Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O motor 1,8 de origem GM caiu bem ao picape: tem bom torque em baixa rotação e, pelo tipo de uso do veículo, raramente manifesta seu funcionamento áspero, mais percebido acima de 3.500 rpm

No comparativo Strada LX vs. Saveiro, em abril do ano passado, o BCWS assinalava que o picape da Fiat ganharia com o emprego do motor Corsa Lunga, aquele 1,6 16V lançado no Brava, com maior torque em baixa. Pois a adoção do Powertrain 1,8 foi ainda mais positiva nesse aspecto: o torque máximo passou de 15,4 m.kgf a elevadas 4.500 rpm (no Corsa Lunga é o mesmo, só que com melhor distribuição) para 17 m.kgf a apenas 2.800 rpm. A 2.000 giros o novo motor já entrega 15,6 m.kgf, mais do que o máximo atingido pelo anterior.

Mesmo o motorista menos atento percebe a diferença logo ao arrancar: agora o Strada sai ágil, dispensando regimes mais altos. A vantagem de torque é tanta que a Fiat pôde alongar a quinta marcha e o diferencial, somando 9%, sem prejuízo às retomadas. O motor sustenta melhor a velocidade desejada, mesmo em subidas e com certa carga, e a rotação em viagem caiu bastante (3.375 rpm a 120 km/h em quinta), o que reduz o nível de ruído e atenua a percepção da aspereza do motor.

E como ficou seu desempenho? Pelos valores de fábrica, a velocidade máxima caiu de 178 para 176 km/h, mas a aceleração de 0 a 100 km/h baixou de 10,6 para 10,2 segundos. Aplicado ao Simulador de Desempenho, o Strada 1,8 revelou números condizentes com sua proposta. A aceleração de 0 a 100 km/h leva 11,2 segundos, a retomada de 60 a 100, em quarta, requer 8,8 segundos e a velocidade máxima chega a 174 km/h.

O câmbio mais longo e a facilidade com que o maior torque move o veículo manifestam-se também no consumo, menor no novo motor: na cidade baixou de 10,7 para 11,3 km/l, e na estrada, de 14,8 para 15,2 km/l, de acordo com a Fiat. Continua

Equipamentos
de série e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade O/ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D O/O
Alarme / controle a distância ND
Aquecimento O
Ar-condicionado / automático O/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND
Câmbio automático ND
Comando interno do porta-malas NA
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle elétr. dos vidros D / T S/NA
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina S
Freios antitravamento (ABS) O
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro NA
Luzes de leitura D / T ND/NA
Luz traseira de neblina ND
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD O
Relógio S
Repetidores laterais de direção ND
Rodas de alumínio O
Terceira luz de freio O
Teto solar / comando elétrico O
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Preços
Básico R$ 30.618
Como avaliado R$ 42.742
Completo R$ 42.742
Outros opcionais
Cobertura marítima da caçamba, pré-disposição para sistema de áudio, pintura metálica
Veja os preços dos opcionais no site www.fiat.com.br
Próxima parte

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados