Best Cars Web Site

Clique para ampliar a imagem

O novo quadro de instrumentos tem aspecto moderno e inclui computador de bordo; na tampa da caçamba, a identificação do motor eletrônico de 3,0 litros

O “doce” é o desempenho. Faz as vezes de “guardanapo” o sistema de freios antitravamento (ABS) nas quatro rodas com sensor de desaceleração longitudinal, o mesmo utilizado pelo EcoSport 4WD, nas versões XLT e Limited. Foi adotada ainda uma válvula de controle sensível à carga na XL e na XLS, que não contam com o ABS aperfeiçoado.

Retoques internos   Assim como se aprende na culinária, não basta que a guloseima seja saborosa: é preciso ser agradável aos olhos. Foi pensando nisso que o painel ficou, além de mais completo em oferta de informações, mais bonito com a aplicação da cor prata ao redor dos mostradores. Agora oferece computador de bordo. Nas versões XLT e Limited, há um processador Motorola com sistema programável pelo sistema Flash ROM, que, como em um computador, permite a atualização do programa. O sistema usa rede de comunicação digital integrada (multiplex), que reduz a quantidade de fios pelo veículo.

Entre os dados fornecidos há velocidade média, consumo instantâneo de combustível, autonomia, nível de carga de bateria, pressão do turbo, temperatura externa e até um altímetro (que mede a altitude de 170 metros negativos a 7.500 m). Há ainda um alarme de excesso de velocidade, que pode ser regulado para até 140 km/h.

Avaliado em um percurso de cerca de 100 quilômetros que incluiu cidade (a capital pernambucana), estrada e trechos de terra e areia, o Ranger mostrou ser o modelo a diesel mais confortável do mercado em termos de ruído e vibração. Mas ainda não se compara aos motores diesel de certos automóveis de passeio na Europa, o que se espera pela grande cilindrada unitária (750 cm³ por cilindro). O motorista ainda sente certa vibração e um pouco do característico ruído do motor diesel. Continua

O impulso das emissões

O novo motor do Ranger vem como forma de atender ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Batizada de Conama 272 ou Euro III, a nova norma de emissões entra em vigor a partir de julho de maneira escalonada: dos 40% da produção de veículos a diesel, passa-se a 100% no próximo ano.

A Ford foi a primeira a mostrar como se adaptará aos novos limites, mas os demais picapes a diesel não ficarão para trás. Dia 28 deste mês a Toyota lança o Hilux de nova geração, também fabricado na Argentina, com o mesmo desenho do modelo Vigo tailandês (foto) e moderno motor D-4D. Sua potência deve ficar ao redor dos 163 cv do Ranger, a julgar pelos produtos da marca que o utilizam em outros mercados.

Outros concorrentes, o Chevrolet S10 e o Nissan Frontier, que hoje desenvolvem 132 cv com motor fornecido pela MWM,


devem passar a cerca de 150 cv, segundo fontes não-oficiais, mas ainda não têm data para chegar ao mercado. Fica em aberto o Mitsubishi L200, com motor de fabricação própria, que hoje entrega 141 cv na versão Sport HPE.

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados