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Os faróis adotam superfície complexa, mas o painel não recebeu o quadro de instrumentos do modelo americano (abaixo), que chega só em março. No mesmo mês o motor turbodiesel passa a 3,0 litros e 180 cv, um salto de 45 cv sobre o atual, que já é dos mais potentes

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Por dentro, o Ranger 2005 também mudou, com novos formatos de bancos que os deixaram mais confortáveis. Embora o painel seja basicamente o mesmo desde 1995, quando foi reformulado meses depois do lançamento do Ranger importado por aqui, seu desenho não está de todo ultrapassado – uma revisão ficou para março do próximo ano. Outro aspecto positivo do interior é o acabamento, que não lembra em nada esse item tão criticado em modelos como EcoSport e novo Fiesta.

Fabricado na Argentina, o picape é muito bem resolvido nesse quesito, com direito a confortos como apoio de braço no banco traseiro, curso maior de deslizamento dos dianteiros (o do motorista traz regulagem de altura e de apoio lombar), mais espaço sob os assentos da frente para os pés de quem viaja atrás (antes não tinham onde colocar os pés) e novo console com porta-objetos, que permite até aos que sentam no banco traseiro acomodar garrafas ou latas. É o picape virando cada vez mais um veículo de passeio.

Aliás, chama a atenção também o fato de o número de mulheres donas desse tipo de modelo ter duplicado nos últimos dois anos. Hoje são 12% dos consumidores – contra 88% de homens. De acordo com dados apresentados por Antonio Baltar, gerente de marketing de picapes, o que o consumidor mais quer são modelos cabine-dupla, a diesel e com tração 4x4. "Para não errar, basta ir nessa linha", disse o executivo, que traçou relações entre os principais mercados e o agronegócio.

Rodar confortável   Além do visual, as maiores mudanças estão no sistema de suspensão, que incorpora amortecedores mais macios e, na dianteira, molas auxiliares em poliuretano e um estabilizador. Os pneus são novos, Pirelli Scorpion 245/70-16. A suspensão modificada faz bastante diferença, pois o picape pula menos em piso irregular, balança bem pouco em relação ao modelo anterior e proporciona maior segurança. Continua

Nem tão diferente assim

Embora a Ford anuncie que o novo Ranger argentino tenha desenho exclusivo, desenvolvido em Camaçari, BA, as diferenças para a versão produzida nos EUA (fotos ao lado) não são grandes. O estilo básico é o mesmo, havendo distinção apenas em detalhes, como grade, luzes de direção e faróis de neblina.

Diferenças expressivas aparecem mesmo na oferta de versões, motores e equipamentos. Lá há opções que não existem (ou deixaram de existir) aqui, como cabine estendida, motores V6 de 3,0 e 4,0 litros (148 e 207 cv, na ordem), câmbio automático de cinco marchas, sistema de áudio sofisticado (com toca-CDs para seis discos, MP3 e amplificador de 510 watts) e duas versões de caçamba para o modelo de cabine simples.

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