Best Cars Web Site

Chocolate com pimenta

Clique para ampliar a imagem

Seis meses depois da reforma visual, o Ranger ganha motor
turbodiesel eletrônico de 163 cv e novos instrumentos

Texto: Luís Perez - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Os 28 cv adicionais não se refletem em velocidade máxima, mas o Ranger ficou bem mais ágil, além de reduzir em muito o nível de ruídos e vibrações

Eis que a reformulação do Ranger está completa. Havia começado em agosto, quando ganhou novo desenho e suspensão aprimorada (leia avaliação). Agora a mudança foi bem mais radical para quem não abre mão de desempenho.

O Ranger Electronic é a primeira linha de picapes com motor diesel eletrônico, o Power Stroke Electronic 3,0, que desenvolve 163 cv a 3.800 rpm e torque de 38,7 m.kgf entre 1.600 e 2.200 rpm. São 28 cv a mais do que o modelo anterior de 2,8 litros com turbocompressor de geometria variável (TGV) ou 31 cv adicionais ao antigo sem esse recurso, mas o torque sobe apenas 0,5 m.kgf em relação ao 2,8 com TGV. Dados de fábrica dão conta de que acelera de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos e atinge velocidade máxima de 165 km/h (aumento de 5 km/h apenas), consumindo menos na média.

O novo motor, fornecido pela International Engines como o anterior, é o primeiro em um picape no mercado nacional com injeção eletrônica de duto único e alta pressão (1.600 bar). O cabeçote de alumínio contribui para reduzir o peso e aumentar a eficiência e agora são quatro válvulas por cilindro. A injeção vem com atuador piezoelétrico, que utiliza um cristal cuja função é alterar sua geometria de acordo com a passagem da corrente elétrica, em vez de bobina eletromagnética. A vantagem é um controle melhor da quantidade de combustível injetada no motor.

O desempenho mais “apimentado”, digamos, fez com que durante a apresentação à imprensa (realizada em Recife, PE no último fim de semana) o supervisor de desenvolvimento de produtos da Ford, Klaus Mello, fizesse uma analogia no mínimo inusitada. “Estamos implantando a etiqueta na engenharia. Nós damos o doce, mas damos o guardanapo também”, afirmou, para depois ser citado pelo presidente da empresa, Antonio Maciel Neto, como uma das curiosidades da conferência de imprensa. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 21/2/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados