

Avaliado na Bahia, o Ranger
turbodiesel mostrou bom desempenho em toda condição, menor nível de
ruído e rodar mais confortável que em concorrentes como S10 e Frontier:
a Ford está bem preparada no segmento |
A linha de motores não
mudou: permanecem o 2,3-litros a gasolina de 16 válvulas, 145 cv e
torque de 21,3 m.kgf e os dois a diesel de 2,8 litros, com turbo
convencional (132 cv e 36,2 m.kgf) e com o de
geometria variável (TGV), que chega a
135 cv e 38,2 m.kgf. Também nesse aspecto uma evolução ficou para março,
quando chega o potente turbodiesel de 3,0 litros e 180 cv da
International Engines, necessário para atender às novas normas de
emissões poluentes que entrarão em vigor. Mas o atual já é dos mais
potentes e com maior torque do segmento – o líder é o
Mitsubishi L200 Sport HPE, de 141 cv – e
proporciona bom desempenho em toda situação.
O BCWS avaliou o novo Ranger na versão 4x4 a diesel, em trechos
de asfalto e fora-de-estrada de graus médios de dificuldade, com lama
fofa e molhada pelas chuvas que têm caído na região. Passou com destreza
por pequenos trechos alagados, em que dois dos veículos que participavam
do comboio acabaram atolados. Também chama a atenção o baixo índice de
vibração, claramente melhor que o do motor MWM que equipa
Chevrolet S10 e
Nissan Frontier.
A versão considerada básica, XLS, vem de série com direção assistida,
ar-condicionado, controle elétrico de vidros/travas/retrovisores, freios
traseiros com sistema antitravamento (ABS), conta-giros, encostos de
cabeça dianteiros e traseiros, grade e pára-choque dianteiro na cor da
carroceria e pneus 235/75-15. O modelo 4x4 adiciona protetor de cárter,
ganchos para reboque e pneus 245/70-16.
Passando ao acabamento XLT, além do motor com turbo de geometria
variável, tem-se faróis de neblina, janela traseira corrediça, rodas de
alumínio com pneus 245/70-16, grade e pára-choques cromados, protetores
das caixas de rodas e retrovisores na cor da carroceria, bancos
individuais com console longo e ajuste de altura no do motorista, banco
traseiro com apoio de braço e alarme. No caso do 4x4, há também bolsas
infláveis frontais, toca-CDs, protetor de cárter e ganchos para reboque.
A versão Limited, topo de linha, traz ainda bancos e volante revestidos
em couro, toca-CDs, ajuste lombar do banco do motorista, estrutura
tubular de caçamba, retrovisores cromados e estribos laterais, além da
opção Two Tone, que combina preto com prata ou prata com grafite. O
acabamento XL é disponível apenas para vendas no atacado ao segmento de
frotistas.
Resta saber apenas se agora o mercado vai corresponder às melhorias do
projeto. Caso isso não ocorra, executivos da Ford já têm um discurso
pronto que durante a convenção chamou a atenção de alguns jornalistas:
"Nossa intenção não é brigar pela liderança". Será? |
Ficha
técnica |
Ranger Limited 4x4 Cabine Dupla |
MOTOR
- longitudinal, 4
cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por
cilindro. Diâmetro e curso: 93 x 102,5 mm. Cilindrada: 2.785 cm3.
Taxa de compressão: 19,5:1. Potência máxima: 135 cv a 3.800 rpm.
Torque máximo: 38,2 m.kgf a 1.400 rpm. Bomba injetora rotativa;
turbocompressor e resfriador de ar.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor;
antitravamento (ABS) nas rodas traseiras. |
DIREÇÃO
- assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, eixo
rígido. |
RODAS
- 7 x 16 pol; pneus, 245/70 R 16. |
DIMENSÕES
- comprimento, 5,143 m; largura, 1,763 m; altura, 1,825 m;
entreeixos, 3,192 m; capacidade do tanque, 75 l; caçamba, 844,4
l; capacidade de carga, 1.020 kg; peso, 1.800 kg. |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 160 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, ND. |
CONSUMO
- ND |
Dados do fabricante; ND
= não disponível |
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