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Mesmo diante da proposta de baixo custo, alguns aspectos podem melhorar: a reclinação dos bancos é liberada por alavanca, algo pesada e sem ajuste contínuo; falta espelho de cortesia ao menos no pára-sol direito; não há ideograma da buzina no volante; e os difusores de ar laterais não podem ser direcionados para os lados, fazendo com o que ar refrigerado vá direto aos ocupantes. A economia mais criticável, porém, é o estepe vir na caçamba preso apenas por uma porta-borboleta, sem trava ou cadeado. Se já se roubam estepes trancados ou guardados em porta-malas, imagine-se com toda essa facilidade...

A suspensão, apta a carregar 685 kg, não é desconfortável em lombadas e, por sua altura acima da média, facilita trafegar em estradas sem pavimentação
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E por falar no compartimento de carga, neste Strada é sacrificado pela cabine estendida, mas sua capacidade de 800 litros e o comprimento interno de 1,3 metro permitem levar muitos objetos que não caberiam em um automóvel. O protetor de plástico rígido é de série, e há oito ganchos no topo e quatro internos. No interior da cabine o espaço chega a 300 litros (sempre de acordo com o fabricante) e existem quatro ganchos.

De resto, é o Strada já esmiuçado, na versão LX 1,6 16V, em recente comparativo com o Saveiro. O Working é naturalmente mais despojado no acabamento, perdendo as calotas ou rodas de alumínio e os pára-choques e retrovisores com pintura na cor da carroceria, itens que acrescentam estilo ao LX. Mas ainda é um picape agradável de ver e de dirigir, talvez o mais atual do segmento.

Um veterano motor que ainda encontra aplicação adequada: com bom torque em baixa rotação, o Fiasa 1,5-litro serve melhor ao Strada do que o mais moderno Fire 1,25-litro de 80 cv
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 76 x 82,5 mm. Cilindrada: 1.497 cm3. Taxa de compressão: 9,35:1. Potência máxima: 76 cv a 5.000 rpm. Torque máximo: 12,1 m.kgf a 2.750 rpm. Injeção multiponto semi-seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 4,273; 2) 2,27; 3) 1,52; 4) 1,156; 5) 0,872; diferencial, 4,357. Regime a 120 km/h em 5a.: 4.000 rpm. Regime na velocidade máxima em 5a.: 5.250 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 257 mm ø; traseiros a tambor, 228 mm ø; antitravamento (opcional).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, com estabilizador; traseira, eixo rígido, mola parabólica.
RODAS - 5,5 x 14 pol.; pneus, 175/70 R 14 T.
DIMENSÕES - comprimento, 4,4 m; largura, 1,665 m; altura, 1,544 m; entreeixos, 2,718 m; bitola dianteira, 1,425 m; bitola traseira, 1,39 m; capacidade do tanque, 58 l; caçamba, 800 l; capacidade de carga, 685 kg; peso, 1.075 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 156 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 13,7 s.
CONSUMO - em cidade, 10,9 km/l; em estrada, 15,1 km/l.
Dados do fabricante
Comentário técnico
> O Strada Working é um dos últimos Fiats -- ao lado dos furgões Uno e Fiorino e do Mille a álcool -- a utilizar o motor Fiasa, como ficou conhecido em alusão à fabricação nacional, na Fiat Automóveis S.A., em vez de na Sevel argentina (fabricante do 1,5-litro lançado no Prêmio, que evoluiu para o atual 1,6). Todos os demais veículos das linhas Uno e Palio passaram a usar os mais modernos Fires. A favor do Fiasa, além do fator custo, há sua adequação ao uso em utilitários graças ao bom torque disponível em baixa rotação -- algo que nem mesmo o Fire de 1,25 litro e 80 cv, bem mais caro, pode igualar.
> Os pontos fracos deste motor são dois. Um, comum ao 1,0, a crônica fragilidade da correia dentada do comando de válvulas; o outro, a relação r/l desfavorável, resultado do curso dos pistões bem longo (82,5 mm) aliado a bielas um tanto curtas, de 130 mm. Ocorre que a Fiat -- para reduzir custos -- manteve as bielas e os pistões dos motores 1.000, 1.050 e 1.300 neste 1.500, ampliando apenas o curso do virabrequim. Enquanto no Mille a r/l é das melhores já vistas (0,21), no Strada o fator sobe para 0,317, acima do limite aceitável de 0,3.
> A versão Working possui pneus 175/70-14, de perfil mais baixo que os 175/80-14 das demais versões do Strada. Seu desenho e composto são também diversos da Adventure, que tem um perfil fora-de-estrada.
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, rede de concessionárias, 400; informações de fábrica, 0800 7071000.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2002; pneus, Pirelli Citynet; quilometragem inicial, 5.900 km.

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