para DVD ou TV)
individuais nos encostos de cabeça dianteiros, dotados de controle
remoto, entrada própria CD ou DVD e conexões diversas (para videogame, por exemplo). Pela tela eles podem
acompanhar a navegação e até sugerir ao motorista um novo endereço. Com
fones de ouvido, usam áudio e vídeo de maneira independente
do passageiro ao lado ou de quem viaja à frente.
Contudo, um terceiro ocupante tem de conviver com assento e encosto
desconfortáveis e o volumoso túnel central de transmissão (inerente à
tração traseira), além de deslocar seus colegas para uma posição
incômoda, pois o encosto é bastante curvo nas extremidades. Além disso,
o acesso a esse banco é algo prejudicado pela queda do teto inspirada em
cupês — a forma em prejuízo da função, como acontece em número cada vez
maior de sedãs.
Não foram esquecidas conveniências como volante que sobe para facilitar
entrada e saída do motorista, faróis e limpador de para-brisa
automáticos, porta-luvas refrigerado, cortinas contra sol no vidro
traseiro (elétrica) e nos das portas de trás (manuais), controle
elétrico dos vidros com função um-toque
para todos e temporizador, controle a
distância para abrir e fechar vidros e teto solar (este por último,
medida inteligente, pois se pode querer mantê-lo fechado ao abrir o
carro exposto ao sol intenso), iluminação do assoalho externo ao abrir
as portas, retrovisores com recolhimento elétrico, temporizador de
faróis, alerta individual para portas mal fechadas, banco traseiro
rebatível e bipartido em 60:40 e um foco de luz suave sobre o console
central.
Como nada é perfeito, o para-brisa traz uma faixa degradê muito clara,
inadequada a nosso clima; o espaço para pequenos objetos é bem modesto;
uma operação simples como passar à próxima faixa de áudio não tem comando
no volante; e a pintura do cofre do motor e do interior de capô e tampa
do porta-malas é em fundo sem verniz, economia que ofende em um carro
desse preço. Também esperávamos encontrar, como na geração passada, o
sistema pantográfico que fazia o braço direito do limpador de para-brisa
varrer uma área maior no canto superior do vidro, embora o esquema atual
não incomode.
Com a mesma capacidade do anterior (520 litros), o porta-malas é mais
que suficiente para a bagagem familiar. Aberta a tampa, encontra-se logo
o estojo com triângulo de segurança e (poucas) ferramentas. Como antes,
suas dobradiças são "pescoços de ganso", que consomem espaço, mas sem
risco de amassar a bagagem por haver local previsto e revestido para seu
deslocamento. Abaixo do assoalho, nada de estepe: os pneus podem rodar
furados por até 50 a 150 quilômetros, conforme a carga transportada. Naquele espaço fica a bateria, medida comum na marca
para ajudar na distribuição de peso.
Todo esse fantástico aparato vem embalado por uma carroceria atraente,
em que as linhas elaboradas pelo atual chefe de estilo da marca, o
holandês Adrian van Hooydonk, de certo modo evoluem aquelas apresentadas
em 2003 pelo norte-americano Chris Bangle. Na nova geração o Série 5
ganhou vincos, para um aspecto mais esportivo, mas conserva os
elementos-chave da marca como a grade dupla e a "Hofmeister kink", a
borda na parte final dos vidros laterais que acompanha seus sedãs e cupê
há décadas. Uma pena que coeficiente
aerodinâmico (Cx) 0,30 não seja expressivo — no anterior era 0,29,
hoje vigente em versões inferiores com pneus mais estreitos.
Tanto conforto, desempenho e segurança valem R$ 397 mil? Talvez não
quando se monta um carro idêntico nos Estados Unidos e se chega ao preço
público de US$ 72.775 ou R$ 120 mil pela cotação de R$ 1,65. Mas
aqui na impostolândia — e onde as margens de lucro são, sem dúvida, mais
gordas — o conjunto oferecido pela BMW é amplamente competitivo em sua
categoria, que inclui concorrentes de peso como
Mercedes-Benz E 500 Executive
(R$ 378 mil), Audi S6 Quattro (R$ 399 mil) e
Jaguar XF-R Supercharged (R$ 415 mil).
A bela Munique, capital do estado da Baviera, no sul da
Alemanha, parece uma fonte mágica quando o assunto é projetar automóveis que cativem os sentidos e
despertem entusiasmo em quem os dirige, sobretudo quando deixam cair a
máscara de sedãs comportados. Tarefas que o novo 550i, com sua adorável
dupla identidade, realiza com perfeição.
Continua |
MOTOR -
longitudinal, 8 cilindros em V a 90º; bloco e
cabeçotes de alumínio; duplo comando variável nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 89 x 88,3 mm. Cilindrada: 4.395
cm3. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 407 cv de
5.500 a 6.400 rpm. Torque máximo: 61,2 m.kgf de 1.750 a 4.500
rpm. Injeção direta, 2 turbocompressores, 2 resfriadores
de ar.
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CÂMBIO
- automático, 8 marchas; tração traseira. Relações: 1ª) 4,71; 2ª)
3,14; 3ª) 2,11; 4ª) 1,67; 5ª) 1,28; 6ª) 1,00; 7ª) 0,84; 8ª)
0,67; diferencial,
2,81.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 10; 2ª) 14; 3ª) 21; 4ª)
27; 5ª) 35; 6ª) 45; 7ª) 54; 8ª) 68. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 374 mm ø;
traseiros a disco ventilado, 345 mm ø; antitravamento (ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência elétrica;
diâmetro de giro, 11,9 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, braços sobrepostos, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, independente, multibraço, mola
helicoidal, estabilizador. |
RODAS
- dianteiras, 8,5 x 19 pol, pneus 245/40 R 19 Y; traseiras, 9 x 19 pol, pneus 275/35 R 19
Y. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,899 m; largura, 1,86 m; altura, 1,464 m; entre-eixos,
2,968 m; bitola dianteira, 1,6
m; bitola traseira, 1,627 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,30; capacidade do tanque,
70 l; porta-malas,
520 l; peso, 1.830 kg. |
GARANTIA - 2
anos sem limite de quilometragem; informações de fábrica, 0800
7073578. |
CARRO AVALIADO -
ano-modelo, 2011; pneus, Goodyear Excellence; quilometragem
inicial, 3.000 km. |
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