Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Classe executiva

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
O novo topo de linha nacional da GM enfrenta um moderno
concorrente, que vem do México e custa quase o mesmo
Chevrolet Vectra Elite 2,4 16V Flexpower Honda Accord LX 2,0 16V
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Um nacional com descendência alemã, outro mexicano e de origem japonesa, chegam ao mercado a preços semelhantes, ao redor de R$ 85 mil

 
> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica
> Garantia e assistência

Ao lançar o Vectra de terceira geração, em outubro último, a General Motors preencheu com sua versão Elite uma fatia quase inexplorada do mercado: a de sedãs médio-grandes de luxo na faixa entre R$ 80 mil e R$ 90 mil. Até então, o consumidor tinha de escolher entre os médios nacionais — Corolla, Civic, Focus, o próprio Vectra anterior —, menores e com preço abaixo, ou os importados — Honda Accord, Citroën C5, Ford Mondeo e outros —, em geral acima de R$ 100 mil.

A demanda pelo Elite surpreendeu a própria GM, o que provou que havia uma lacuna no leque de opções do mercado. Mas a resposta da Honda foi rápida: já no mês seguinte passava a trazer (do México, de onde vem sem Imposto de Importação) o Accord LX com motor de 2,0 litros, em vez do antigo 2,4. Ao se enquadrar em faixa com menor tributação de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), seu preço baixou para o mesmo patamar do Elite, tornando esse japonês de sotaque espanhol o único concorrente direto dessa versão do Vectra.

Dos quatro "Ps" que norteiam nossas comparações, eles revelam equilíbrio em três: seguem a mesma proposta, têm idêntica potência de 150 cv (ao usar álcool no Vectra; senão, 146 cv) e preços muito próximos. Básicos, o Accord custa R$ 2 mil a mais, mas com os opcionais o carro da GM o supera em R$ 4,3 mil. No outro quesito, o porte, há uma diferença expressiva em comprimento e largura (20 e 9 centímetros a mais no Accord, na ordem), mas pequena na distância entre eixos (só 3 cm a mais).

Diante desse quadro, tão logo recebemos a novidade da GM, em dezembro, decidimos aguardar pelo carro da Honda para o comparativo. Embora a marca nipônica nos tenha imposto uma injustificável espera de três meses, esperamos que tenha valido a pena aguardar para conhecer e confrontar os dois modelos com detalhes, como o leitor do Best Cars gosta de ler. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 8/4/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade