MOTOR
- transversal,
4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido,
cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 76 x 82,5 mm. Cilindrada: 1.497
cm3. Taxa de compressão: 9,35:1. Potência máxima: 76 cv a 5.000 rpm. Torque máximo:
12,1 m.kgf a 2.750 rpm. Injeção multiponto semi-seqüencial.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações:
1) 4,273;
2) 2,27; 3) 1,52; 4) 1,156; 5) 0,872; diferencial, 4,357. Regime a 120 km/h em 5a.:
4.000 rpm. Regime na
velocidade máxima em 5a.: 5.250 rpm. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 257 mm ø;
traseiros a tambor, 228 mm ø; antitravamento (opcional). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, 11 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, com
estabilizador; traseira, eixo rígido, mola parabólica. |
RODAS
- 5,5 x 14 pol.; pneus, 175/70 R 14 T. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,4 m; largura, 1,665 m; altura, 1,544 m; entreeixos,
2,718 m; bitola dianteira, 1,425
m; bitola traseira, 1,39 m; capacidade do tanque, 58 l; caçamba,
800 l; capacidade de carga, 685 kg; peso, 1.075 kg. |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 156 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h,
13,7 s. |
CONSUMO
- em cidade, 10,9 km/l; em estrada, 15,1 km/l. |
Dados do fabricante |
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> O Strada Working é um dos últimos Fiats -- ao lado dos furgões
Uno e Fiorino e do Mille a álcool -- a utilizar o motor Fiasa, como ficou conhecido em alusão à fabricação nacional, na Fiat Automóveis S.A., em vez de na Sevel argentina (fabricante do 1,5-litro lançado no Prêmio, que evoluiu para o atual 1,6). Todos os demais veículos das linhas Uno e Palio passaram a usar os mais modernos Fires.
A favor do Fiasa, além do fator custo, há sua adequação ao uso em utilitários graças ao bom torque disponível em baixa rotação -- algo que nem mesmo o Fire de 1,25 litro e 80 cv, bem mais caro, pode igualar. |
> Os pontos fracos deste motor são dois. Um, comum ao 1,0, a crônica
fragilidade da correia dentada do comando de válvulas; o outro, a
relação r/l desfavorável, resultado do curso dos pistões bem longo (82,5 mm) aliado a bielas um tanto curtas, de 130 mm. Ocorre que a Fiat -- para reduzir custos -- manteve as bielas e os pistões dos motores 1.000, 1.050 e 1.300 neste 1.500, ampliando apenas o curso do virabrequim. Enquanto no Mille a r/l é das melhores já vistas (0,21), no Strada o fator sobe para 0,317, acima do limite aceitável de 0,3. |
> A versão
Working possui pneus 175/70-14, de perfil mais baixo que os
175/80-14 das demais versões do Strada. Seu desenho e
composto são também diversos da Adventure, que tem um perfil
fora-de-estrada. |
Garantia, 1 ano sem limite de
quilometragem; rede de concessionárias, rede de concessionárias,
400; informações de fábrica, 0800 7071000. |
Ano-modelo, 2002;
pneus, Pirelli Citynet; quilometragem inicial, 5.900
km. |
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