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Desenvolvido a partir da conhecida Família I, utilizada na linha
Corsa desde o início com cilindrada entre 1,0 e 1,6 litro, o
novo 1,8-litro da Powertrain destaca-se pelo curso de pistões
bem maior que o do antigo 1,6 16V da linha Palio: passou de 67,4
para 88,2 mm, o que beneficia o torque em baixa rotação (saiba
mais). O motor antigo tinha maior diâmetro dos cilindros,
86,4 mm ante 80,5 mm — no novo essa medida é limitada pela
distância entre os centros de cilindros, menor que na Família II
utilizada nas linhas Astra, Vectra, Zafira e S10/Blazer.
> Como nosso leitor assíduo bem sabe, o problema deste
1,8 é que foram mantidas as bielas das versões menores da
Família I, levando a relação r/l
das piores conhecidas (0,339). Esse fator não era conhecido no
1,6 16V, pois a Fiat sempre manteve segredo sobre a medida das
bielas, mas por sua suavidade era possível estimar valor abaixo
de 0,3, considerado o limite para funcionamento isento de
vibrações.
> As relações de primeira a quarta marcha do Strada
1,8 permanecem as mesmas do 1,6 16V, mas não a quinta, que
passou de 0,946 para 0,872, e o diferencial, de 3,933 para
3,867. O alongamento total em quinta foi de 9%, e o das demais
marchas, apenas 1,7% (resultado do novo diferencial). Como
ocorrera no Brava 2002, que
ganhou motor com mais torque mas manteve as relações, percebe-se
que a Fiat preferiu favorecer a agilidade, pois o câmbio poderia
ser ainda mais longo sem gerar qualquer inconveniente, mesmo com
carga.
> Os pneus da versão Adventure são do modelo Pirelli
Citynet All Whether, diferente do Citynet convencional que
equipava a extinta LX. Com desenho claramente voltado à tração
em pisos de baixa aderência, mostram-se boa opção apenas para
quem utiliza o picape no fora-de-estrada eventualmente. Os que
rodam apenas por asfalto terão inconvenientes como pior
comportamento em curvas, alto ruído de rodagem e menor
durabilidade. Infelizmente, por falta de informação — e de
opções do fabricante, que deveria oferecer ambos os tipos nesta
versão —, muitos usuários só percebem estas desvantagens após a
compra. |
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MOTOR - transversal,
4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido,
cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 80,5 x 88,2 mm. Cilindrada: 1.795 cm3. Taxa de compressão:
9,4:1. Potência máxima: 103 cv a
5.400 rpm. Torque máximo: 17 m.kgf a 2.800 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
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| CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações:
1) 3,909;
2) 2,238; 3) 1,52; 4) 1,156; 5) 0,872; diferencial, 3,867. |
| FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 257 mm ø;
traseiros a tambor, 228 mm ø. |
| DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, 11 m. |
| SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, eixo rígido, mola parabólica. |
| RODAS
- 5,5 x 14 pol; pneus, 175/80 R 14 T. |
| DIMENSÕES
- comprimento, 4,509 m; largura, 1,687 m; altura, 1,559 m; entreeixos,
2,718 m; bitola dianteira, 1,425
m; bitola traseira, 1,39 m; capacidade do tanque, 58 l; caçamba,
800 l; capacidade de carga, 685 kg; peso, 1.120 kg. |
| DESEMPENHO
- velocidade máxima, 176 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h,
10,2 s. |
| CONSUMO
- em cidade, 11,3 km/l; em estrada, 15,2 km/l. |
| Dados do fabricante |
| Garantia, 1 ano sem limite de
quilometragem; rede de concessionárias, 450; informações de
fábrica, 0800 7071000. |
| Ano-modelo, 2003;
pneus, Pirelli Citynet All Whether; quilometragem inicial, 4.400
km. |
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