Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O motor V10 de 5,0 litros mostra soluções das pistas, caso do cárter seco, e obtém o torque máximo em quase toda sua faixa de operação

 
Simulação de desempenho
Por melhor que o BMW 550i e o M3 do ano passado tenham se saído, a expectativa era de que a RS6 Avant — mais pesadas que os sedãs, é verdade, mas muito mais potente — assumiria o trono de carro mais veloz e rápido que já passou pelas avaliações completas do Best Cars. E ela o fez com brilho.

Embora a versão para o Brasil traga um limitador de velocidade a 303 km/h, a máxima real não chegaria a tanto em piso plano e sem vento a favor: "apenas" 301,5 km/h, apontados na simulação do consultor Iran Cartaxo. Para isso basta usar a quinta marcha até o limite de giros de 6.700 rpm. A sexta, um tanto longa para esse fim, termina a 299 km/h com o motor 850 rpm abaixo da faixa de maior potência. Com um corte de rotação mais alto, como 7.000 rpm, a Audi poderia chegar perto de 310 km/h em quinta.

A atual sexta permite uma rodagem confortável, com meras 2.100 rpm a 120 km/h, velocidade na qual a potência consumida é algo elevada, 34 cv (ante apenas 29 cv nos dois modelos da BMW). A culpa recai sobre a aerodinâmica apenas mediana da RS6, com Cx 0,35, embora a tração integral imponha maiores perdas de energia.

Se o objetivo é acelerar, a tarefa é com ela mesma: 4,8 segundos de 0 a 100 (apenas 0,2 s acima do informado pela fábrica) e 16,5 s de 0 a 200 são marcas fabulosas, ainda mais para uma perua de duas toneladas. Assim como são as retomadas quase instantâneas, em que dobrar de 80 para 160 km/h requer só 6,8 s.

Depois dessa exibição de desempenho, não dava mesmo para esperar que a RS6 fosse econômica. Mesmo assim, os índices obtidos na simulação são coerentes aos do BMW M3, carro menor, mais leve, com 160 cv a menos e sem tração integral. Aqui, a combinação de turbos e injeção direta favoreceu a Audi.
 
Velocidade máxima 301,5 km/h
Regime à velocidade máxima (5ª.) 6.700 rpm
Regime a 120 km/h (6ª.) 2.100 rpm
Potência consumida a 120 km/h 34 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 4,8 s
Aceleração de 0 a 150 km/h 9,5 s
Aceleração de 0 a 200 km/h 16,5 s
Aceleração de 0 a 250 km/h 29,2 s
Aceleração de 0 a 400 m 13,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 23,1 s
Retomada 60 a 100 km/h em drive 2,7 s
Retomada 80 a 120 km/h em drive 3,1 s
Retomada 80 a 160 km/h em drive 6,8 s
Retomada 80 a 200 km/h em drive 12,9 s
Retomada 120 a 160 km/h em drive 3,7 s
Retomada 160 a 200 km/h em drive 6,1 s
Consumo em cidade 4,3 km/l
Consumo em estrada 7,2 km/l
Autonomia em cidade 311 km
Autonomia em estrada 520 km
Conheça o simulador e os ciclos de consumo
 
Dados do fabricante
Velocidade máxima 303 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 4,6 s
Consumo em cidade 4,9 km/l
Consumo em estrada 9,7 km/l
Consumos pelos ciclos e com combustível europeus

Ao contrário de nosso outro carro de aniversário, o confortável e superequipado 550i, a RS6 mostra um ambiente interno essencial, sem firulas, voltado a acelerar e nada mais. Claro que há conveniências como ar-condicionado automático de duas zonas, faróis e limpador de para-brisa automáticos, um completo computador de bordo, abertura e fechamento de vidros e teto solar a distância, freio de estacionamento com comando elétrico, câmera traseira para orientar manobras, sensores de estacionamento à frente e atrás, um sistema de áudio sofisticado com alto-falantes da renomada marca Bose e interface Bluetooth — e até controlador de velocidade. A pressão dos pneus é monitorada, embora não sejam do tipo que pode rodar vazio.

Entretanto, os elementos mais importantes são mesmo o banco feito para agarrar o motorista em seu lugar nas curvas, o volante incapaz de escapar das mãos com seu revestimento áspero, os pedais em posição ideal, o apoio de pé esquerdo bem definido ao lado deles e o botão prateado no console onde se lê Start.

E para que serve tudo isso? Calma, já vamos contar...

Carrossel serrano   Onde levar a RS6 para testá-la? Pista? Nenhuma disponível no período do teste. Espremê-la em autódromo nos daria um intenso prazer mas, para fins de avaliação, seria mais adequado o dia a dia de um carro normal e, para finalizar, uma viagem: uma estrada boa para ver do que ela é capaz e... curvas. Sim, porque aquelas grandes rodas calçadas por pneus de fazer inveja a muito carro de corrida pareciam clamar por serem abusados. Deixe conosco...

De São Paulo ao Vale do Paraíba, para uma visita à sede do Best Cars em Pindamonhangaba, foram pouco mais de 100 km em rodovias com boa pavimentação e... radares a rodo. Não, aqui não é a Alemanha, terra natal da RS6, e a Ayrton Senna — apesar do nome — não é uma pista de corrida. Nas autobahnen alemãs, as superestradas onde o limite de velocidade quem impõe é o senso comum e não a lei, a RS6 chega a 250 km/h limitada pela central eletrônica ou, se preferir seu dono, há um pacote opcional que acrescenta 30 km/h. Já a versão vendida no Brasil pode passar de 300 km/h.

Não chegamos perto disso — radar e juízo. Mas nem precisamos, pois a RS6 comunica imediatamente seu (mau) caráter assim que o motor é ligado. Pelas duas saídas ovais de escapamento em cada lado da traseira, o que sai é música clássica ou rock pesado — depende de quanto você aperta o pedal da direita. Na cidade, ronrona como um grande gato. Um fiozinho de acelerador e ela evolui, acompanhando Kombis e Towners batendo lata e você, ali, Bach em V10 menor. Se aparecer um AMG do lado, um M-qualquer-número, o gato vira tigre. E aí a encrenca é forte. Led Zeppelin, V10 metal, tão pauleira quanto pode ser o rock.

Leon, de seis anos, ao ouvir a RS6 acelerando, parada, exclamou: "Que bravo!". Seis anos e já entendeu do que se trata. Não é um minigênio, mas captou a mensagem evidente do V10, que assim que ultrapassa 2.500 rpm exclama poder pelo escapamento.

Poder que se manifesta nas saídas de pedágio, com P de "pecar". No caso, é a soberba o mau preceito a ser praticado. Enquanto os outros aceleram seus míseros motores de 1,0 litro — ou que sejam dois, tanto faz —, fazendo girar rodas a pífias rotações, nós, pecadores renitentes, afundamos o pé para regozijo extremo e humilhação alheia. Sim, pecando, sem culpa. E, como todo prazer proibido, pecar de RS6 é mais pecado. De 0 a 200 km/h, informa nosso simulador, passam mínimos 16,5 segundos. Ao olhar pelo retrovisor você vê ainda o pedágio, pois chegar a essa velocidade insana requer coisa de 500 metros de distância. É fácil e rápido ir preso com a RS6...

E como ela arranca? Fritando os quatro grandes 275/30 que, cada, custam mais que os últimos oito pneus que você comprou na vida? Que nada! A tração Quattro faz seu serviço — lembre-se, 40% de torque no eixo dianteiro, 60% restantes atrás, que se adaptam conforme a necessidade — e impede qualquer fumacinha e guinchos de pneu. E desligando totalmente os controles de tração e estabilidade? Nem assim. Talvez se houver uma areiazinha, alguma umidade, aí sim a fritada ocorra. Mas fritura não é saudável para o colesterol e para a aceleração impecável que os técnicos da Audi quiseram para o mais potente de seus carros.

Uma estrada deserta, sem olhos eletrônicos ou humanos. Possível? Sim, ainda. Escondida, estreita, mal pavimentada, nada sinalizada. Curvas apertadas, talvez mais do que a RS6 goste, mas foi o possível, o que conseguimos. E nela o rock rolou solto. Meia hora ou mais de surra, com poucos quilômetros e muita emoção. Trabalho braçal: a Avant põe o preparo físico à prova, a força g faz os bancos envolventes — com volumosos apoios laterais que um ou outro achou exagerados — fazerem sentido.

Pedaleira exata, com acelerador sensível, enorme pedal de freio. Volante com amplas regulagens em altura e distância — dá para trazê-lo próximo do peito, braços bem dobrados. Na mão. Das três opções de regulagem da suspensão, escolhemos a intermediária Dynamic, pois a Sport se comprovou rígida demais para uma estradinha com tantos remendos. A rigidez torcional do chassi exalta. Nenhum rangido denuncia que a estrutura está trabalhando, pois ali quem assume o serviço é o soberbo conjunto de suspensões, apesar da natural transmissão de impactos pelos pneus de perfil ultrabaixo. Continua

Próxima parte

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade