Best Cars Web Site

Tempo de vacas magras

Clique para ampliar a imagem

O Gol recebe mais uma reestilização, que a VW chama de
Geração 4, e fica mais despojado, sem abatimento no preço

Reportagem: Gino Brasil - Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Quando apresentou a primeira reestilização do Gol de segunda geração (lançado para 1995), em maio de 1999, a Volkswagen não resistiu: aplicou-lhe o nome de Geração 3, para dar impressão de uma renovação integral, logo endossada pela maior parte da imprensa especializada. O BCWS nunca caiu nessa, explicando à época a diferença entre reestilização e nova geração (saiba mais), mas a mania brasileira de dar apelidos a tudo — como "bolinha" no caso do modelo anterior do próprio Gol — fez com que o "G3" logo caísse no vocabulário popular.

Clique para ampliar a imagem

O interior: difusores de ar como os do Fiesta,
instrumentos do Fox e um empobrecimento geral

Agora a manobra se repete: mais uma renovação parcial, na linha 2006, indevidamente anunciada como Geração 4. A VW diz que 1.088 itens foram "completamente ou parcialmente modificados", menos de um quinto das peças que compõem um carro, o que evidencia o quanto o nome é impróprio. Mas, deixando de lado a manobra de marketing, como ficou esse Gol renovado?

Tal e qual aconteceu em 1999, os alvos das mudanças foram frente, traseira e painel. A dianteira traz faróis com contornos irregulares, que têm sempre refletor único (lá se foi o duplo adotado em algumas versões antigas), e uma grade maior. Os pára-choques têm pintura na cor do carro apenas parcial e continuam a trazer os faróis de neblina, opcionais. Atrás, os destaques são o vidro mais amplo, que encobre a estrutura lateral e tem base em forma de arco, e as lanternas, que destacam um elemento circular, padrão dos novos VW aqui e na Alemanha. A tampa ganha uma forma mais arredondada.

Clique para ampliar a imagem

Na frente e na traseira, as novidades: a
carroceria é a mesma desde o modelo 1995

Por dentro, o motorista nota de imediato que o quadro de instrumentos vem do Fox, com seus mesmos inconvenientes: não há termômetro do motor e o conta-giros, em forma de meia-lua, é tão diminuto que serve para muito pouco. A VW diz que seu formato compacto é inspirado na Fórmula 1... Alguns vão reclamar da extinção da iluminação em azul e vermelho, mas não o BCWS, que sempre lamentou a falta de contraste com o fundo preto. Também acaba o fundo eletroluminescente, antes usado em algumas versões.

Todo o painel é novo, a começar pela cobertura, em um plástico de baixa qualidade, muito rígido e fácil de riscar — já mostrava riscos em um dos carros avaliados. Sua forma destaca os difusores de ar, em uma evidente cópia dos usados no Ka e no novo Fiesta, mas que a VW tenta convencer que sejam parecidos com os do Beetle. Continua

Clique para ampliar a imagem

A suspensão elevada, antes restrita ao Rallye,
pode vir no Power com duas medidas de pneus

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 17/8/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados