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O Power ainda pode ter rádio/toca-CDs com função MP3 e suspensão elevada, com pneus 185/65-14 ou 195/55-15. Foi boa medida oferecer essa opção, que deixa o carro 27 mm mais alto, também com pneus 185/65, pois os 195/55 são claramente inadequados para o uso fora do asfalto.

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Os instrumentos perderam o termômetro e o conta-
giros é bem pequeno; o volante do City é de três raios

Velho conhecido   Na avaliação do Gol pelos jornalistas, que abrangeu o percurso entre Guarulhos e Itu, em São Paulo, não poderia dar outra: a sensação é de um carro bem conhecido, o que de fato é. A não ser pelo novo ambiente interno, as impressões são todas as mesmas do "Geração 3". Foi, no entanto, a oportunidade de experimentar ambos os motores flexíveis mais recentes, os de 1,0 e 1,8 litro, que haviam sido introduzidos este ano e ainda não avaliados. Seu desempenho não traz surpresas: são um pouco mais ágeis que as antigas versões a gasolina, com destaque para o torque generoso do 1,8 em baixa rotação, uma de suas qualidades desde a primeira geração.

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Para o motorista, o mesmo Gol de sempre: boa
estabilidade, nível de ruído e vibração melhorável

No entanto, o funcionamento é áspero para os padrões atuais e uma reverberação toma conta do carro em velocidade, sinais de que a absorção de ruídos e vibrações não está em paridade à de modelos mais modernos. No restante, o comportamento dinâmico sadio e o relativo conforto de rodagem habituais, aliados à boa operação do câmbio e a uma direção assistida bem calibrada.

Afinal, qual o saldo da segunda renovação parcial aplicada ao Gol Geração 2? Não dos melhores, pois o retrocesso em termos de aspecto interno e oferta de equipamentos não teve compensação em outros quesitos — a não ser alguma atualidade obtida pelo estilo, que já deve ser o suficiente para motivar muitos de seus fãs a comprar a linha 2006. No entanto, a VW poderia ter sido mais generosa na questão dos preços: foram mantidos os do modelo 2005 — deveriam ter baixado, em vista do empobrecimento geral do carro — e deixa de existir uma versão de entrada, que custe menos de R$ 24 mil.

Ficha técnica
    motor 1,0 motor 1,6 motor 1,8
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha
Comando e válv. por cilindro no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 67,1 x 70,6 mm 81 x 77,4 mm 81 x 86,4 mm
Cilindrada 999 cm3 1.596 cm3 1.781 cm3
Taxa de compressão 10,8:1 10:1 ND
Potência máxima (gas.) 65 cv a 5.750 rpm 97 cv a 5.750 rpm 103 cv a 5.250 rpm
Potência máxima (álc.) 68 cv a 5.750 rpm 99 cv a 5.750 rpm 106 cv a 5.250 rpm
Torque máximo (gas.) 9,1 m.kgf a
4.500 rpm
14,1 m.kgf a
3.000 rpm
15,5 m.kgf a
3.000 rpm
Torque máximo (álc.) 9,2 m.kgf a
4.500 rpm
14,4 m.kgf a
3.000 rpm
16 m.kgf a
3.000 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5 / dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor
Antitravamento não
DIREÇÃO
Assistência hidráulica (opcional no City)
Diâmetro de giro 10,4 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson, estabilizador
Traseira eixo de torção
RODAS
Rodas 5 x 13 pol 6 x 14 pol
Pneus 175/70 R 13 185/60 R 14
DIMENSÕES
Comprimento / largura 3,931 m / 1,651 m
Altura / entreeixos 1,414 m / 2,468 m
Tanque / porta-malas 51 l / 285 l
Peso 867 kg 902 kg 1.104 kg
Desempenho e consumo
  motor 1,0 motor 1,6 motor 1,8
  gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima (km/h) 164 165 183 184 189 190
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 13,4 13,2 11,5 11,2 9,5 9,3
Consumo em cidade (km/l) 13,6 9,3 11,4 8,0 11,7 7,8
Consumo em estrada (km/l) 17,0 11,3 16,8 11,6 16,7 11,2
Dados do fabricante; ND = não disponível

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