Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem Os bancos estão mais confortáveis, com ajustes de altura e apoio lombar no do motorista, e há novo espaço para objetos; atrás, os ocupantes ganharam melhor acomodação para as pernas Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Avaliado na Bahia, o Ranger turbodiesel mostrou bom desempenho em toda condição, menor nível de ruído e rodar mais confortável que em concorrentes como S10 e Frontier: a Ford está bem preparada no segmento

A linha de motores não mudou: permanecem o 2,3-litros a gasolina de 16 válvulas, 145 cv e torque de 21,3 m.kgf e os dois a diesel de 2,8 litros, com turbo convencional (132 cv e 36,2 m.kgf) e com o de geometria variável (TGV), que chega a 135 cv e 38,2 m.kgf. Também nesse aspecto uma evolução ficou para março, quando chega o potente turbodiesel de 3,0 litros e 180 cv da International Engines, necessário para atender às novas normas de emissões poluentes que entrarão em vigor. Mas o atual já é dos mais potentes e com maior torque do segmento – o líder é o Mitsubishi L200 Sport HPE, de 141 cv – e proporciona bom desempenho em toda situação.

O BCWS avaliou o novo Ranger na versão 4x4 a diesel, em trechos de asfalto e fora-de-estrada de graus médios de dificuldade, com lama fofa e molhada pelas chuvas que têm caído na região. Passou com destreza por pequenos trechos alagados, em que dois dos veículos que participavam do comboio acabaram atolados. Também chama a atenção o baixo índice de vibração, claramente melhor que o do motor MWM que equipa Chevrolet S10 e Nissan Frontier.

A versão considerada básica, XLS, vem de série com direção assistida, ar-condicionado, controle elétrico de vidros/travas/retrovisores, freios traseiros com sistema antitravamento (ABS), conta-giros, encostos de cabeça dianteiros e traseiros, grade e pára-choque dianteiro na cor da carroceria e pneus 235/75-15. O modelo 4x4 adiciona protetor de cárter, ganchos para reboque e pneus 245/70-16.

Passando ao acabamento XLT, além do motor com turbo de geometria variável, tem-se faróis de neblina, janela traseira corrediça, rodas de alumínio com pneus 245/70-16, grade e pára-choques cromados, protetores das caixas de rodas e retrovisores na cor da carroceria, bancos individuais com console longo e ajuste de altura no do motorista, banco traseiro com apoio de braço e alarme. No caso do 4x4, há também bolsas infláveis frontais, toca-CDs, protetor de cárter e ganchos para reboque.

A versão Limited, topo de linha, traz ainda bancos e volante revestidos em couro, toca-CDs, ajuste lombar do banco do motorista, estrutura tubular de caçamba, retrovisores cromados e estribos laterais, além da opção Two Tone, que combina preto com prata ou prata com grafite. O acabamento XL é disponível apenas para vendas no atacado ao segmento de frotistas.

Resta saber apenas se agora o mercado vai corresponder às melhorias do projeto. Caso isso não ocorra, executivos da Ford já têm um discurso pronto que durante a convenção chamou a atenção de alguns jornalistas: "Nossa intenção não é brigar pela liderança". Será?

Ficha técnica
Ranger Limited 4x4 Cabine Dupla

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 93 x 102,5 mm. Cilindrada: 2.785 cm3. Taxa de compressão: 19,5:1. Potência máxima: 135 cv a 3.800 rpm. Torque máximo: 38,2 m.kgf a 1.400 rpm. Bomba injetora rotativa; turbocompressor e resfriador de ar.

CÂMBIO - manual, 5 marchas.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) nas rodas traseiras.
DIREÇÃO - assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, eixo rígido.
RODAS - 7 x 16 pol; pneus, 245/70 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 5,143 m; largura, 1,763 m; altura, 1,825 m; entreeixos, 3,192 m; capacidade do tanque, 75 l; caçamba, 844,4 l; capacidade de carga, 1.020 kg; peso, 1.800 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 160 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, ND.
CONSUMO - ND
Dados do fabricante; ND = não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados