O
Power ainda pode ter rádio/toca-CDs com função
MP3 e suspensão elevada, com pneus
185/65-14 ou 195/55-15. Foi boa medida oferecer essa opção, que deixa o
carro 27 mm mais alto, também com pneus 185/65, pois os 195/55 são
claramente inadequados para o uso fora do asfalto.

Os instrumentos perderam o
termômetro e o conta-
giros é bem pequeno; o volante do City é de três raios
Velho conhecido
Na avaliação
do Gol pelos jornalistas, que abrangeu o percurso entre Guarulhos e Itu,
em São Paulo, não poderia dar outra: a sensação é de um carro bem
conhecido, o que de fato é. A não ser pelo novo ambiente interno, as
impressões são todas as mesmas do "Geração 3". Foi, no entanto, a
oportunidade de experimentar ambos os motores flexíveis mais recentes,
os de 1,0 e 1,8 litro, que haviam sido introduzidos este ano e ainda não
avaliados. Seu desempenho não traz surpresas: são um pouco mais ágeis
que as antigas versões a gasolina, com destaque para o torque generoso
do 1,8 em baixa rotação, uma de suas qualidades desde a primeira
geração. |

Para o
motorista, o mesmo Gol de sempre: boa
estabilidade, nível de ruído e vibração melhorável
No
entanto, o funcionamento é áspero para os padrões atuais e uma
reverberação toma conta do carro em velocidade, sinais de que a absorção
de ruídos e vibrações não está em paridade à de modelos mais modernos.
No restante, o comportamento dinâmico sadio e o relativo conforto de
rodagem habituais, aliados à boa operação do câmbio e a uma direção
assistida bem calibrada.
Afinal, qual o saldo da segunda renovação parcial aplicada ao Gol
Geração 2? Não dos melhores, pois o retrocesso em termos de aspecto
interno e oferta de equipamentos não teve compensação em outros quesitos
— a não ser alguma atualidade obtida pelo estilo, que já deve ser o
suficiente para motivar muitos de seus fãs a comprar a linha 2006. No
entanto, a VW poderia ter sido mais generosa na questão dos preços:
foram mantidos os do modelo 2005 — deveriam ter baixado, em vista do
empobrecimento geral do carro — e deixa de existir uma versão de
entrada, que custe menos de R$ 24 mil. |