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Trabalho, mas sem sacrifício

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Working 1,5, a versão básica do Strada de cabine
estendida, revela desempenho e conforto adequados

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Se você roda a maior parte do tempo só ou com um passageiro, não gosta das trocas de marcha freqüentes típicas dos motores 1,0-litro e tem R$ 20,5 mil para investir num carro novo, a solução para seu caso pode não ser um carro, mas um picape.

Quase uma exclusividade brasileira, os picapes leves derivados de automóveis são uma válida opção para muitos que vêem neles meros veículos de trabalho. Com rodar mais confortável, ampla oferta de equipamentos e -- no caso do Fiat Strada -- opção de cabine estendida, podem atender tão bem como um hatchback à maioria das necessidades, desde que se façam algumas concessões.

Clique para ampliar a imagem Ainda que despojado, sem rodas de alumínio ou pára-choques pintados, o desenho atual e harmonioso do Strada continua um de seus pontos de destaque nesta versão Working

A versão de entrada do Strada, a Working, começa em R$ 19 mil com cabine simples (o mais barato picape nacional depois do Corsa ST, em fim de carreira) e R$ 20,5 mil com a estendida, recurso pioneiro da Fiat que permanece exclusivo no segmento -- para nossa surpresa, pois esperávamos vê-lo seguido pela concorrência. Pelo preço da segunda versão pode-se ter um Palio EX Century, de cinco portas e motor 1,0 16V de 70 cv: um carro convidativo, mas que perde para o picape dele derivado em alguns aspectos.

O veterano motor Fiasa de 1,5 litro, desenvolvido em 1989 para os utilitários leves da marca, continua vivo no Working. Se a potência de 76 cv já foi superada pelo motor 1,0 16V da VW (são 79 cv no Polo), o torque máximo de 12,1 m.kgf disponível a baixas 2.750 rpm facilita o dirigir no trânsito urbano, tornando as saídas e retomadas ágeis sem a necessidade de altas rotações.

A caçamba perde espaço com a cabine estendida, mas 800 litros são boa capacidade. Lamentável é o estepe vir exposto e sem um cadeado sequer: alvo fácil de furtos
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Esse comportamento transparece na boa marca de 13,7 s na aceleração de 0 a 100 km/h, melhor que a da maioria dos hatches 1,0-litro. A velocidade máxima é mais contida, 156 km/h, em função da aerodinâmica sempre prejudicada nos picapes (a tampa da caçamba funciona como freio para o ar), mas manter 110 km/h em quinta marcha, por exemplo, requer 3.650 rpm, regime em que o motor ainda trabalha com pouco ruído.

Quando se exige mais do Strada é que as coisas se complicam: a relação r/l desfavorável (saiba mais sobre técnica) fica evidente na aspereza de funcionamento e o ruído invade a cabine, com a ajuda da escassa forração absorvente. Moderação nos giros também é recomendável para obter baixo consumo -- a Fiat informa 10,9 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, não muito mais que num hatchback pequeno.
Continua

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Data de publicação deste artigo: 13/8/02

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