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O motor International Electronic, com cabeçote de alumínio e 16 válvulas, e o sistema de injeção (embaixo): tecnologias atuais para deixar o Ranger de acordo com as novas normas de emissões

Parte dessa evolução deve-se a medidas que vão de um melhor isolamento acústico da cabine até novos sistemas de escapamento e coxins. A relação de diferencial 5% mais longa, de 3,73:1 para 3,54:1, também colabora no uso rodoviário. Até o acionamento da bomba de óleo e do comando de válvulas mudou em busca do silêncio: no lugar de correias, há correntes com tensionadores e a promessa de durar tanto quanto o motor. O acelerador eletrônico visa a respostas suaves, sem trancos ou oscilações, mas já existia no Dodge Dakota turbodiesel.

O fato de a Ford sair na frente em atender às novas normas de emissões (leia boxe abaixo) é um bom sinal, mas a versão que acaba de ser lançada só chega às lojas em abril, quando a Toyota já terá revelado o Hilux de nova geração. Talvez por isso os novos preços do Ranger ainda não foram divulgados, mas a empresa afirmou que serão de 4% a 10% mais altos que nas versões atuais. Resta agora saber o quão saborosos serão — e quanto vão custar — os quitutes da concorrência.

O novo ficou velho

Seja pela precipitação em apresentar o novo estilo em agosto do ano passado, seja pela pressão do aumento de custos — que tornaria inviável apressar a troca de motor —, o fato é que a Ford criou um problema para os compradores de Ranger com motor diesel: quem adquiriu um nos últimos seis meses acaba de ver seu "novo" picape superado pelo próprio Ranger.

Não foi a primeira vez na marca, nem o único fabricante a tomar esse tipo de medida (leia Editorial), mas é inevitável a frustração de quem investiu em uma "novidade" esperando que, por no mínimo um ano, permanecesse com o veículo igual ao zero-quilômetro. É provável que, no momento da revenda, o Ranger novo-que-ficou-velho sofra uma depreciação mais acentuada — um dissabor que a Ford poderia ter poupado a seus consumidores, ao segurar a reforma visual por mais algum tempo.

Ficha técnica
Ranger Limited 4x4 Cabine Dupla

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: ND. Cilindrada: 2.968 cm3. Taxa de compressão: 17:1. Potência máxima: 163 cv a 3.800 rpm. Torque máximo: 38,7 m.kgf de 1.600 a 2.200 rpm. Injeção eletrônica de duto único; turbocompressor e resfriador de ar.

CÂMBIO - manual, 5 marchas.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, eixo rígido.
RODAS - 7 x 16 pol; pneus, 245/70 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 5,143 m; largura, 1,763 m; altura, 1,825 m; entreeixos, 3,192 m; capacidade do tanque, 75 l; caçamba, 844,4 l; capacidade de carga, 1.020 kg; peso, 2.000 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 165 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 12,9 s.
CONSUMO - ND
Dados do fabricante; ND = não disponível

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