


Um desenho mais encorpado e
robusto caracteriza a nova frente, enquanto a traseira muda pouco. A
versão Limited pode receber a pintura Two Tone, em duas cores, e traz
estrutura tubular na caçamba, estribos e molduras nos arcos dos
pára-lamas |
O carro mais vendido do
mundo não é um carro. É um picape, o Ford série F, encabeçado pelo
F-150, irmão menor do F-250 que conhecemos aqui. Pois o Ranger 2005, que
começa a ser vendido em agosto, foi reestilizado para ficar com
aparência semelhante à desse líder de vendas produzido nos Estados
Unidos. Além do visual, a Ford mudou a suspensão, tentando deixá-la mais
confortável.
Para tanto, investiu em pesquisas com consumidores brasileiros. Os
preços do novo modelo (são 21 combinações de motores, cabines,
acabamentos e tração) vão de R$ 39.690 (XL 4x2 a gasolina, cabine
simples) a R$ 88.500 (Limited 4x4 a diesel, cabine dupla).
Na parte dianteira, destacam-se o capô alto, com vincos centrais, e os
faróis circulares atrás de lentes transparentes retangulares, que enfim
adotam a tecnologia de superfície complexa
e trazem as luzes de direção incorporadas ao conjunto. Durante a
apresentação, no último fim de semana, na Costa do Sauípe (BA), o
gerente de estilo João Marcos Ramos mostrou várias propostas que
serviram como parâmetro para as clínicas com os consumidores. A que mais
se aproximou, curiosamente, foi uma que previa a inclusão de repetidores
laterais das luzes de direção embutidos nos retrovisores – que, porém,
não foi adotada no projeto final.
A grade dianteira agora é do tipo colméia, os pára-choques são
encorpados e os pára-lamas trazem uma nova moldura sobre a caixa de
roda. Na traseira, chama a atenção o desenho da tampa da caçamba, com o
logotipo Ford maior, na parte central. As lanternas vêm com lentes fumê
translúcidas e elementos internos circulares, mesmo padrão dos faróis.
Embora Ramos diga que o picape "é o primeiro projeto que desenvolvemos
utilizando exclusivamente os recursos do Estúdio de Design em Camaçari,
BA", as diferenças são mínimas entre o modelo daqui e o vendido nos EUA
(leia boxe).
Continua |