


Rodas de 17 pol com pneus
225/50 são de série; o motor de 2,3 litros tem potência desde baixa,
gira alto e não vibra; a suspensão traseira é multibraço, bem
moderna |
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| MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 87,4 x 94 mm.
Cilindrada: 2.294 cm3. Taxa de compressão: 9,7:1. Injeção
multiponto seqüencial. Potência máxima: 162 cv a 6.500 rpm. Torque máximo:
20,7
m.kgf a 4.500 rpm. |
| CÂMBIO
- automático, 5 marchas; tração dianteira. |
| FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento
(ABS). |
| DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
| SUSPENSÃO
- dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira,
independente, multibraço. |
| RODAS
- 7 x 17 pol; pneus, 225/50 R 17. |
| DIMENSÕES
- comprimento, 4,832 m; largura, 1,835 m; altura, 1,417 m;
entreeixos, 2,727 m; capacidade do tanque, 66,2 l; porta-malas, 530
l; peso, 1.523 kg. |
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DESEMPENHO - velocidade
máxima, 180 km/h (limite eletrônico); aceleração
de 0 a 100 km/h, 10,3 s. |
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CONSUMO -
em cidade, 9,8 km/l; em estrada,
14,6 km/l. |
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Dados do fabricante |
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Ao
se dirigir o Fusion percebe-se o cuidado no acerto da suspensão como um
todo, com perfeita filtragem das imperfeições do piso. Os freios trazem
discos de grande diâmetro e "matam" a velocidade com louvor. ABS e
EBD formam um conjunto frenante de
primeira grandeza.
Conforto de
sobra
O silêncio a bordo se traduz em alto grau de inteligibilidade de
conversação e ajuda na qualidade de áudio do sistema, composto de rádio,
MP3, CD para seis discos no painel e
oito alto-falantes. No volante de 38 cm de diâmetro há controles de
áudio, controlador de velocidade e, ainda não visto em automóveis, até
do ar-condicionado automático digital. No meio do painel, um elegante
(e útil) relógio analógico. O rodar do Fusion é bastante agradável,
passando toda impressão de carro grande que é, mas sem as deficiências
que se costumam associar a modelos desse porte.
Os bancos são revestidos de couro, que traz as costuras pespontadas, de
belo efeito visual. Entre os dianteiros, um porta-objetos de dois
estágios, o de cima mais raso que o de baixo. O do motorista possui
ajuste elétrico em seis eixos e o volante traz regulagem de altura e
distância, enquanto o espelho interno é fotocrômico — mas o cabo
elétrico visível destoa do aspecto de qualidade do veículo. Prático é a
parte superior do meio do painel, que normalmente não serve para nada,
conter um útil porta-objetos com tampa. Estão previstos para mais
adiante, segundo a Ford, itens como faróis de
xenônio, conjunto viva-voz com
tecnologia Bluetooth, assistente de
estacionamento (deveria já estar disponível) e ponteira de
escapamento especial.
Na questão de segurança, são quatro bolsas infláveis (frontais e
laterais) e duas cortinas infláveis para toda a lateral. As frontais são
de dois estágios e levam em conta presença, peso do ocupante,
proximidade do painel e severidade do impacto. A Ford clama obtenção de
grau máximo (cinco estrelas) de proteção segundo os padrões americanos,
inclusive pela absorção de impactos frontais e laterais e
indeformabilidade do habitáculo. Há três pontos de fixação para bancos
de crianças logo atrás dos encostos do banco traseiro e os retrovisores
externos são desenhados de maneira a desviar o fluxo de ar para baixo,
diminuindo o efeito da chuva nos vidros laterais.
O que falta
Num carro
como o Fusion SEL esperavam-se encontrar
função um-toque do controle elétrico dos vidros, que existe só para
descida no do motorista, e repetidores de luzes de direção nas laterais,
bem como três, e não dois, apoios de cabeça atrás. Mas estranho mesmo é
ver-se faróis de facho simétrico, ao contrário (assimétrico) de qualquer
carro nacional ou europeu, e luzes direcionais traseiras vermelhas e não
âmbar. Ainda, a borda interna do vão do porta-malas tem cor diferente da
do carro.
Mas tudo isso — e a inadmissível limitação de velocidade — é fácil de
resolver pela Ford, basta querer. Se como está hoje o Fusion já deverá
tirar o sono dos concorrentes, com esses pequenos detalhes será
certamente uma das melhores compras do mercado. Mais que apenas um
anti-Vectra, ele tem outros alvos na fila:
Honda Accord ("compatriota"
mexicano), Citroën C5,
Peugeot 407, Volkswagen Passat. E, pelo preço, vai dar trabalho
também aos menores Civic e Corolla em suas versões de topo. |